Batalha de Gírias: Descubra o Dialeto

Desenvolvida por: Joelma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Variedades linguísticas

A atividade foi planejada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Médio em um jogo dinâmico denominado 'Batalha de Gírias: Descubra o Dialeto', focando na identificação de gírias e expressões em diferentes dialetos do português falado no Brasil. O propósito da atividade é explorar a diversidade linguística existente no país, promovendo a riqueza cultural das variantes regionais. Trabalhando em grupos, os alunos aprofundarão seu entendimento sobre as variações do idioma, enquanto desenvolvem habilidades cognitivas e sociais. Após as dinâmicas do jogo, haverá uma discussão orientada pelo professor abordando como essas gírias enriquecem ou dificultam a comunicação, incentivando uma reflexão crítica sobre o tema.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em promover o reconhecimento da diversidade linguística do idioma português falado no Brasil, integrando aspectos socioculturais e históricos. Além disso, visa desenvolver a habilidade dos alunos em colaborar em grupos, fortalecer a capacidade de argumentação respeitosa e a demonstração de empatia, respeitando diferentes visões culturais. A atividade terá um enfoque ativo, incentivando os alunos a utilizarem suas experiências prévias no uso de gírias e expressões regionais enquanto engajam no aprendizado prático, orientado por projeções culturais. Esta prática contribuirá para a formação acadêmica e socioemocional, alinhando-se com as diretrizes da BNCC para o ensino médio, e incentivando um aprendizado significativo e contextualizado.

  • Reconhecer a diversidade linguística do português falado no Brasil.
  • Analisar a influência cultural e histórica das variantes dialetais regionais.
  • Desenvolver habilidades de colaboração em grupos.
  • Para desenvolver habilidades de colaboração em grupos, a atividade 'Batalha de Gírias: Descubra o Dialeto' está estruturada de modo a incentivar a interação entre os alunos, promovendo um ambiente propício ao trabalho em equipe. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, com 4 a 5 integrantes, aumentando a oportunidade de cada um participar de forma ativa e expressiva. Dentro desses grupos, eles terão a tarefa de compartilhar conhecimentos prévios e contribuir por meio de pesquisas adicionais, tornando a dinâmica colaborativa e participativa. Ao discutirem e explicarem as gírias a seus colegas, os alunos aprimoram não apenas suas habilidades de comunicação, mas também a capacidade de ouvir e considerar diferentes perspectivas.

    Além disso, cada grupo receberá a missão de desafiar os outros grupos, o que fortalece o espírito de colaboração, pois os alunos terão que unir esforços para escolher gírias e investigar seu uso e significado. Este processo ajuda a desenvolver habilidades de negociação e tomadas de decisão conjunta, essenciais para o sucesso grupal. Para orientar e reforçar essas práticas colaborativas, o professor desempenha um papel fundamental ao circular pelos grupos, incentivando a participação equitativa e intervindo apenas para facilitar a comunicação e resolver possíveis impasses. Desta forma, espera-se que os alunos aprendam a cooperar, reconhecer a importância das contribuições individuais e coletivas, e construir juntos um entendimento ampliado sobre a diversidade linguística do português no Brasil.

    Por fim, a atividade culmina em uma discussão guiada, onde os alunos serão estimulados a refletir sobre sua experiência de trabalho em equipe, compartilhando desafios enfrentados e as estratégias que utilizaram para superá-los. Essa reflexão crítica facilita o crescimento pessoal e coletivo, permitindo que os alunos reconheçam a importância do trabalho colaborativo em contextos diversos. A prática de documentar suas descobertas durante o jogo também funcionará como um exercício de divisão de tarefas e asseguramento de que todos os membros do grupo participem de maneira equitativa, garantindo que o aprendizado seja um processo compartilhado e construído coletivamente.

  • Fomentar o respeito e a empatia por diversas culturas e dialetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP30: Analisar os diferentes contextos de uso e circulação das línguas e suas variedades, reconhecendo as diversas manifestações culturais e socioculturais.
  • EM13LP02: Compreender e usar expressões idiomáticas e gírias como elementos culturais, identificando diferenças e semelhanças em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi estruturado para abordar aspectos das variedades linguísticas do português falado em diferentes regiões do Brasil, enfatizando suas características culturais e históricas. Além disso, inclui a análise de contextos socioculturais que influenciam o uso de gírias e expressões, permitindo aos alunos entenderem a relações entre língua e identidade cultural. Ao promover o trabalho em grupo, a atividade também incorporará elementos de educação socioemocional, tais como empatia e comunicação eficiente, essenciais para um ambiente escolar inclusivo e colaborativo.

  • Variedades regionais e dialetais do português no Brasil.
  • Contextos históricos e culturais de uso das gírias.
  • Relação entre língua e identidade cultural.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Batalha de Gírias' integra métodos de ensino inovadores que promovem um ambiente interativo e colaborativo. Iniciando com uma introdução guiada pelo professor sobre o tema, os alunos serão então divididos em equipes para participar do jogo, que é a atividade principal. Esta abordagem pratica incentiva o aprendizado ativo, desafia os alunos a aplicar seu conhecimento prévio e a trabalhar em grupo para construir novo conhecimento de maneira cooperativa. A gamificação da sala de aula tornará o aprendizado encorajador e envolvente, enquanto a discussão final estimulará o pensamento crítico e a análise reflexiva do conteúdo trabalhado.

  • Introdução ao tema por parte do professor.
  • Formação de grupos para atividades colaborativas.
  • Jogo interativo baseado em gírias e dialetos.
  • Discussão em sala sobre a percepção de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Batalha de Gírias: Descubra o Dialeto' será executada ao longo de uma aula de 60 minutos, permitindo uma imersão completa e foco no tema. Este cronograma foi planejado para maximizar o engajamento dos alunos, o que se inicia com uma introdução de 15 minutos sobre a importância e diversidade das variedades linguísticas. Em seguida, 30 minutos serão dedicados à dinâmica do jogo, a parte central da atividade, que visa aplicar o conhecimento debatido. O restante da aula será utilizado para promover uma discussão coletiva de 15 minutos sobre as descobertas e aprendizagens realizadas, fechando com reflexões e considerações finais.

  • Aula 1: Introdução ao tema, jogo de gírias regionalistas e discussão/reflexão final.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema da diversidade linguística no Brasil. Utilize recursos audiovisuais, como clipes curtos que exemplifiquem diferentes dialetos e gírias regionais. É importante que destaque a relevância cultural e histórica dessas variações. Pergunte aos alunos se eles conhecem gírias de outras regiões e permita que compartilhem exemplos. Observe se os alunos estão envolvidos e incentive sua participação fazendo perguntas diretas.

    Momento 2: Jogo de Gírias Regionalistas (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Distribua listas de gírias regionais e explique as regras do jogo, no qual um grupo desafia o outro a adivinhar o significado das gírias. Oriente os alunos a documentarem suas descobertas e incentivem discussões sobre as expressões que consideraram mais interessantes ou desafiadoras. Sugira que utilizem recursos impressos e digitais como apoio. Avalie a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade. Intervenha quando necessário para esclarecer dúvidas ou estimular o debate linguístico.

    Momento 3: Discussão e Reflexão Final (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza uma discussão guiada sobre como as gírias e as variações linguísticas podem enriquecer ou dificultar a comunicação. Formule perguntas que instiguem uma análise crítica, como: Como as gírias podem reforçar a identidade cultural? ou Quais os desafios que enfrentamos ao nos comunicarmos usando dialetos diferentes?. Permita que os alunos expressem suas opiniões e façam perguntas. Proponha uma atividade de reflexão escrita, onde cada aluno poderá resumir o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento em suas vidas. Avalie as reflexões escritas como parte do processo formativo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, disponibilize todos os materiais em formatos acessíveis, por exemplo, textos impressos com letras grandes para alunos com dificuldades visuais. Use legendas nos recursos audiovisuais para os alunos que possam ter dificuldades auditivas. Permita que os alunos escolham participar de grupos nos quais se sintam mais confortáveis. Se houver alunos com diferentes necessidades de aprendizado, forneça informações complementares ou mentorias breves individualizadas durante os momentos de grupo. Essa abordagem compreensiva não só promove a inclusão, mas também encoraja um ambiente de aprendizado respeitoso e colaborativo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Batalha de Gírias: Descubra o Dialeto' permitirá utilizar abordagens variadas para medir o aprendizado dos alunos. A avaliação será principalmente formativa, focando em observar o envolvimento nos grupos e as contribuições individuais feitas durante o jogo e a discussão. Critérios de avaliação incluem a capacidade de comunicação, a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de refletir criticamente sobre o uso das gírias discutidas. Um exemplo prático de aplicação é propor que os alunos redijam uma pequena reflexão escrita como tarefa de casa, abordando as aprendizagens adquiridas. Além disso, feedback formativo e construtivo será entregue durante a atividade para ajudar os alunos a desenvolver as habilidades abordadas, permitindo ajustes em tempo real e oportunos ao processo educacional.

  • Observação formativa da participação do aluno na atividade.
  • Reflexão escrita sobre o aprendizado e aplicação do conteúdo.
  • Feedback durante o processo para ajustes e melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para implementar a atividade 'Batalha de Gírias: Descubra o Dialeto', uma diversidade de recursos será empregada para enriquecer o aprendizado. Ferramentas acessíveis e práticas serão integradas ao processo ensino-aprendizagem, como listas de gírias por regiões, impressos de apoio ao jogo, bem como materiais visuais para facilitar a compreensão dos conteúdos. Além disso, o uso de tecnologia pode ser aproveitado na exibição de vídeos que ilustram gírias regionais, usando equipamentos de projeção disponíveis na escola, sem onerar financeiramente o projeto.

  • Listas de gírias regionais.
  • Materiais impressos para apoio visual.
  • Recursos audiovisuais para exemplificar gírias e contextos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a sobrecarga de trabalho está presente na rotina diária de muitos docentes, mas a implementação de estratégias de inclusão e acessibilidade é essencial para garantir que todos os alunos possam participar efetivamente. Para esta atividade, recomendamos adaptações que assegurem acessibilidade ao conteúdo apresentado, como a utilização de linguagem clara e simplificada quando necessário e um espaço de sala de aula acessível a todos. Recursos audiovisuais podem desempenhar um papel significativo, ajudando aqueles com diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, estratégias de comunicação que encorajam a inclusão, como escuta ativa e o uso de feedback construtivo, devem ser promovidas durante toda a atividade, assegurando que todos os alunos sintam-se respeitados e ouvidos.

  • Uso de linguagem clara e simplificada.
  • Ambiente de ensino acessível e inclusivo.
  • Recursos audiovisuais para apoiar a compreensão.
  • Promoção de comunicação inclusiva e de feedback construtivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo