A atividade tem como foco a exploração de figuras de linguagem, como metáfora, comparação (símile) e hipérbole, usando exemplos retirados de músicas, poesias e textos publicitários. A metodologia adotada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos, em casa, irão pesquisar sobre estas figuras de linguagem e reunir exemplos que serão usados em sala de aula. Durante a aula, eles serão divididos em grupos para discutir e analisar os efeitos de sentido que essas figuras de linguagem produzem nos textos em que são utilizadas. Esse processo estimulará o desenvolvimento de habilidades analíticas, alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e competências sociais relevantes, como a colaboração e mediação de conflitos, ao mesmo tempo que promove o protagonismo estudantil por meio da autonomia na condução das pesquisas.
O propósito da atividade é tornar os alunos capazes de identificar e analisar figuras de linguagem em diversos contextos textuais e midiáticos. Através da pesquisa e discussão em grupo, os alunos poderão compreender os efeitos de sentido dessas figuras e sua importância na construção de textos persuasivos e artísticos. A atividade visa também desenvolver a habilidade de interpretar e comunicar suas análises de forma clara e coesa, melhorando assim a competência comunicativa e crítica. Ao promover o protagonismo estudantil, a aula fortalece a autonomia e a segurança em expor suas ideias.
O conteúdo programático está focado nas figuras de linguagem metáfora, comparação (símile) e hipérbole, essenciais para o entendimento de análises mais elaboradas do texto literário e não literário. A atividade visa explorar como essas figuras são usadas para enriquecer o sentido e a expressividade na linguagem. Além disso, busca-se estimular a capacidade de reconhecimento e aplicação desses conceitos em contextos reais e variados, integrando análise crítica com apreciação estética e funcional do texto.
A metodologia da Sala de Aula Invertida será aplicada para aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a compreensão por meio do estudo prévio e discussão em sala. Esta estratégia permite que os alunos se tornem protagonistas de seu aprendizado, promovendo uma abordagem ativa e colaborativa. Pesquisar em casa desafia os alunos a gerenciar tempo e informações, enquanto as discussões em grupo permitem a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, a abordagem promove a autonomia e reflexividade, estimulando habilidades analíticas e sociais essenciais.
O cronograma da atividade está planejado para encaixar uma aula de 60 minutos, onde os alunos, após a pesquisa em casa, irão compartilhar suas descobertas e discutir em grupo. Esta única sessão será estruturada para maximizar a interação e troca de ideias entre os alunos, permitindo que todos contribuam e aprendam de forma colaborativa. O uso de um único período de aula otimiza o tempo, garantindo que a atividade seja abrangente e concentrada na análise crítica e na construção de conhecimento coletivo.
Momento 1: Introdução e Revisão (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula revisando brevemente o que são figuras de linguagem e como elas foram exploradas na atividade de pesquisa em casa. É importante que você relembre os conceitos de metáfora, comparação (símile) e hipérbole. Peça aos alunos que compartilhem as suas experiências de pesquisa e incentive a participação de todos para assegurar que todos tenham entendido os conceitos básicos.
Momento 2: Apresentação dos Exemplos (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e oriente-os a apresentar dois exemplos de figuras de linguagem que encontraram em suas pesquisas. Permita que discutam entre si os efeitos de sentido que essas figuras produzem nos textos. Observe se todos os alunos estão participando e intervenha caso algum grupo esteja encontrando dificuldades. Proporcione um espaço para que os alunos expressem suas opiniões e impressões sobre os exemplos apresentados.
Momento 3: Análise Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
Regresse à configuração de aula coletiva e conduza uma discussão sobre os exemplos apresentados pelos grupos. Esclareça possíveis dúvidas e incentive os alunos a explorar diferentes interpretações. Pergunte como as figuras de linguagem contribuem para o impacto emocional ou persuasivo de um texto. Utilize um quadro branco ou projetor para registrar as conclusões da turma. Facilite a participação de todos, promovendo um ambiente acolhedor para que cada aluno sinta-se encorajado a compartilhar suas ideias.
Momento 4: Avaliação e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
Proponha uma atividade de autoavaliação e avaliação por pares onde os alunos reflitam sobre sua contribuição na atividade e como podem melhorar nas próximas. Permita que utilizem um software de colaboração (como o Google Docs) para registrar suas reflexões. Explique a importância da autoavaliação e forneça um feedback positivo e construtivo sobre a participação e análise apresentada por eles durante a aula. Conclua pedindo aos alunos que pensem em novas situações de aprendizagem envolvendo o uso de figuras de linguagem.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Embora não haja condições ou deficiências específicas mencionadas, é sempre essencial criar um ambiente de aprendizagem inclusivo. Sempre fale de frente para a turma e certifique-se de que os alunos vejam seus lábios, o que pode auxiliar alunos com dificuldades auditivas. Ofereça suporte adicional para quem tenha mais dificuldade no processo de colaboração e, se necessário, revise com mais calma os conceitos de figuras de linguagem com aqueles que precisarem. Seja paciente e esteja disponível para tirar dúvidas, incentivando um ambiente acolhedor e motivador para todos os alunos. Permita que alunos com dificuldade de acesso à tecnologia façam uso dos recursos da escola antes ou depois da aula, ou adapte as atividades propondo formatos impressos.
A avaliação será composta por métodos diversificados, garantindo a adaptação às diversas formas de aprendizagem e participação dos alunos. A autoavaliação permitirá que os alunos reflitam sobre sua contribuição e aprendizado pessoal, enquanto a avaliação por pares estimulará o reconhecimento e o desenvolvimento das habilidades interpessoais. O professor conduzirá uma avaliação contínua baseada na participação nas discussões e na capacidade de análise dos alunos, oferecendo feedback construtivo para apoiar o aprendizado contínuo. Adaptações nos critérios podem ser feitas para atender a necessidades individuais, e feedbacks formativos serão empregados para orientar melhorias.
Os recursos para esta atividade incluem materiais textuais diversos, como músicas, poesias e anúncios publicitários, juntamente aos recursos tecnológicos que os alunos podem acessar para fazer suas pesquisas. Ferramentas digitais para apresentação e compartilhamento de informações em sala de aula também serão utilizadas, como projetores e softwares de colaboração online. Estes recursos são integrados para enriquecer a experiência de aprendizado, apoiando tanto o conteúdo teórico quanto a interação prática entre alunos.
Sabemos que o trabalho dos professores pode ser sobrecarregado, mas é essencial incorporar estratégias de inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Até mesmo em uma turma sem deficiências específicas, é importante fomentar um ambiente de aprendizagem inclusivo. Estratégias como a diversificação nos formatos de materiais - texto, áudio e visual - podem atender a diferentes estilos de aprendizagem. Usar uma linguagem clara e acessível é fundamental para a compreensão universal, assim como oferecer espaços de diálogo para que todos possam participar. Encoraje a interação dos alunos através de papéis rotativos nos grupos, para que diferentes habilidades sejam desenvolvidas. Além disso, esteja atento a sinais de dificuldade e ofereça suporte adicional conforme necessário, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.
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