História Maluca em Grupo

Desenvolvida por: Jurand… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação e Narrativa de Histórias

A atividade proposta envolve a divisão da turma do 5º ano em grupos, onde cada grupo receberá uma sequência de imagens. A partir das imagens fornecidas, os estudantes deverão criar uma história coesa e criativa, que será apresentada ao restante da turma no final da aula. Este exercício é desenhado para estimular habilidades de trabalho em equipe, criatividade e competência linguística por meio da elaboração de textos narrativos. A atividade também promove a sensibilidade e o entendimento das múltiplas interpretações e perspectivas que podem surgir a partir de um conjunto de imagens, possibilitando uma discussão sobre diversidade de pensamento e construção coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar nos alunos a capacidade de interpretar e criar narrativas a partir de estímulos visuais, desenvolvendo sua habilidade de expressão escrita e oral. Almeja-se que, por meio da cooperação em grupo, os alunos pratiquem o uso da linguagem de forma estruturada, coerente e criativa, além de reconhecer e incorporar diferentes pontos de vista e ideias sugeridas pelo restante dos colegas. Tais competências são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem e na construção do pensamento crítico, que são alicerces no currículo de Língua Portuguesa do 5º ano.

  • Desenvolver a habilidade de interpretação e criação de narrativas.
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe.
  • Reforçar o uso correto e criativo da linguagem escrita.
  • Promover o pensamento crítico e a diversidade de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP15: Produzir textos narrativos, atendendo a estrutura desse gênero textual, utilizando adequadamente conectivos e demais elementos de coesão.
  • EF35LP27: Planejar e revisar seus textos, ajustando a forma e o conteúdo às condições de produção e ao gênero em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca no desenvolvimento de habilidades práticas de linguagem correlacionadas ao processo de produção textual, partindo das habilidades de leitura e interpretação até as de escrita e revisão. Pretende-se que os alunos sejam introduzidos a aspectos fundamentais da narrativa, como a estruturação de um enredo claro, a construção de personagens e a ambientação das histórias criadas. Para isso, o conceito de coesão e coerência textual serão constantemente abordados e instrumentalizados ao longo da atividade, de modo que os estudantes sintam-se aptos a operacionalizar tais conhecimentos em novas produções e, assim, aprimorem suas capacidades comunicativas em diferentes contextos e situações.

  • Estruturação de enredos narrativos.
  • Construção de personagens e ambientes.
  • Coesão e coerência textual.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade foca em um modelo de aprendizado colaborativo e participativo, no qual os alunos são encorajados a trabalhar em grupo para desenvolver suas competências. A interação entre os membros do grupo se torna essencial para a construção de um produto final coeso e criativo. Durante o processo, o professor atuará como facilitador, orientando a organização das ideias e a construção dos textos, além de fomentar debates sobre as diferentes interpretações possíveis a partir das imagens. Essa abordagem permite que os alunos experimentem um aprendizado ativo e reflexivo, apropriando-se das estratégias desenvolvidas coletivamente durante a atividade.

  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Facilitação e orientação do professor.
  • Debates e discussões sobre interpretações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê que a atividade seja realizada em uma única aula de 60 minutos. Este tempo será dividido em etapas claras: introdução e explicação da atividade, formação dos grupos, distribuição das imagens, tempo para planejamento e produção da história, seguido das apresentações dos grupos e uma sessão de feedback coletivo. Esta estrutura temporal permite um fluxo contínuo e organizado, possibilitando que todos os grupos tenham tempo suficiente para se engajar plenamente em cada etapa do processo criativo. Acessando a autonomia e disciplina dos grupos, os alunos deverão gerenciar efetivamente seu tempo para atingir os objetivos propostos durante a aula.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação de grupos, criação e apresentação das histórias.
  • Momento 1: Introdução e Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade. Enfatize a importância da criatividade e do trabalho em equipe. Mostre um exemplo rápido de como uma sequência de imagens pode ser transformada em uma narrativa. Permita que os alunos façam perguntas para garantir que todos compreendam bem a tarefa.

    Momento 2: Formação de Grupos e Distribuição de Materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Distribua as sequências de imagens para cada grupo. Garanta que todos os grupos tenham uma diversidade de habilidades e assegure que os alunos mais tímidos sejam incentivados a participar.

    Momento 3: Criação da História em Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os grupos a começarem a desenvolver suas histórias. Circule pela sala, ouvindo ideias e oferecendo feedback encorajador. Ajude os grupos que possam estar encontrando dificuldades para iniciar suas histórias.

    Momento 4: Apresentação das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar sua história para a turma. Após cada apresentação, permita que outros grupos façam perguntas ou comentários positivos. Dê feedback sobre a coesão e criatividade das histórias e estimule a apreciação da diversidade de ideias.

    Momento 5: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Para encerrar, reflita com a turma sobre o que aprenderam durante a atividade. Questione sobre o processo de criação em grupo e como cada um se sentiu durante a atividade. Encoraje comentários sobre o que os alunos acharam mais desafiador e o que eles gostaram mais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Não havendo alunos com necessidades específicas nesta turma, foque na inclusão e participação de todos. Incentive a participação de alunos mais tímidos e assegure que a divisão de grupos contemple diferentes habilidades e níveis de confiança. Se possível, utilize ferramentas visuais e auditivas para auxiliar na compreensão, garantindo que todos os alunos estejam engajados. Caso perceba que algum aluno tem dificuldade em acompanhar, ofereça apoio um-a-um ou redistribua papéis dentro dos grupos para melhor acomodar habilidades distintas.]

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade será baseado em diferentes abordagens para fornecer uma visão abrangente das habilidades dos alunos. A avaliação formativa será central, onde o professor observará ativamente o trabalho dos grupos durante a atividade, fornecendo orientações e feedbacks pontuais. Após as apresentações, será promovida uma autoavaliação em grupo, onde os alunos discutirão e refletirão sobre seu desempenho e a dinâmica interna. Além disso, a avaliação somativa se dará por meio da rubrica, considerando critérios de coesão, criatividade, estrutura narrativa, uso da linguagem e engajamento durante a apresentação. Tais métodos permitirão ao professor adaptar as estratégias de ensino conforme as necessidades dos alunos, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam plenamente atendidos.

  • Observação e feedback formativo durante a atividade.
  • Autoavaliação em grupo.
  • Avaliação somativa baseada em rubrica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos acessíveis e de fácil utilização pelos estudantes. As sequências de imagens serão impressas e distribuídas para cada grupo, podendo ser selecionadas previamente pelo professor ou até desenvolvidas pelos próprios alunos, dependendo dos recursos disponíveis. Além disso, serão utilizados recursos para exibição das histórias, como lousa digital ou cartolinas para a escrita das narrativas. Ferramentas tecnológicas poder ser integradas, caso disponíveis, como o uso de apresentações digitais, garantindo, assim, a contemporaneidade do processo educacional e preparando os estudantes para o uso ético e eficaz das tecnologias.

  • Sequências de imagens impressas.
  • Lousa digital ou cartolinas para apresentação.
  • Ferramentas tecnológicas (se disponíveis).

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que a tarefa dos educadores é imensa, mas é primordial assegurar que todos os alunos participem de maneira equitativa. Nesta atividade, estratégias de inclusão estão alinhadas com práticas pedagógicas inclusivas que garantem acessibilidade ao conteúdo. Para tal, é possível adaptar os recursos visuais através de imagens de alto contraste ou com descrições verbais detalhadas, promovendo uma inclusão genuína em sala de aula. Incentivar a cooperação e o respeito às diferenças no ambiente escolar fortalece o desenvolvimento e a interação saudável entre os estudantes, respeitando as particularidades e reforçando um espaço educacional democrático e equitativo.

  • Adaptação de recursos visuais quando necessário.
  • Incentivo à cooperação e respeito às diferenças.
  • Promoção de um ambiente escolar inclusivo.

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