Nesta dinâmica e interativa atividade, alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar criativamente as figuras de linguagem, habilidade fundamental para a construção e interpretação de textos diversos. A atividade começa com a divisão dos alunos em grupos, onde cada um receberá um conjunto específico de figuras de linguagem para estudar e discutir. O objetivo é garantir que os conceitos sejam compreendidos profundamente, possibilitando sua aplicação prática. Após um período dedicado à pesquisa e ao debate, cada grupo será desafiado a criar um rap ou uma poesia que incorpore as figuras de linguagem designadas, evidenciando sua compreensão e capacidade de utilizá-las de maneira expressiva e impactante. A etapa final da atividade inclui a apresentação dessas criações para a turma, promovendo uma discussão coletiva sobre as diferentes figuras de linguagem empregadas, os efeitos de sentido gerados, e a importância destes recursos estilísticos na comunicação e expressão. Este é um exercício valioso para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos, além de proporcionar uma compreensão mais ampla e apreciação das nuances da língua portuguesa.
Esta atividade tem como principais objetivos promover a compreensão e o uso eficaz das figuras de linguagem, estimular a criatividade, a colaboração e a expressão pessoal através da criação de raps e poesias, e desenvolver habilidades críticas de análise literária. Ao contextualizar o estudo das figuras de linguagem em uma atividade prática e contemporânea, espera-se que os alunos possam reconhecer os diversos efeitos de sentido que esses recursos podem produzir, além de compreender sua importância na estruturação de discursos eficazes e expressivos.
A abordagem dos conteúdos programáticos será centrada nas figuras de linguagem, explorando-as não apenas teoricamente, mas também através de aplicações práticas. Dentre os conteúdos abordados, estarão metáfora, metonímia, antítese, hipérbole, personificação, entre outras figuras essenciais para a criação de textos ricos e expressivos. A metodologia ativa Atividade Mão-na-massa será aplicada, com ênfase na prática, na experimentação e na análise crítica.
A metodologia ativa Atividade Mão-na-massa será o pilar desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos serão divididos em grupos e mergulharão em uma imersão teórica breve seguida de uma fase prática intensa, onde a criatividade e a expressão pessoal serão fortemente incentivadas. As apresentações finais oferecerão a todos uma oportunidade valiosa de reflexão coletiva e crítica, estimulando a compreensão mútua e aprofundada dos conteúdos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os grupos serão formados e as figuras de linguagem serão estudadas e discutidas. A segunda aula será dedicada à criação dos raps ou poesias e às apresentações e discussões finais.
A avaliação desta atividade será baseada na criatividade, no entendimento e na aplicação acertada das figuras de linguagem nas criações dos alunos. Será considerada a capacidade de trabalhar em equipe durante o processo de criação, além da qualidade das apresentações e da participação nas discussões. A originalidade, a coerência e a fluidez na incorporação das figuras de linguagem ao conteúdo criado serão critérios essenciais para uma avaliação positiva. Exemplos bem-sucedidos de raps ou poesias poderão ser utilizados como referências para futuras atividades, promovendo a aprendizagem entre pares.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisa, papel e caneta para anotações e elaboração dos textos, e um espaço adequado para as apresentações finais. Recursos adicionais, como um quadro branco ou flip-chart e marcadores, podem ser úteis para facilitar a discussão e compartilhamento de ideias durante as fases de pesquisa e criação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula