Jogo de Memória dos Numerais

Desenvolvida por: Vanesa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Numerais

Nesta aula, os alunos participarão de um jogo de memória que visa trabalhar a identificação e o uso dos numerais em diferentes contextos. O objetivo é promover não apenas o reconhecimento imediato dos numerais em suas formas escrita e numérica, mas também a discussão e a reflexão sobre a utilização dos mesmos em situações cotidianas. Este jogo de memória é desenhado para ser uma ferramenta interativa que aos poucos irá construir nos alunos a capacidade de fazer associações lógicas e práticas, estimulando a memória e a capacidade cognitiva. Com o auxílio do professor, os alunos também discutirão o significado e o uso de diferentes tipos de numerais no dia a dia, gerando um ambiente propício para a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a compreensão dos numerais e a capacidade de identificar contextos de uso para cada tipo de numeral. Com a prática do jogo de memória, os alunos aprimoram sua memória e suas habilidades de raciocínio lógico ao relacionar formas diferentes de numeração com suas aplicações práticas. A atividade também visa fomentar discussões que ajudem os alunos a refletir criticamente sobre a funcionalidade dos numerais em diversos contextos do dia a dia, preparando-os para aplicar esse conhecimento em situações reais.

  • Identificar e relacionar diferentes formas de representação de numerais.
  • Desenvolver a capacidade de memória através de exercícios práticos.
  • Discutir e aplicar conceitos teóricos de numerais em situações cotidianas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP05: Analisar os usos das classes de palavras já estudadas no desenvolvimento, ampliação e diversificação de sentidos em textos, como estratégia argumentativa, demonstrando consciência de suas escolhas.
  • EF06LP06: Estabelecer relação entre práticas de produção em diferentes contextos socioculturais usando o conhecimento linguístico e gramatical como ferramenta de elaboração da escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da aula irá explorar os numerais em suas várias formas e usos no cotidiano. Serão trabalhados tanto os numerais cardinais, quanto os ordinais e os romanos, associando cada um deles a diferentes aplicações no dia a dia dos alunos. A compreensão das diferentes representações numéricas permitirá uma visão mais abrangente sobre como os dados e números são estruturados em diferentes contextos, facilitando a interpretação de informações e fomentando o raciocínio lógico.

  • Estudo de numerais cardinais e ordinais.
  • Compreensão dos numerais romanos e suas aplicações.
  • Associações práticas de numerais em contextos diários.

Metodologia

A metodologia aplicada será centrada em atividades lúdicas e interativas, onde o jogo de memória atua como elemento mediador do aprendizado. Esta abordagem busca garantir o engajamento dos alunos através de uma experiência direta e prática que combina o desenvolvimento cognitivo com o estímulo à interação social. A aula favorece a colaboração e a construção coletiva de conhecimento, incentivando os estudantes a aprender de maneira ativa e participativa. Serão feitas intervenções pontuais pelo professor para direcionar e enriquecer as discussões surgidas no decorrer da atividade.

  • Utilização de jogo de memória para engajamento.
  • Promover discussões guiadas pela interação com os pares.
  • Intervenções do professor para direcionar a reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi pensado para uma única aula de 60 minutos. Durante esse período, a turma será dividida em grupos pequenos para uma experiência mais gerenciável e envolvente. A aula será iniciada com uma breve introdução ao tema dos numerais, seguida pela atividade prática do jogo. Ao final, uma discussão em grupo será fomentada para contextualizar o aprendizado e refletir sobre os numerais no cotidiano. Essa estrutura busca otimizar o tempo dedicado a cada etapa, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam atingidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema dos numerais e organização dos grupos para o jogo de memória; execução da atividade prática; discussão e reflexão final sobre o uso dos numerais no cotidiano.
  • Momento 1: Introdução ao tema dos numerais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema dos numerais de forma clara e objetiva. Explique brevemente a importância dos numerais no dia a dia, contextualizando em situações cotidianas, como contagem de objetos, organização temporal e localização. É importante que você utilize exemplos práticos, como calendários e endereços, para tornar a explicação mais palpável. Observe se os alunos estão acompanhando a apresentação e incentive-os a compartilharem exemplos de uso dos numerais que conhecem.

