Repórteres por um Dia!

Desenvolvida por: Erasmo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Compreensão

Nesta atividade, os alunos do 6º ano serão desafiados a se transformarem em pequenos repórteres. Eles realizarão entrevistas curtas com um colega, o que permitirá a prática de habilidades de anotação e de apresentação oral. O propósito é que os alunos possam hierarquizar as informações coletadas e produzir uma síntese pessoal. Após a realização das entrevistas, cada estudante deverá resumir a conversa para o restante da turma. Por meio dessa prática, além de oralidade, enfatiza-se também o uso consciente da norma-padrão, promovendo o desenvolvimento das competências de comunicação e interpretação. Essa experiência simula situações reais de comunicação, promovendo engajamento e desenvolvimento intelectual, alinhando-se aos processos de ensino ativos e colaborativos em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem a promoção do desenvolvimento de competências comunicativas e de interpretação crítica nos alunos, a partir da prática da oralidade e da escuta ativa. Além disso, busca-se fomentar o uso da norma-padrão da língua portuguesa em contextos que simulem situações reais, promovendo a reflexão sobre a prática de comunicação efetiva. Essa atividade também visa suportar a habilidade de sintetizar e hierarquizar informações, essenciais para a compreensão e produção crítica de textos orais e escritos. Os alunos são incentivados a atuarem como coautores do próprio aprendizado, estimulando a autonomia e o protagonismo no processo educativo.

  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e comunicação oral.
  • Praticar a norma-padrão em contextos formais.
  • Aprimorar a síntese e a hierarquização de dados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a oralidade e a prática da escuta consciente. Os alunos terão a oportunidade de praticar entrevistas, que representam um formato essencial de comunicação na sociedade contemporânea. Essa atividade prioriza a hierarquização e síntese de informações coletadas, uma habilidade crucial não só para o desenvolvimento acadêmico, mas também profissional. A norma-padrão da língua portuguesa será um elemento central nesta dinâmica, promovendo a conscientização sobre o uso adequado da linguagem em contextos formais. A atividade contribui para uma compreensão mais ampla do papel da língua como ferramenta de expressão e construção de conhecimento.

  • Prática de entrevistas entre pares.
  • Técnicas de anotação e hierarquização de informações.
  • Uso da norma-padrão em apresentações.

Metodologia

A metodologia abordada na atividade compreende a aprendizagem ativa e colaborativa, onde os alunos se envolvem por meio da prática de entrevistas. Essa prática é embasada numa abordagem de simulação, permitindo que os alunos explorem cenários de comunicação realistas. Os estudantes serão incentivados a tomar decisões sobre a estrutura e o conteúdo das suas conversas, promovendo assim engajamento e autonomia. Essa metodologia essencialmente foca no empoderamento dos alunos como agentes críticos e ativos no processo de aprendizado.

  • Aprendizagem colaborativa.
  • Simulações de entrevistas.
  • Tomada de decisões por parte dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade será executado em uma única aula de 60 minutos. Estruturada para oferecer o máximo impacto em um só encontro, a aula focará em todos os aspectos planejados da atividade, desde seu início com uma breve explicação teórica sobre a prática de entrevistas até a sua execução propriamente dita e a apresentação dos resumos finais. Esta abordagem permite que os estudantes tenham uma experiência completa e integrada dentro do tempo disponível, favorecendo o aprendizado abrangente e a retenção dos conhecimentos praticados.

  • Aula 1: Introdução à prática de entrevistas, execução das entrevistas curtas, e apresentação dos resumos produzidos pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução à Prática de Entrevistas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade: transformarem-se em pequenos repórteres. Apresente os principais aspectos de uma entrevista, como perguntas abertas e fechadas, e a importância da escuta ativa. Mostre exemplos breves de entrevistas em vídeo ou áudio se possível. É importante que os alunos entendam a lógica de uma entrevista e por que hierarquizar informações é relevante. Avalie a compreensão dos alunos fazendo perguntas pontuais sobre o que foi apresentado.

    Momento 2: Preparação e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente, pensem em três perguntas que gostariam de fazer a um colega e anotem em seus cadernos ou pranchetas. Circule pela sala e observe se os alunos estão formulando perguntas relevantes e as anote caso necessário para oferecer sugestões. Incentive a originalidade e o respeito durante a elaboração das questões. Essa etapa visa preparar os estudantes para a próxima fase, avaliando por meio de observação direta.

