Esquadrão de Bilhetes Secretos

Desenvolvida por: Lucima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos

A atividade Esquadrão de Bilhetes Secretos foi idealmente desenvolvida para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de promover a compreensão dos efeitos de sentido proporcionados pelos modos verbais e, ao mesmo tempo, incentivar a escrita coesa e coerente. Os alunos serão solicitados a escrever bilhetes secretos para seus colegas, abordando de forma criativa e educativa diferentes situações cotidianas, como um pedido de desculpas ou um convite para uma atividade recreativa. Através desse exercício prático, espera-se que os alunos consigam explorar a capacidade dos modos verbais em criar diferentes sentidos e intenções comunicativas, essencial em vários gêneros textuais. Sem o uso de recursos digitais nas aulas, a proposta foca exclusivamente no desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais em um ambiente colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a consolidação das habilidades de interpretação e produção de textos, dentro do contexto sócio-comunicativo específico dos bilhetes, aliando análise linguística e prática textual. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e utilizar com sucesso diferentes modos verbais para criar os efeitos desejados em seus textos. Além disso, o exercício também visa aprimorar a capacidade crítica dos estudantes ao interpretarem e reagirem a sugestões ou questionamentos levantados por seus próprios pares, em um exercício que promove a troca empática e respeitosa de ideias, experiências e sentimentos.

  • Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais em diferentes contextos.
  • Produzir textos coesos e coerentes, adequados a diferentes gêneros textuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
  • EF06LP11: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula se concentra principalmente nos aspectos linguísticos e gramaticais que envolvem a produção de textos breves, como os bilhetes. Com foco nas regras de utilização dos modos e tempos verbais, bem como na concordância nominal e verbal, a atividade explora os conceitos que tornam as mensagens claras e eficazes. O contexto dos bilhetes permite explorar de forma prática a aplicação desses conceitos teóricos, sendo particularmente eficaz para o público-alvo que, através da prática autônoma e guiada por contexto, poderá fortalecer tais noções linguísticas essenciais e integrar este conhecimento em seu repertório comunicativo diário.

  • Modos e tempos verbais.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Coesão e coerência textuais.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade privilegia a aprendizagem colaborativa e reflexiva. Não se utilizam tecnologias digitais, forçando os alunos a desenvolverem habilidades interpessoais mediante comunicação direta e reflexão crítica sobre suas produções. Ao promover o funcionamento em duplas ou grupos pequenos, os alunos são incentivados a compartilhar estratégias e dar feedback sobre os bilhetes dos colegas, fortalecendo laços de colaboração e a habilidade de avaliar criticamente produções textuais. Esta abordagem também permite que o professor atue como mediador, orientando os alunos em suas trocas e garantindo que o objetivo pedagógico esteja sendo alcançado por meio de práticas que promovam a autonomia e responsabilidade dos alunos no seu próprio aprendizado.

  • Aprendizagem colaborativa.
  • Atividades reflexivas sem uso de tecnologias.
  • Interação e feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade consiste em uma aula única de 60 minutos. Neste tempo, os alunos serão introduzidos à proposta e objetivos da atividade; em seguida, engajarão na prática de escrita dos bilhetes e, por fim, compartilharão e discutirão os resultados em um fórum de sala de aula. Embora não haja uma metodologia ativa específica delineada para a atividade, o enfoque em colaboração e discussão naturalmente proporciona uma dinâmica ativa e engajada. O professor deve ficar atento ao tempo dedicado a cada etapa para assegurar que todos os alunos tenham a oportunidade de participar plenamente de todo o processo.

  • Aula 1: Introdução, prática de escrita e discussão em sala.
  • Momento 1: Introdução aos Modos Verbais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente a importância dos modos verbais e sua influência nos diferentes contextos de comunicação. Explique como os modos verbais podem expressar intenções, condições e desejos nas frases. Utilize exemplos simples e cotidianos para ilustrar. Permita que os alunos façam perguntas e incentivem uma breve discussão.

    Momento 2: Contextualização e Exemplos de Bilhetes (Estimativa: 10 minutos)
    Explique a atividade Esquadrão de Bilhetes Secretos. Dê exemplos de situações cotidianas para os bilhetes, como um pedido de desculpas ou um convite. Leia em voz alta alguns exemplos de bilhetes com diferenças nos modos verbais para mostrar mudanças de intenção. Estimule os alunos a pensar em situações em que gostariam de enviar um bilhete.

    Momento 3: Prática de Escrita Individual (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua papel e canetas para os alunos e peça que cada um escreva seu próprio bilhete secreto. Oriente-os a usar diferentes modos verbais para expressar suas intenções de forma clara e criativa. Circule pela sala, oferecendo apoio e sugestões quando necessário. É importante que o professor observe como os alunos estão aplicando os modos verbais e ofereça feedback sob demanda. Incentive a diversidade de situações abordadas.

    Momento 4: Troca e Discussão em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em duplas e peça que troquem os bilhetes. Cada aluno deve ler o bilhete recebido e interpretar as intenções expressas, destacando o uso dos modos verbais. Incentive que discutam suas impressões e forneçam feedback construtivo. Observe se o feedback entre pares está sendo produtivo e intervenha se necessário para guiar o diálogo de forma mais profunda.

    Momento 5: Reflexão Coletiva e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos para um momento de reflexão sobre a atividade. Pergunte quais modos verbais acharam mais desafiantes e porquê. Estimule-os a compartilhar experiências e aprendizados da prática. Finalize a aula destacando a importância da clareza e da intenção na comunicação escrita, sobretudo ao utilizar modos verbais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere criar alternativas de material para alunos que necessitem de suporte adicional, como instruções impressas com orientações passo a passo. É importante que todos tenham a oportunidade de participar de forma plena. Durante a troca de bilhetes, estime um tempo adicional para alunos que precisem de mais tempo para leitura e escrita. Esteja ciente das necessidades de cada aluno individual e garanta que as atividades sejam adaptadas para maximizar sua participação e aprendizado.

Avaliação

Para a avaliação desta atividade, o foco será dado à participação ativa dos alunos no processo de escrita e revisão dos bilhetes, além de sua capacidade de aplicar conceitos gramaticais e linguísticos discutidos na aula. Um método possível é a autoavaliação através de um checklist, permitindo que os alunos comparem suas produções com os critérios previamente estabelecidos, como a correta utilização dos tempos e modos verbais, concordância e coesão. Adicionalmente, o professor pode aplicar uma avaliação formativa, onde observações qualitativas sobre cada participante são realizadas, oferecendo feedback específico e construtivo, abrindo espaço para discussão e melhoria contínua no uso da linguagem escrita. Como exemplo prático, poderia-se pedir para que cada aluno escolha um bilhete recebido que mais o impactou e justifique seus elementos mais eficazes, compartilhando tais percepções com a turma, promovendo uma reflexão coletiva e crítica.

  • Autoavaliação através de checklist.
  • Observações qualitativas com feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, enfatizando material de escrita e papel. Ao evitar o uso de tecnologias digitais, a proposta é criar um ambiente que incentive habilidades manuais e o desenvolvimento de competências interpessoais diretas. Materiais como papéis coloridos podem ser fornecidos para tornar a atividade mais visualmente atraente e engajante para os alunos. Ao conservar o foco no tangível, a atividade constrange os alunos a utilizarem suas capacidades de expressão escrita e oral para a transmissão de ideias e sentimentos, sem distratores tecnológicos.

  • Papel e caneta.
  • Papéis coloridos.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga que os professores enfrentam diariamente, no entanto, a inclusão deve ser uma prioridade para garantir que todos os estudantes tenham acesso igual a essa experiência rica de aprendizado. Dada a ausência de condições específicas nesta turma, a atenção pode ser voltada ao monitoramento de interações sociais e dinâmicas grupais, assegurando que nenhum aluno seja deixado de lado e que todos tenham voz nas atividades. Promover um ambiente de respeito e inclusão, garantindo que os alunos estejam cientes das suas responsabilidades dentro do grupo, pode ser feito através do estabelecimento de normas claras de respeito. A estratégia consiste em propiciar discussões que cultivem a empatia e a solidariedade, e um espaço seguro para todos expressarem suas ideias sem julgamentos, fomentando a diversidade social e cultural através dos temas nos bilhetes.

  • Consideração de dinâmicas sociais para inclusão equitativa.
  • Estabelecimento de normas de respeito e empatia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo