O Piquenique dos Balões Falantes

Desenvolvida por: Nileid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura de imagens em narrativas visuais

Esta atividade integrará os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo dos quadrinhos através de uma experiência de sala de aula invertida. Com o tema central de um piquenique, os alunos explorarão diferentes tipos de balões de fala e seus efeitos na narrativa, incentivando a leitura de imagens e a interpretação de recursos gráficos. Além de identificar esses elementos, os alunos desenvolverão suas próprias histórias em quadrinhos curtas, expressando emoções e ações dos personagens por meio de balões de fala criativos. A atividade objetiva melhorar a leitura e a compreensão de narrativas visuais, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social através da interação colaborativa e criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são multidimensionais. Visam desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e interpretar a função dos balões de fala nos quadrinhos, promovendo a leitura crítica de aspectos gráficos e visuais. Além disso, as atividades práticas de criação de quadrinhos permitem a aplicação do conhecimento adquirido de forma criativa, incentivando a expressão individual e em grupo. Deve-se ressaltar a importância de se alinhar as atividades com o desenvolvimento das competências previstas na BNCC, assegurando que os alunos sejam capazes de construir sentido nas narrativas pictóricas de forma independente e confiante.

  • Identificar e interpretar diferentes tipos de balões de fala em quadrinhos.
  • Expressar emoções e ações através de balões de fala ao criar seus próprios quadrinhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade cobre os elementos essenciais das narrativas visuais, focando na interpretação e uso dos balões de fala em quadrinhos. Os alunos serão introduzidos aos diferentes formatos de balões e suas funções comunicativas em histórias. A partir disso, a atividade promoverá a prática criativa, onde os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos criando suas próprias histórias, experimentando com balões para transpor emoções e ações. Essa abordagem facilita a compreensão prática de conceitos teóricos e estimula o engajamento e aprendizado colaborativo, fortalecendo as bases para o desenvolvimento contínuo das habilidades de linguagem visual.

  • Elementos básicos das histórias em quadrinhos.
  • Tipos de balões de fala e seus efeitos na narrativa.
  • Criação de quadrinhos com ênfase em balões de fala.

Metodologia

A metodologia central desta atividade é a sala de aula invertida, que promove a exploração ativa e colaborativa de conceitos antes e durante a aula. Alunos terão acesso prévio a materiais visuais e tutoriais, permitindo que cheguem na aula preparados para aplicar seus conhecimentos em práticas criativas. A construção de quadrinhos pessoalmente envolve metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos e problemas, onde os alunos são os protagonistas do próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades criativas e comunicativas enquanto participam ativamente do processo ensinando e aprendendo entre pares.

  • Sala de aula invertida para introdução aos conceitos.
  • Aprendizagem baseada em projetos através da criação de quadrinhos.
  • Colaboração e troca de feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ocorrer em uma única sessão de 60 minutos, aproveitando ao máximo o tempo de aula invertida. Os primeiros 15 minutos serão dedicados a uma revisão dos conceitos chave dos quadrinhos, seguidos por 30 minutos de atividade prática com os alunos criando suas próprias histórias. Os 15 minutos finais são destinados à apresentação das criações e discussão em grupo, analisando como os diferentes tipos de balões transportam as mensagens e emoções pretendidas, com espaço para feedback construtivo.

  • Aula 1: Revisão dos conceitos chave e criação de quadrinhos em 60 minutos.
  • Momento 1: Introdução aos Quadrinhos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula revisando com os alunos o que são histórias em quadrinhos. Explique, de forma simples, que os quadrinhos contam histórias através de desenhos e balões de fala. Mostre exemplos impressos de quadrinhos, destacando os diferentes tipos de balões de fala (ex: fala, pensamento, grito). É importante que os alunos fiquem atentos aos detalhes nos balões, como tamanho e cor, que podem indicar emoção e volume da fala.

    Momento 2: Exploração dos Balões de Fala (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua diferentes quadrinhos para cada grupo. Permita que os alunos explorem os quadrinhos, focando nos diferentes tipos de balões de fala. Peça que identifiquem e discutam como os balões ajudam a contar a história. Observe se os alunos estão reconhecendo os tipos de balões e incentivando a troca de ideias dentro dos grupos.

    Momento 3: Criação de Quadrinhos em Dupla (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a formarem duplas e distribua papéis brancos, lápis e marcadores coloridos. A atividade consiste em criar uma história curta de quadrinhos de três quadros, utilizando balões de fala para expressar emoções e ações dos personagens. Incentive a criatividade e ofereça suporte, se necessário, orientando sobre o uso dos balões. Avalie a participação e a criatividade das duplas, observando como utilizam os diferentes tipos de balões de fala.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha algumas duplas para apresentarem seus quadrinhos. Permita que, após cada apresentação, os colegas dêem feedbacks positivos e sugiram melhorias. Oriente os alunos a falarem sobre o porquê dos balões escolhidos em suas histórias. Avise que essa é uma forma de autoavaliação e heteroavaliação, reforçando a importância do feedback construtivo para a aprendizagem coletiva.

Avaliação

A avaliação será realizada através de métodos formativos e somativos, focados na observação contínua e apreciação das atividades práticas dos alunos. O objetivo é verificar o reconhecimento e aplicação dos conceitos de balões de fala nos quadrinhos criados. Critérios de avaliação incluirão criatividade, clareza na utilização dos balões e coerência narrativa. Exemplos práticos de avaliação incluem a observação da capacidade dos alunos de articular sentimentos e ações com balões apropriados, além do auto e heteroavaliação para reforçar o aprendizado crítico. Esta abordagem é adaptável, permitindo ajustes no critério para atender alunos com diferentes necessidades, e inclui feedback construtivo para fomentar o desenvolvimento contínuo.

  • Observação contínua e feedback.
  • Autoavaliação e heteroavaliação dos quadrinhos criados.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar a condução da atividade, serão utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, incluindo impressos com exemplos de quadrinhos, papéis em branco, lápis e marcadores coloridos. Ferramentas digitais podem ser incorporadas para alunos que têm acesso a dispositivos, permitindo o uso de softwares ou aplicativos de design gráfico simples. A inclusão de materiais interativos promove um ambiente de aprendizagem multifacetado, onde as crianças podem escolher entre métodos convencionais e digitais conforme suas preferências, reforçando a flexibilidade e adaptabilidade do plano de aula.

  • Impressos com exemplos de quadrinhos.
  • Papéis em branco, lápis e marcadores coloridos.
  • Softwares ou aplicativos de design gráfico (opcional).

Inclusão e acessibilidade

Entendemos as diversas demandas enfrentadas pelos professores e ressaltamos a importância de promover a inclusão e acessibilidade de forma prática e sensível. Nesta atividade, não há alunos com necessidades específicas identificadas, mas a estratégia permanecerá flexível para atender diversas necessidades. A sala de aula invertida e métodos visuais inclusivos podem ser adaptados, permitindo diferentes ritmos de aprendizado. Considerar feedback individualizado e possibilitar formatos diversos de expressão nas criações são algumas maneiras de garantir que a atividade seja acessível a todos. Também, criar um ambiente de aprendizado colaborativo e focado no respeito mútuo, ajuda na inclusão de todos os estudantes.

  • Flexibilidade metodológica para atender diferentes ritmos de aprendizado.
  • Feedback personalizado para apoiar o desenvolvimento de cada aluno.
  • Criação de um ambiente colaborativo e inclusivo.

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