A Festa das Letras

Desenvolvida por: Joana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

A atividade 'A Festa das Letras' tem como principal objetivo promover o reconhecimento das letras do alfabeto entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de forma lúdica e interativa. Dividindo a turma em grupos, cada um receberá algumas letras do alfabeto. As crianças devem criar um pequeno cartaz que inclua desenhos, colagens e palavras que comecem com as letras que receberam. Ao final, cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu cartaz, ensinando aos colegas novas palavras e letras. Este método prático e cooperativo busca engajar os alunos através de atividades manuais e estimula não apenas o aprendizado das letras, mas também habilidades de apresentação e comunicação. A atividade também está alinhada com a habilidade EF01LP04 da BNCC, que visa distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer as letras do alfabeto, diferenciando-as de outros sinais gráficos. Além disso, procura criar uma associação entre as letras e palavras, promovendo o despertar cognitivo necessário para o processo de alfabetização. Ao trabalhar em grupo, os alunos também desenvolvem habilidades sociais, como a cooperação e o respeito pelo turno de fala, essenciais para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativo. A apresentação dos cartazes estimula a autoexpressão e amplia o vocabulário dos estudantes, criando uma relação positiva com a língua e a comunicação.

  • Reconhecer e identificar as letras do alfabeto.
  • Diferenciar letras de outros símbolos gráficos.
  • Criar associações entre letras e palavras.
  • Estimular habilidades sociais através do trabalho em grupo e apresentações.
  • Ampliar o vocabulário e a autoexpressão dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra na alfabetização inicial, compreendendo o reconhecimento e uso das letras do alfabeto. Além disso, enfoca habilidades de segmentação de palavras em sílabas, pois, mesmo que não seja o foco central da atividade, é uma habilidade natural que emerge quando se trabalha com palavras. O plano também envolve o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, essenciais para o processo de alfabetização. Combinando componentes linguísticos e sociais, esta atividade integra aprendizagem significativa, levando os alunos a utilizarem letras e palavras em contextos criativos e colaborativos.

  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Diferenciação entre letras e outros sinais gráficos.
  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais em ambiente colaborativo.
  • Ampliação do vocabulário.

Metodologia

A metodologia desta atividade fomenta a aprendizagem colaborativa através de práticas lúdicas e interativas. Ao dividir a turma em grupos, promove-se o trabalho em equipe, onde cada aluno colabora para o desenvolvimento de um projeto comum: o cartaz. O ato de criar, recortar e colar figuras associadas a diferentes letras estimula a imaginação e reforça o aprendizado visual e tátil. A apresentação dos cartazes é um momento-chave para fomentar habilidades de comunicação, além de alimentar a autoconfiança e o senso de responsabilidade entre os alunos.

  • Aprendizagem colaborativa em grupos.
  • Atividades lúdicas e interativas.
  • Estimulação da criatividade através de trabalhos manuais.
  • Apresentação e comunicação em público.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi elaborado para ser cumprido em uma aula de 60 minutos. O tempo é estruturado de maneira a permitir que todas as fases do aprendizado sejam abordadas adequadamente, sem pressa. Inicialmente, os alunos terão um breve momento de introdução à atividade, permitindo familiarização com os materiais e objetivos. Em seguida, as etapas de criação e preparação dos cartazes ocuparão a maior parte do tempo, cerca de 30 a 35 minutos. Finalmente, será realizado um momento de apresentação, onde os alunos compartilham suas descobertas com os colegas, garantindo a aplicação prática das habilidades desenvolvidas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão de grupos e explicação dos objetivos (10 minutos)
  • Momento 1: Boas-vindas e Preparação do Ambiente (Estimativa: 5 minutos)
    Receba os alunos cordialmente, estimulando um ambiente acolhedor. Diga aos alunos que hoje será um dia especial, cheio de diversão e aprendizado. Organize a sala de forma que os materiais estejam facilmente acessíveis e as cadeiras em formato circular para incentivar a interação.

    Momento 2: Explicação Inicial da Atividade A Festa das Letras (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos sentados em círculo e explique a atividade 'A Festa das Letras'. Informe que eles trabalharão em grupos para criar cartazes que ajudem no reconhecimento das letras do alfabeto. Destaque a importância de se ajudar mutuamente. Use expressões como 'É importante que todos participem' e 'Trabalhem juntos para aprender com diversão'.

