O Diário de Aventura da Turma

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Colaborativa

A atividade proposta aos alunos do 5º ano consiste na elaboração de um diário de aventuras fictício ao longo de cinco aulas. Inicialmente, os alunos participarão de sessões de brainstorming em grupos, onde compartilharão ideias para suas histórias. Em seguida, cada grupo desenvolverá por escrito as entradas no diário, estimulando a escrita tanto autônoma quanto coletiva. Durante o processo, eles terão a chance de rever e aprimorar suas histórias com base no feedback fornecido por colegas e pelo professor. Ao final, cada grupo apresentará seu diário para a turma, promovendo as habilidades de leitura, escuta e análise linguística, bem como o fortalecimento do vocabulário e da ortografia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em promover a competência leitora e escritora dos alunos, estimular a criatividade e fortalecer o trabalho colaborativo. A criação de um diário de aventuras exige que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização de ideias, além de exercitarem a revisão e a edição de textos. A troca de feedbacks busca proporcionar um ambiente de aprendizado contínuo e de desenvolvimento da criticidade, ao passo que a apresentação final potencializa as habilidades de comunicação oral.

  • Estimular a escrita criativa e colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização de textos.
  • Aprender a dar e receber feedback construtivo.
  • Fortalecer a comunicação oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP12: Planejar e produzir textos escritos coerentes com o gênero proposto, desenvolvendo a criatividade e considerando as diferentes fases do processo de escrita.
  • EF35LP14: Revisar o texto escrito, individualmente e em grupo, identificando e corrigindo problemas de coerência, coesão, adequação ao gênero e ortografia.
  • EF35LP19: Participar de interações orais, respeitando os turnos de fala, expondo suas ideias e opiniões, argumentando de forma clara e considerando a temática discutida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a escrita criativa e a produção de textos, incluindo planejamento, revisão e edição de textos. As atividades de produção escrita são abordadas de forma autônoma e compartilhada, permitindo que os alunos trabalhem tanto individualmente quanto em grupos. Além disso, a habilidade de análise linguística é desenvolvida por meio de atividades de revisão e ortografização. A culminância da atividade em apresentações propicia um espaço para o exercício da comunicação verbal e do desenvolvimento da competência analítica ao escutar a produção dos colegas.

  • Planejamento de textos.
  • Produção de textos autônoma e compartilhada.
  • Revisão e edição de textos.
  • Fortalecimento de vocabulário e ortografia.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é centrada no aluno, promovendo a interação e a colaboração. Durante as sessões de brainstorming, os alunos são incentivados a compartilhar suas ideias e construir coletivamente suas histórias. O processo de escrita é intercalado com momentos de revisão, permitindo que os alunos trabalhem de forma ativa na melhoria de seus textos. A entrega de feedback formativo possibilita uma aprendizagem mais profunda, baseada na reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos outros. Finalmente, a apresentação dos diários desenvolve habilidades de comunicação e promove a confiança dos alunos no compartilhamento de suas produções.

  • Discussões em grupo (brainstorming).
  • Escrita colaborativa.
  • Revisão e feedback formativo.
  • Apresentações orais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está divido em cinco aulas de 60 minutos, cada uma com um foco específico que avança na criação do diário de aventuras. A primeira aula concentra-se no brainstorming e na definição do enredo para os diários. A segunda aula é dedicada à escrita das primeiras entradas do diário. A terceira aula continua com o desenvolvimento das histórias e inicia o processo de revisão. Na quarta aula, os alunos integram o feedback recebido, revisam e preparam suas apresentações. Na quinta e última aula, cada grupo apresenta seu diário para a turma, seguida de uma sessão de reflexão e feedback final.

  • Aula 1: Brainstorming e definição de enredo.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade: criar um diário de aventuras fictício. Utilize uma breve história ou exemplo de um diário para inspirá-los. É importante que os alunos compreendam a estrutura e o propósito de um diário de aventuras.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Certifique-se de que os grupos sejam diversos em termos de habilidades e personalidades para estimular a troca de ideias. Distribua papeis em branco e canetas para que comecem a anotar os primeiros pensamentos sobre o enredo.

    Momento 3: Sessão de Brainstorming (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos façam uma sessão de brainstorming livre, onde todas as ideias são válidas. Circule pela sala, observando as discussões e estimular a participação de todos os alunos. Caso um grupo esteja com dificuldade, sugira perguntas como: Qual seria uma aventura incrível? ou Quem seria o herói da nossa história?. Incentive a criatividade e a cooperação entre os alunos.

    Momento 4: Consolidação das Ideias e Definição de Enredo (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para cada grupo escolher as ideias mais fortes geradas durante o brainstorming e começar a esboçar um enredo para sua história. Observe se os grupos conseguem definir o início, meio e fim de suas histórias. Auxilie os grupos que estejam com dificuldades em estruturar suas ideias e ofereça sugestões construtivas para ajudá-los a avançar.

    Momento 5: Compartilhamento de Ideias (Estimativa: 5 minutos)
    Solicite que cada grupo compartilhe brevemente suas ideias de enredo com a turma. É importante que todos sejam ouvidos e que aplaudam as ideias dos colegas, promovendo um ambiente de respeito e colaboração. Observe as reações da turma e incentive feedbacks encorajadores.

  • Aula 2: Escrita das primeiras entradas do diário.
  • Momento 1: Revisão do Enredo e Planejamento da Entrada do Diário (Estimativa: 10 minutos)
    Recomece a aula pedindo que cada grupo releia o enredo definido na aula anterior. Oriente os alunos a planejarem qual será o conteúdo da primeira entrada do diário. Incentive-os a detalhar os acontecimentos principais, descrevendo o cenário inicial e apresentando os personagens. Ajude os alunos que apresentarem dificuldades na definição de detalhes usando perguntas como: O que nosso herói sentiu ao começar a aventura? Qual foi o primeiro desafio?

    Momento 2: Escrita Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Solicite a cada aluno que, de forma individual, escreva uma breve entrada para o diário, baseada no planejamento feito. É importante que cada criança tenha a oportunidade de expressar suas ideias por meio da escrita autônoma. Circule pela sala, motivando os alunos a usarem frases claras e criativas. Observe se eles utilizam corretamente o vocabulário e a ortografia.

    Momento 3: Compartilhamento e Escrita Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna os alunos em seus grupos originais e peça que cada um compartilhe sua escrita com os colegas. Após ouvir as versões individuais, oriente o grupo a coletivamente decidir quais elementos usarão para a primeira entrada do diário do grupo. Incentive um diálogo construtivo e colabore para que cheguem a um consenso. Dê suporte aos grupos que podem ter dificuldades em integrar as ideias, oferecendo sugestões de conexão entre os textos.

    Momento 4: Revisão da Entrada Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo revise conjuntamente a entrada escrita, prestando atenção na correção gramatical, coerência e fluidez do texto. Incentive-os a utilizarem dicionários ou listas de verbos e adjetivos, se necessário. Ofereça feedback imediato, salientando pontos positivos e sugestões para melhoria. Certifique-se de que todos no grupo participem do processo de revisão.

    Momento 5: Roda de Leitura e Feedback Rápido (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula organizando uma breve roda de leitura onde cada grupo compartilhe sua entrada do diário com a turma. Garanta que o ambiente seja de respeito e escuta ativa. Após cada leitura, permita um breve feedback dos colegas sobre o que acharam mais interessante. Observe a participação dos alunos, reforçando que são aptos a dar e receber feedback.

  • Aula 3: Continuação do desenvolvimento e revisão inicial.
  • Momento 1: Revisão do Diário e Planejamento da Próxima Entrada (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que cada grupo releia a entrada do diário já escrita e discutam como as ideias podem ser desenvolvidas. Oriente os alunos a planejar o que irá acontecer na próxima parte da história, incentivando a definição de novos desafios ou surpresas. Observe se todos os alunos participam das discussões e estão alinhados quanto à continuidade do enredo.

    Momento 2: Escrita Colaborativa (Estimativa: 20 minutos)
    Solicite que os grupos se reúnam novamente para começar a escrita da próxima entrada do diário de forma colaborativa. Permita que eles se revezem nas funções de escritor principal e revisores, garantindo que todos participem. Circulue pela sala para oferecer suporte e sugestões, especialmente para aqueles grupos que enfrentarem dificuldades na organização das ideias ou na expressão de seus pensamentos no papel. É importante que você ofereça feedback imediato sobre aspectos como criatividade e o uso correto do vocabulário e ortografia.

    Momento 3: Revisão e Sugestões do Professor (Estimativa: 15 minutos)
    Proporcione um tempo para que os grupos revisem suas entradas coletivamente, prestando atenção em coesão e coerência. Incentive o uso de ferramentas como dicionários ou listas de verbos. Realize uma leitura rápida dos textos, assinalando pontos a serem melhorados e elogiando aspectos positivos. Encoraje sugestões construtivas entre os alunos e garanta que todos tenham a chance de contribuir.

    Momento 4: Compartilhamento dos Textos e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a aula com uma sessão de leitura em que cada grupo compartilhe sua recente entrada do diário com a turma. É importante que você incentive um ambiente de respeito e troca. Após cada apresentação, permita que os alunos façam comentários e perguntas, promovendo a escuta ativa e a valorização das ideias apresentadas pelos colegas. Enfatize a importância de um feedback positivo e construtivo.

  • Aula 4: Revisão com feedback e preparação para apresentação.
  • Momento 1: Leitura e Revisão Coletiva do Diário (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua cada grupo a reler as entradas do diário que já escreveram. Peça aos alunos que façam anotações sobre pontos que acham que poderiam ser melhorados, como clareza e detalhes na narrativa. Circule pela sala, observando as discussões e apoiando os grupos que tenham dificuldades em identificar aspectos a serem revisados. Utilize perguntas como: Que parte da história poderia ter mais detalhes? Os acontecimentos estão claros e bem conectados?

    Momento 2: Melhorias e Revisão com Feedback do Professor (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a implementarem as melhorias discutidas, incorporando novas ideias ou expandindo as já existentes. Incentive o uso de dicionários para verificar a ortografia e alternativas de vocabulário. Aproxime-se de cada grupo para fornecer feedback formativo direto, elogiando aspectos positivos e sugerindo ajustes construtivos. Pergunte se eles sentem que sua história está pronta para ser apresentada e ofereça apoio onde necessário.

    Momento 3: Planejamento da Apresentação (Estimativa: 15 minutos)
    Explique aos alunos que eles devem planejar como irão apresentar o diário à turma. Peça que decidam quem será responsável por qual parte da apresentação, garantindo que cada membro do grupo participe. Sugira que usem recursos visuais ou adereços para tornar a apresentação mais atraente. Observe se todos estão confortáveis com seu papel e ofereça estratégias para superar o nervosismo que pode surgir na hora da apresentação.

    Momento 4: Ensaio das Apresentações (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os grupos ensaiem suas apresentações. Peça que pratiquem não apenas a leitura, mas também a entonação e expressão. Caso disponha de material multimídia, permita que testem a utilização de projetores ou caixas de som. Ofereça feedback sobre clareza, volume da voz e interação dos membros do grupo. Garanta que todos estejam preparados e confortáveis para a apresentação na aula seguinte.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora nesta turma não haja alunos com necessidades específicas, é sempre válido incluir práticas que favoreçam um ambiente inclusivo e acolhedor. Ofereça materiais em diferentes formatos, como roteiros escritos e desenhos, e esteja preparado para adaptar atividades com recursos digitais, se necessário. Encoraje o trabalho em equipe onde a colaboração e o apoio mútuo são valorizados, sempre reforçando atitudes de empatia e apoio entre os alunos.

  • Aula 5: Apresentação dos diários e reflexão final.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e criando uma atmosfera de positividade. Reforce a importância da atividade, destacando o quanto eles evoluíram ao longo do projeto. Dê espaço para que cada grupo organize seus materiais e relembre o roteiro de apresentação que ensaiaram na aula precedente. Certifique-se de que tenham todos os recursos prontos, como cartolinas ou materiais audiovisuais.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 40 minutos)
    Convide o primeiro grupo a iniciar sua apresentação. Durante as apresentações, assegure-se de que a sala esteja atenta e que todos os alunos respeitem o tempo de fala dos apresentadores. Depois de cada apresentação, ofereça um breve momento para que a turma ou o professor façam perguntas e ofereçam feedback positivo e construtivo. Estimule os alunos a se expressarem de maneira respeitosa e objetiva. Observe se cada participante do grupo está engajado e cumpre seu papel. Use uma lista de verificação para avaliar aspectos como clareza, coesão do conteúdo e criatividade na apresentação.

    Momento 3: Reflexão Final e Feedback Geral (Estimativa: 10 minutos)
    Após todas as apresentações, reúna a turma para uma sessão final de reflexão. Pergunte aos alunos como se sentiram durante o processo e sobre o que aprenderam ao trabalhar em grupo. Incentive que compartilhem o que mais gostaram neste projeto e alguma sugestão para atividades futuras. Conclua a aula oferecendo seu próprio feedback, ressaltando os pontos positivos observados e sugerindo possíveis melhorias para o desenvolvimento individual e coletivo. Avalie a participação de cada aluno durante a discussão.

Avaliação

A avaliação será focada em diversos aspectos para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de forma abrangente. O processo avaliativo incluirá observações formativas contínuas durante as atividades, permitindo oferecer feedback imediatos e sugestões de melhoria. A apreciação da produção escrita dos diários será feita considerando a coerência, coesão e criatividade dos textos, enquanto a participação nas apresentações orais será avaliada pela clareza e confiança ao comunicar ideias. Critérios adaptativos serão considerados, e o feedback individualizado se encarregará de apoiar o desenvolvimento do aluno, além de incorporar correspondências com as habilidades da BNCC.

  • Observações formativas ao longo das atividades.
  • Avaliação da produção escrita em termos de coerência, coesão e criatividade.
  • Participação e clareza nas apresentações orais.
  • Feedback individualizado e formativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais de escrita, como papel, canetas e lápis, além de cartolinas e marcadores para visualização das ideias no brainstorming. Será também útil ter acesso a um computador ou tablet para pesquisa e edição dos textos. Materiais adicionais, como dicionários e listas de adjetivos e verbos, podem auxiliar os alunos a enriquecerem suas narrativas. O uso de tecnologia para apresentação final, como projetores ou caixas de som, pode melhorar a experiência de escuta e visualização dos diários apresentados.

  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis).
  • Cartolinas e marcadores.
  • Computador ou tablet para edição de textos.
  • Dicionários e listas de verbos/adjetivos.
  • Projetores ou caixas de som para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Como educadores, reconhecemos a importância de promover ambientes inclusivos onde todos os alunos possam participar e se sentir valorizados. Embora a turma apresentada não tenha condições ou deficiências específicas, é sempre recomendável antecipar e adaptar as atividades para garantir total acessibilidade. Estratégias como o uso de linguagem clara nas instruções, a consideração de diferentes estilos de aprendizagem e a possibilidade de fornecer materiais de consulta adicionais são essenciais. Além disso, atividades colaborativas como essa naturalmente promovem um ambiente inclusivo, ajudando os alunos a reconhecerem e apreciarem diferentes perspectivas. Incentivar a autoavaliação e a responsabilidade compartilhada em grupos também contribui para um clima escolar positivo e de aprendizagem contínua.

  • Uso de linguagem clara nas instruções.
  • Consideração de diferentes estilos de aprendizagem.
  • Fornecimento de materiais de consulta adicionais.
  • Promoção do trabalho colaborativo.
  • Incentivo à autoavaliação e responsabilidade compartilhada.

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