    Momento 2: Organização dos grupos para o jogo de memória (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando uma distribuição equilibrada de habilidades entre os alunos. Permita que cada grupo escolha um nome para aumentar o engajamento e o sentimento de equipe. Explique as regras do jogo de memória dos numerais, enfatizando a necessidade de colaboração. É crucial que os alunos compreendam como jogar antes de iniciar. Aproveite este momento para resolver possíveis dúvidas.

    Momento 3: Execução da atividade prática - Jogo de Memória dos Numerais (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua as cartas personalizadas com numerais para cada grupo. Esse é o momento em que os alunos estarão mais ativos, realizando associações entre as cartas. Enquanto eles jogam, circule pela sala para observar sua participação e engajamento, oferecendo apoio quando necessário. Incentive-os a explicar uns aos outros a lógica por trás das escolhas feitas durante o jogo. Capture evidências de aprendizagem observando quais grupos conseguem fazer associações corretas mais rapidamente.

    Momento 4: Discussão e reflexão final sobre o uso dos numerais no cotidiano (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma para uma discussão sobre o que aprenderam com a atividade prática. Pergunte quais foram as dificuldades enfrentadas e as estratégias bem-sucedidas. Incentive os alunos a compartilharem maneiras pelas quais os numerais são importantes no cotidiano e como o que aprenderam pode ser aplicado em suas vidas diárias. Ao final, peça uma autoavaliação sobre o nível de compreensão e a aplicação dos numerais, recordando a importância de aprender com os erros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora esta aula seja inclusiva para todos, é importante estar atento à diversidade de ritmos de aprendizagem. Observe se algum aluno precisa de mais tempo ou suporte específico durante as atividades. Considere pares de alunos para apoio mútuo, formando duplas de suporte. Utilize recursos visuais adaptáveis para ajudar na compreensão e incentive o uso de recursos táteis para alunos que possam se beneficiar disso. Seja flexível e esteja disposto a modificar a disposição da sala para tornar a interação mais acessível e confortável para todos. Lembre-se, estamos aqui para apoiar o aprendizado de todos os alunos, e sua capacidade de adaptação é um grande trunfo.

Avaliação

A avaliação do aprendizado será dinâmica e processual, envolvendo diferentes abordagens como observação, feedback formativo e autoavaliação. O objetivo é certificar-se de que os alunos desenvolvam uma compreensão sólida dos numerais e suas aplicações práticas e possam refletir sobre essa nova aquisição de conhecimento. Critérios como a capacidade de identificar corretamente os numerais, participar ativamente das discussões e aplicar conceitos de forma contextual serão considerados. Exemplo prático da aplicação será observar como os alunos se engajam e quais conexões eles fazem durante o jogo e as discussões posteriores, assim como suas habilidade em aplicar esse conhecimento em problemas do dia a dia.

  • Observação da participação e engajamento no jogo.
  • Feedback formativo sobre o desempenho nas discussões.
  • Autoavaliação referente à compreensão e aplicação dos numerais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem cartas personalizadas para o jogo de memória, que apresentam numerais em diferentes formas. O uso de materiais visuais e táteis visa facilitar a compreensão dos alunos e fortalecer a memória visual e associativa. O ambiente da sala será organizado de forma a facilitar a interação e a troca de ideias entre os participantes, permitindo uma participação ativa e colaborativa durante a aula. Além disso, ferramentas de apoio como quadros ou flipcharts poderão ser usadas pelo professor para orientar a discussão e apresentar conteúdos adicionais.

  • Cartas personalizadas com numerais para o jogo de memória.
  • Quadros ou flipcharts para apoio visual.
  • Espaço de sala adaptado para facilitação da interação em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, reconhecemos a complexidade e a carga de trabalho que muitas vezes você enfrenta, mas vale a pena destacar que estratégias de inclusão e acessibilidade simples podem fazer uma diferença significativa na participação e engajamento de todos os alunos. Embora esta turma não possua alunos com condições ou deficiências específicas, é fundamental garantir que as atividades sejam acessíveis a todos, incluindo adaptações nos recursos visuais, caso necessário, e promover uma comunicação aberta onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas dificuldades e necessidades. Incentivar a colaboração e o suporte mútuo entre os colegas também contribui para um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo.

  • Adaptação dos recursos visuais para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente de apoio e comunicação aberta.
  • Estímulo à colaboração e suporte mútuo entre alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo