Rindo e Refletindo: O Poder das Charges

Desenvolvida por: Ricard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Interpretação e Produção de Texto, Literatura Brasileira

Nesta atividade, os alunos vão explorar charges e cartuns relevantes, identificando suas mensagens principais e impacto social. Após serem divididos em grupos, analisarão o contexto histórico e social das obras, debatendo como o humor é usado para criticar e informar. Em um segundo momento, os alunos criarão suas próprias charges, desenvolvendo habilidades de interpretação e produção de texto de forma criativa e engajada. Esta atividade proporciona uma compreensão mais profunda da crítica social por meio do humor, incentivando a reflexão crítica e a análise contextual dos textos visuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal propósito dos objetivos de aprendizagem é proporcionar aos alunos a habilidade de compreender e interpretar linguagem figurada presente nas charges e cartuns. Além disso, espera-se que desenvolvam a capacidade de relacionar esses textos visuais com acontecimentos históricos e contextos sociais, aprimorando a leitura crítica. Ao final, os estudantes devem ser capazes de produzir charges que refletem seu entendimento e visão crítica dos temas abordados. A atividade visa promover o desenvolvimento da escrita criativa, a competência argumentativa e a habilidade de trabalhar colaborativamente.

  • Compreender e interpretar a linguagem figurada em charges e cartuns.
  • Relacionar obras de humor gráfico a contextos históricos e sociais.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e produção de texto.
  • Trabalhar de forma colaborativa na análise e discussão de temas.
  • Criar charges autorais que refletem interpretativamente temas estudados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP24: Analisar, interpretar e criticar de maneira fundamentada e reflexiva gêneros discursivos das mídias.
  • EM13LP26: Produzir, revisar e editar textos em diferentes gêneros discursivos e mídias, com adequação à situação comunicativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na interação entre discurso visual e contexto social, com ênfase na análise crítica de obras humorísticas. Inicialmente, serão expostos aos conceitos teóricos de humor gráfico e sátira, seguidos de atividades práticas. Os alunos terão a oportunidade de discutir as intenções por trás das charges, suas formas de comunicação e impacto cultural. Por fim, desenvolverão suas próprias peças, aplicando teoria e criatividade em produções originais, exercitando o pensamento crítico e a visão reflexiva em relação ao meio em que vivem.

  • Definição e características de charges e cartuns.
  • Elementos do humor: ironia, sátira e paródia.
  • Contextualização histórica e social das obras.
  • Análise crítica de mensagens visuais.
  • Produção e revisão textual de charges autorais.

Metodologia

A metodologia adota uma abordagem dinâmica e colaborativa, centrada nas metodologias ativas, para promover o engajamento dos alunos. Os estudantes realizarão análises críticas de charges em grupos, utilizando discussões guiadas para estimular o pensamento crítico e a empatia. Um componente 'mão-na-massa' permitirá que os alunos experimentem na prática a criação de charges, fomentando o desenvolvimento criativo e autoral. A diversidade de perspectivas será incentivada pela troca de ideias entre pares, adotando um aprendizado baseado em projetos para enriquecer a experiência educacional.

  • Aprendizagem colaborativa por meio de discussão em grupo.
  • Análise crítica de charges e cartuns selecionados.
  • Atividade prática de criação de charges autorais.
  • Discussão guiada sobre impacto social dos humor gráficos.
  • Reflexão coletiva visando o aprimoramento crítico e criativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada para ser realizada em uma única aula de 40 minutos, permitindo uma introdução teórica seguida por uma prática interativa. Primeiro, os alunos iniciarão com a análise e discussão de charges pré-selecionadas, explorando seu contexto e mensagem. Em seguida, passarão para a atividade de criação, onde aplicarão o que aprenderam para produzir suas próprias charges. O foco será garantir que o cronograma acomode tanto a dinâmica coletiva quanto o tempo para a produção individual, respeitando o ritmo da classe.