    Momento 3: Simulação de Entrevistas (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em duplas e oriente-os a escolherem um colega para entrevistar. Permita que comecem as entrevistas, lembrando-os de anotarem as respostas com clareza e hierarquizar os pontos mais importantes. É interessante que os alunos troquem os papéis durante a sessão, entrevistando e sendo entrevistados. Promova um ambiente de respeito e concentração. Avalie observando a dinâmica das duplas e a aplicação das técnicas ensinadas.

    Momento 4: Apresentação dos Resumos (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a compartilharem com a turma um breve resumo das entrevistas que realizaram. Durante as apresentações, lembre os alunos de utilizarem a norma-padrão e escute atentamente cada apresentação, oferecendo feedbacks construtivos. Observe se os alunos conseguem sintetizar e comunicar as informações com coerência e clareza. Use essa oportunidade para reforçar pontos sobre a importância da comunicação eficaz.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem ativamente, certifique-se de que todos tenham tempo suficiente para se expressarem durante cada momento. Utilize recursos visuais e auditivos para apoiar a compreensão dos passos a serem seguidos. Considere a formação de duplas de acordo com afinidades e competências, estimulando a mútua cooperação. Permita também que os alunos façam uso de tecnologias assistivas, se necessário, e esteja disponível para sanar dúvidas e apoiar os que têm mais dificuldade em anotar ou se expressar oralmente. Mantenha-se atento a sinais de desengajamento, adaptando atividades conforme a necessidade. Essa abordagem compreensiva e motivadora pode fazer uma diferença significativa no aproveitamento e inclusão de todos.

Avaliação

A avaliação da atividade está centrada no engajamento dos alunos e na capacidade de aplicar as habilidades estudadas. Será utilizado um sistema misto, combinando observação direta durante as entrevistas e apresentações, além de uma autoavaliação pós-atividade para refletir sobre as percepções e aprendizados dos alunos.

1. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escuta ativa.

2. Critérios de Avaliação: Serão considerados a clareza da comunicação, o uso adequado da norma-padrão e a capacidade de sintetizar informações de forma coerente.

3. Exemplo Prático: Durante as apresentações, o professor tomará notas sobre como cada aluno organiza suas ideias e o uso da língua portuguesa. Depois, os alunos preencherão uma ficha reflexiva sobre sua experiência e os desafios enfrentados, propiciando um momento de autoavaliação construtiva.

Para garantir a prática inclusiva, adaptações nos critérios podem ser realizadas conforme necessário para alunos com diferentes necessidades. Feedback será providenciado de forma construtiva, auxiliando no contínuo processo de aprendizado dos alunos e promovendo a autorreflexão e habilidades críticas.

  • Observação direta durante a atividade.
  • Autoavaliação reflexiva dos alunos.
  • Feedback formativo com adaptação de critérios.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos simples e acessíveis, a fim de facilitar a execução e garantir a eficácia do plano. Itens essenciais incluem cadernos ou pranchetas para anotações, materiais de escrita e, se possível, gravadores de áudio digitais para capturar as entrevistas, o que poderá facilitar revisões posteriores e autoavaliações mais detalhadas. Além disso, um quadro branco para estruturar as ideias principais e informações sobre entrevistas em sala de aula será útil para todos os alunos acompanharem o progresso da atividade. Estes recursos foram escolhidos para propiciar um ambiente de aprendizado envolvente e dinâmico, estimulando a participação e colaboração entre todos os estudantes.

  • Cadernos ou pranchetas para anotação.
  • Canetas, lápis, ou outros materiais de escrita.
  • Gravadores de áudio digitais (se disponíveis).

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a rotina de trabalho dos professores é intensa e repleta de desafios. No entanto, é essencial garantir que a inclusão e acessibilidade sejam consideradas para todos os alunos, mesmo aqueles sem deficiências aparentes. Para esta atividade, sugerimos reforçar o ambiente colaborativo, promovendo a interação entre todos os estudantes e garantindo que a prática de entrevistas ocorra dentro de um ambiente seguro e acolhedor. A diversificação das formas de apresentação, como permitir que alguns alunos utilizem gravações para complementar suas apresentações, é uma estratégia vital. Incentivar expressões diversas e ferramentas variadas para entregas das atividades também promove a adaptabilidade e inclusividade. Por meio de discussões regulares com os alunos e observações atentas, ajustes podem ser feitos às metodologias empregadas para garantir que todos se sintam igualmente engajados e que possam participar ativamente do processo educativo.

  • Promover um ambiente colaborativo e seguro.
  • Diversificação nas formas de apresentação.
  • Ajustes metodológicos e coletivos conforme a necessidade.

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