    Momento 3: Regras do Trabalho em Grupo e Distribuição de Materiais (Estimativa: 5 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e distribua uma variedade de letras do alfabeto para cada grupo. Explique as regras de respeito e colaboração. Diga algo como: 'Observem se todos do grupo estão sendo ouvidos e têm a chance de contribuir'. Em seguida, distribua os materiais, incluindo papel de cartolina, revistas para recorte, e outros recursos listados.

    Momento 4: Discussão dos Objetivos e Benefícios da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Converse brevemente sobre o porquê da atividade. Pergunte-lhes por que pode ser legal conhecer as letras diferentes e como isso é útil no dia a dia. Destaque que aprenderem juntos também desenvolverá suas habilidades de trabalho em equipe.

    Momento 5: Estrutura das Apresentações dos Cartazes (Estimativa: 5 minutos)
    Explique como será importante compartilhar o trabalho de cada grupo ao final. Diga que cada grupo terá um tempo para mostrar seu cartaz e ensinar novas palavras ao resto da turma. Diga: 'Pense de que forma criativa vão apresentar o que aprenderam'.

  • Aula 1: Criação dos cartazes em grupos, envolvendo práticas de colagem e desenho (30-35 minutos)
  • Momento 1: Início da Criação dos Cartazes (Estimativa: 5 minutos)
    Oriente os alunos a se agruparem de acordo com a divisão previamente feita. Explique que eles usarão os materiais distribuídos para criar cartazes que representem as letras do alfabeto que receberam. Diga algo como: 'Cada grupo tem a missão de criar um cartaz bonito e informativo'. Permita que cada grupo escolha um líder para organizar a dinâmica interna do grupo.

    Momento 2: Desenvolvimento dos Cartazes - Desenho e Colagem (Estimativa: 20 minutos)
    Pergunte se todos os grupos estão com os materiais adequados e ofereça assistência conforme necessário. Permita que os alunos usem revistas para encontrar palavras e imagens que correspondam às letras designadas. Diga: 'Pense nas palavras que começam com as letras do seu cartaz e busquem em revistas para recortar'. Enquanto os alunos trabalham, caminhe entre os grupos, fornecendo feedback positivo: 'Bom trabalho! Vejo que vocês estão colaborando bem'. Observe o envolvimento dos alunos e incentive o uso criativo dos materiais disponíveis.

    Momento 3: Finalização dos Cartazes e Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Alerte os grupos quando faltarem 5 minutos para o término. Diga: 'Concluam as ideias principais para o cartaz e comecem a pensar em como vocês vão compartilhar isso com a turma'. Assegure-se de que os grupos tiveram tempo suficiente para finalizar o cartaz. Peça aos alunos que organizem o espaço de trabalho para a apresentação, lembrando-os de que cada grupo terá um momento de destaque.

    Momento 4: Compartilhamento de Dúvidas e Avaliação de Progresso (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos e compartilhe algumas observações sobre o que viu durante a atividade. Pergunte: 'O que vocês acharam mais fácil ou difícil ao fazerem o cartaz?'. Permita que cada grupo compartilhe rapidamente um aspecto do seu processo. Diga: 'É importante que todos aprendam uns com os outros, vejam como seus colegas resolveram desafios semelhantes'. Proporcione um espaço seguro para reflexões e aprendizado mútuo.

  • Aula 1: Apresentação dos cartazes, compartilhamento com a turma e feedback (15-20 minutos)
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 5 minutos)
    Organize a turma em um semicírculo para que todos possam ver as apresentações. Explique que cada grupo terá um tempo para apresentar seu cartaz e destacar as letras e palavras escolhidas. É importante que cada aluno do grupo tenha a oportunidade de falar algo. Diga: 'Vocês terão o apoio dos colegas, então, fiquem à vontade para compartilhar o que aprenderam'. Reforce a importância do respeito e atenção durante as apresentações.

    Momento 2: Apresentações dos Cartazes (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar o seu trabalho. Cada apresentação deve durar em torno de 3 minutos. Incentive as crianças a falarem sobre o processo de criação e as palavras que escolheram. Pergunte: 'Por que vocês escolheram essas palavras?' e 'Como essas letras são usadas em outras palavras que vocês conhecem?'. Avalie o interesse e engajamento dos alunos durante a apresentação, observando como cada um contribui para o grupo.

    Momento 3: Discussão Pós-Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Após as apresentações, reúna toda a turma para uma breve reflexão sobre a atividade. Pergunte a eles o que aprenderam de novo e como foi trabalhar em grupo. Você pode dizer: 'O que foi mais divertido na criação do cartaz de vocês?' Incentive os alunos a darem feedbacks positivos sobre as apresentações dos colegas, como 'Gostei de como vocês mostraram a letra X no cartaz'. Observe as respostas e anote qualquer dificuldade mencionada que pode ser abordada em aulas futuras.

    Momento 4: Avaliação e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Realize uma avaliação informal baseada na observação da participação dos alunos, a criatividade dos cartazes e a clareza nas apresentações. Diga algo como: 'Vocês foram incríveis em contar sobre suas letras e palavras'. Encerre a atividade agradecendo a participação de todos e ressaltando o que cada grupo trouxe de especial. Prepare-se para registrar essas observações para uso futuro em planejamentos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, permita que movimentem-se durante as apresentações, se necessário. Incentive pausas curtas para manter a concentração. Para os alunos do espectro autista, antecipe as atividades por meio de instruções claras e ofereça suporte visual das etapas. Para os alunos com deficiência intelectual, disponibilize ajudantes de pares para auxiliar com a comunicação durante as apresentações. Reconheça que todos os alunos aprendem de maneiras diversas e mantenha um ambiente seguro e inclusivo, onde cada criança se sinta valorizada e respeitada.

Avaliação

A avaliação desta atividade pode ser feita através de diferentes metodologias adaptáveis ao contexto da sala de aula. Cada opção de avaliação deve considerar o perfil diverso dos alunos, bem como fornecer um feedback formativo e construtivo. Como exemplo, a avaliação pode ser prática, avaliando a criatividade e clareza na execução dos cartazes e a participação ativa durante as apresentações. Os critérios de avaliação incluirão a capacidade dos alunos de identificar letras e palavras, a colaboração dentro dos grupos e a clareza na comunicação durante as apresentações. Outra opção é o uso de observação, onde o professor avalia o engajamento e participação dos alunos no decorrer da atividade. Esse feedback pode ser compartilhado com os alunos através de conversas individuais ou em pequenos grupos, de forma a apoiar seu desenvolvimento contínuo.

  • Avaliação prática dos cartazes (criatividade, clareza, organização).
  • Avaliação da participação e colaboração em grupo.
  • Clareza e envolvimento na apresentação oral dos cartazes.
  • Observação de engajamento dos alunos durante o processo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade estão focados em materiais acessíveis e de fácil manipulação para os alunos. Papel de cartolina, revistas e jornais para recorte, cola, tesouras com ponta redonda (para segurança), lápis de cor e qualquer outro material de arte que os alunos queiram utilizar para decorar seus cartazes estão entre os itens necessários. Esses recursos promovem a criatividade, permitem a personalização dos projetos e são de baixo custo, facilitando a implementação prática da atividade por parte dos professores, sem sobrecarga financeira.

  • Papel de cartolina em várias cores.
  • Revistas e jornais antigos para recorte.
  • Cola e tesouras com ponta redonda.
  • Lápis de cor, giz de cera e canetinhas.
  • Materiais adicionais de decoração a critério dos alunos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a prática docente é desafiadora e que o professor já lida com muitas responsabilidades, mas é essencial garantir estratégias inclusivas e de acessibilidade para todos os alunos. Para alunos com TDAH, recomenda-se dividir as tarefas em pequenos passos, oferecendo pausas regulares para manutenção do foco. No caso de alunos com transtorno do espectro autista, pode ser útil o uso de uma agenda visual para ajudá-los a entender o cronograma da atividade e o que se espera deles. Para alunos com deficiência intelectual, simplifique as instruções e forneça assistência individual quando necessário. Incentivar a interação entre os alunos pode ajudar a criar um ambiente mais receptivo e inclusivo. Além disso, usar pistas visuais e apoio verbal contínuo podem ser estratégias eficazes para envolver todos os alunos. Estabelecer uma comunicação regular com as famílias pode ajudar a oferecer suporte adicional em casa e garantir que os alunos estejam progredindo bem em seu aprendizado.

  • Divisão da tarefa em etapas menores para alunos com TDAH.
  • Uso de agendas visuais para alunos com transtorno do espectro autista.
  • Fornecimento de assistência individual para alunos com deficiência intelectual.
  • Estímulo à interação e cooperação entre todos os alunos.

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