  • Aula 1: Introdução às charges, discussão em grupo sobre contexto e mensagem, criação e apresentação de charges pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização das Charges (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de charges e cartuns. Utilize o quadro interativo para mostrar exemplos diversos, destacando elementos do humor, como ironia e sátira. Explique brevemente a contextualização histórica e social de algumas das obras apresentadas. É importante que você permita que os alunos façam perguntas e compartilhem primeiras impressões.

    Momento 2: Discussão em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma charge ou cartum para analisar. Instrua os alunos a discutirem a mensagem principal, o contexto implicado e a eficácia dos elementos de humor. Observe se os alunos estão colaborando e trocando ideias de forma construtiva. Incentive a empatia nas discussões. Permita que, ao final, um representante de cada grupo compartilhe suas conclusões com a turma.

    Momento 3: Criação de Charges Autorais (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a criar suas próprias charges, baseadas em temas sociais ou históricos previamente estudados. Forneça materiais de escrita e arte para a produção manual e, se possível, ofereça também ferramentas digitais. Durante a atividade, ofereça feedback formativo, ajudando os alunos a esclarecer suas ideias e melhorar suas criações. Avalie a criatividade e a capacidade de tradução dos temas discutidos na criação visual.

    Momento 4: Apresentação das Criações (Estimativa: 5 minutos)
    Escolha alguns alunos para apresentarem suas charges autorais para a turma. Promova um espaço de apreciação e crítica construtiva. É importante que o ambiente seja acolhedor, permitindo que todos compartilhem suas visões. Use esse momento para reforçar a importância do humor como ferramenta de reflexão crítica.

Avaliação

A avaliação adotará abordagens diversificadas, compreendendo a observação do envolvimento e contribuição dos alunos nas discussões em grupo, bem como a capacidade de explorar criticamente o humor gráfico. O professor fará uso de relatórios narrativos e feedbacks formativos continuo para identificar o progresso individual, ajustando quando necessário para responder às necessidades específicas de cada aluno. Um componente avaliativo importante será a análise crítica das charges autorais criadas, alinhando os critérios ao propósito comunicativo e à criatividade apresentada. Sinais de reflexão, entendimento estético e impacto social serão critérios diferenciadores no processo de avaliação.

  • Avaliação da participação nas discussões em grupo.
  • Análise crítica e criativa das charges produzidas.
  • Feedback formativo contínuo durante as atividades.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos amplos, incluindo materiais visuais, como charges e cartuns impressos ou digitais, para suporte às análises. Quadros interativos e projetores ajudarão na apresentação e discussão coletiva, facilitando um ambiente de aprendizado visual e envolvente. Ferramentas digitais, como editores de imagem, poderão ser utilizados na produção das charges autorais, promovendo a interatividade e acessibilidade no ensino. Assim, serão asseguradas melhores condições para o aprendizado colaborativo e criativo, além de incentivar o protagonismo estudantil.

  • Charges e cartuns impressos ou digitais.
  • Quadros interativos e projetores para apresentação.
  • Ferramentas digitais para criação de charges.
  • Materiais de escrita e arte para produção manual.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a rotina de um professor já é suficientemente desafiadora. Entretanto, para garantir que todos os alunos, especialmente aqueles com TDAH, possam participar integralmente, é vital pensar em estratégias inclusivas. Algumas estratégias práticas incluem o uso de recursos visuais interativos para manter o interesse e foco dos alunos, além da criação de um ambiente de sala de aula que minimize distrações, como o posicionamento estratégico dos alunos. Fornecer instruções claras e concisas e dividir as tarefas em etapas pode auxiliar na concentração e organização. Além disso, permitir pausas regulares pode ajudar a manter o foco e prevenir hiperatividade. O suporte individualizado é essencial quando necessário, e a comunicação com a família pode ser realizada para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

  • Utilização de recursos visuais interativos.
  • Criação de ambiente de sala de aula minimizando distrações.
  • Divisão das tarefas em etapas menores.
  • Permissão de pausas regulares para foco e gerenciamento de hiperatividade.
  • Comunicação contínua e suporte individualizado.

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