Roteiro de Histórias

Desenvolvida por: Cléia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Elementos de uma narrativa

A atividade intitulada 'Roteiro de Histórias' visa explorar o universo narrativo com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Durante a aula, os alunos irão ler uma narrativa curta e identificar elementos essenciais como cenário, personagem central, conflito e sua resolução. O foco será compreender as estruturas das narrativas, identificando aspectos como a perspectiva do narrador. Após a leitura e discussão, os alunos serão incentivados a criar seus próprios roteiros inspirados na narrativa lida, adotando o ponto de vista de um dos personagens. Esta atividade não apenas promove a habilidade de interpretação e compreensão de textos, mas também estimula a criatividade na produção textual escrita e oral, desenvolvendo habilidades essenciais como expressão de ideias e organização de histórias em sequência lógica. Além disso, os alunos terão a oportunidade de trabalhar habilidades sociais importantes ao compartilhar suas histórias e opiniões com os colegas, fomentando um ambiente de respeito e troca cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são múltiplos e visam o desenvolvimento integral dos alunos dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Pretende-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura ao identificar e analisar os elementos de uma narrativa, promovendo a compreensão crítica de textos. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de escrita criativa por meio da produção de roteiros baseados em narrativas lidas, o que também estimula o entendimento da estrutura textual. O exercício da oralidade será valorizado quando os alunos apresentarem suas histórias à turma, praticando assim a exposição de ideias e o respeito por diferentes pontos de vista. Por último, os objetivos incluem a promoção de habilidades sociais, como respeito mútuo e trabalho colaborativo, ao compartilharem suas produções e interagirem criticamente com as dos colegas.

  • Analisar e compreender a estrutura de narrativas.
  • Desenvolver a escrita criativa de roteiros.
  • Praticar a oralidade e a exposição de ideias.
  • Fomentar habilidades sociais e respeito ao compartilhar produções textuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP02: Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
  • EF35LP05: Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade compreende a estrutura básica das narrativas, com foco especial em elementos como cenário, personagem central, conflito e resolução. Adicionalmente, inclui o estudo dos diferentes pontos de vista narrativos, destacando a diferença entre narrativas em primeira e terceira pessoas. Esse estudo possibilita a análise crítica dos textos selecionados e fomenta a discussão sobre os múltiplos significados dos textos. A produção de roteiros inspirados nas narrativas lidas complementa o conteúdo, promovendo a prática da escrita criativa, organização de ideias e elaboração de histórias com início, meio e fim coerentes.

  • Estrutura de narrativas: cenário, personagem central, conflito, resolução.
  • Pontos de vista: primeira e terceira pessoas.
  • Escrita criativa de roteiros.

Metodologia

A metodologia adotada para a realização desta atividade considera a importância das metodologias ativas no processo de aprendizado, incentivando os alunos a serem protagonistas de suas descobertas. A prática inicia-se com a leitura compartilhada de uma narrativa curta, seguida por uma discussão guiada para identificar os elementos da narrativa. Após essa fase, os alunos são desafiados a escreverem seus próprios roteiros inspirados na história lida. Essa metodologia promove a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. A abordagem presencial se integra com práticas de discussões em grupo e atividades individualizadas, respeitando o ritmo de cada aluno.

  • Leitura compartilhada e discussões guiadas.
  • Escrita de roteiros inspirados nas narrativas lidas.
  • Aprendizagem colaborativa e prática de oralidade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em uma aula de 60 minutos. Considera-se que este período é suficientemente flexível para permitir a leitura, discussão, escrita e compartilhamento das histórias. Inicia-se a aula com a leitura e a discussão coletiva (20 minutos), seguida pela elaboração do roteiro individual (25 minutos), permitindo-se que os alunos compartilhem suas criações com a turma no tempo restante (15 minutos). Essa divisão de tempo visa garantir que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de maneira eficaz, promovendo também a interação entre os alunos.

  • Aula 1: Início com leitura e discussão de narrativa; produção de roteiros individuais; compartilhamento e discussão em grupo.
  • Momento 1: Leitura e Discussão da Narrativa (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula apresentando o livro de narrativa curta escolhido. Faça uma leitura em voz alta, incentivando a participação dos alunos em partes específicas. Após a leitura, conduza uma discussão guiada sobre os elementos essenciais: cenário, personagem central, conflito e resolução. Permita que os alunos expressem suas interpretações. É importante que você oriente as crianças a identificar a perspectiva do narrador. Observe se os alunos conseguem reconhecer esses elementos, e interceda com perguntas direcionadas, caso necessário, para fomentar a compreensão.

    Momento 2: Produção de Roteiros Individuais (Estimativa: 20 minutos)
    Peça que cada aluno escolha um personagem da história lida e escreva um pequeno roteiro a partir do ponto de vista desse personagem. Ofereça papel e caneta aos alunos e esteja disponível para ajudá-los a organizar suas ideias em sequência lógica. Incentive a criatividade, mas tenha também um roteiro base para orientar aqueles que necessitam de mais apoio. Sugira a utilização de palavras que destacam a perspectiva do personagem escolhido. Avalie a compreensão dos elementos narrativos pela variedade nas escolhas de personagens e complexidade dos roteiros criados.

    Momento 3: Compartilhamento e Discussão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e permita que eles compartilhem os roteiros criados. Instrua-os a discutir como cada um abordou os elementos estruturais da narrativa. Incentive os alunos a fazer comentários construtivos sobre as histórias dos colegas. É importante que você observe a interação para garantir que a troca seja respeitosa e enriquecedora para todos. Utilize feedback construtivo verbal para guiar uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças nas produções. Finalize destacando a importância da troca de ideias e da perspectiva dos outros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições específicas indicadas, sugere-se garantir que todos tenham acesso aos materiais de leitura, seja em formato impresso ou digital, de acordo com a necessidade. Utilize diferentes mídias, como audiobooks, para engajar diversas formas de aprendizagem. Promova um ambiente inclusivo, lembrando sempre de incentivar a participação de todos, respeitando o ritmo de cada um. Se necessário, adapte a discussão em grupo para grupos menores, proporcionando um espaço mais confortável para aqueles que se sentem ansiosos em situações de exposição.

Avaliação

As avaliações propostas para esta atividade incluem métodos diversos que visam assegurar que todos os objetivos de aprendizagem estejam sendo atendidos. Uma opção é a avaliação formativa de observação, onde o professor acompanha de perto a participação dos alunos durante a discussão e produção de seus roteiros. O objetivo aqui é identificar e estimular o progresso na compreensão das narrativas e na criatividade na escrita. Os critérios podem incluir a identificação correta dos elementos narrativos e a utilização criativa do ponto de vista dos personagens. Um exemplo prático é o uso de checklists que ajudam a verificar se cada aluno identificou corretamente os elementos narrativos na discussão e se aplicou essa compreensão em seu roteiro. Além disso, feedbacks construtivos orais e escritos são essenciais, fornecendo aos alunos orientações sobre como aprimorar suas habilidades.

  • Avaliação formativa de observação durante a discussão.
  • Uso de checklists para verificar a compreensão e aplicação dos elementos narrativos.
  • Feedbacks construtivos orais e escritos.

Materiais e ferramentas:

Para a condução eficaz da atividade 'Roteiro de Histórias', são necessários alguns recursos que facilitam o processo de aprendizado e engajamento dos alunos. Utilizar livros de narrativas curtas, sejam impressos ou digitais, pode enriquecer o momento de leitura e proporcionar variedade de escolha aos alunos. Materiais de escrita, como papéis ou cadernos e canetas, são essenciais para a produção dos roteiros. Ferramentas audiovisuais ou dispositivos digitais, como tablets, podem ser usados para mostrar vídeos ou imagens que inspirem a criação de histórias. Esses recursos, associados a um ambiente de sala de aula preparado para discussões em grupo, potencializam a interação entre os alunos e estimulam a criatividade.

  • Livros de narrativas curtas (impressos ou digitais).
  • Materiais de escrita (papel, caneta, caderno).
  • Dispositivos digitais para visualizações audiovisuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam uma carga de trabalho significativa, mas é importante não negligenciar estratégias de inclusão para garantir que todos os alunos participem equitativamente da atividade. Considerando que não foi identificada nenhuma condição específica, a acessibilidade pode ser garantida com pequenos ajustes. Exemplos práticos incluem permitir que trabalhos sejam apresentados de forma oral ou escrita conforme a preferência do aluno, o que pode ajudar aqueles com desafios diferenciais na escrita ou oralidade. A sala deve permitir fácil rearranjo para facilitar discussões em pequenos grupos, promovendo uma maior interação entre os alunos. Utilizar materiais visuais e multimídia pode ajudar a atender diferentes estilos de aprendizagem, assegurando que todos os alunos, independentemente de suas capacidades, consigam participar e aprender de forma inclusiva.

  • Apresentação de trabalhos de forma oral ou escrita.
  • Arranjo flexível da sala para facilitar discussões.
  • Uso de materiais visuais e multimídia para acomodar estilos de aprendizagem.

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