Oficina de Criação: Meu Ponto de Vista

Desenvolvida por: Dilcin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos Opinativos e Educação Socioemocional

A atividade proposta se desenvolve no formato de uma oficina de criação de textos opinativos destinada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes irão explorar os elementos fundamentais da escrita dissertativa, focando em como estruturar argumentos de forma coerente e persuasiva. Após uma breve apresentação sobre a estrutura de textos opinativos, cada aluno escolherá um tema atual de interesse pessoal para desenvolver seu ponto de vista por escrito. Seguindo-se dessa etapa, os alunos formarão duplas para trocar textos e fornecer feedback, promovendo habilidades de colaboração e crítica construtiva. Essa atividade, além de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de escrita, tem como propósito trabalhar competências socioemocionais, como empatia, ao estimular os alunos a considerar e respeitar diferentes perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados na ampliação das competências de escrita e reflexão crítica dos alunos, em consonância com as diretrizes da BNCC. Ao desenvolver textos opinativos, os estudantes são incentivados a estruturar suas ideias de forma clara e organizada, praticando a argumentação lógica. Além disso, a atividade visa fomentar habilidades de comunicação efetiva, através da troca de feedbacks entre pares, etapa que promove um ambiente colaborativo e de respeito mútuo, onde os alunos aprendem a valorizar a diversidade de opiniões.

  • Desenvolver competências de escrita e argumentação.
  • Fomentar a leitura crítica e consideração de diferentes opiniões.
  • Estimular a capacidade de dar e receber feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Construir textos dissertativos argumentativos, defendendo uma opinião ou ponto de vista.
  • EF67LP26: Criticar pontos de vista apresentados em diferentes textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da oficina está cuidadosamente elaborado para proporcionar uma compreensão ampla e integrada dos textos opinativos. Serão abordados conceitos como a estrutura básica de uma dissertação, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão, e a importância de argumentos sustentados por textos de apoio. Além disso, os alunos explorarão temas atuais que favorecerão a conexão entre a teoria e questões práticas do cotidiano, enriquecendo a experiência de aprendizagem e motivando-os a aplicar o conhecimento em projetos pessoais.

  • Estrutura dos textos opinativos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Construção e sustentação de argumentos.
  • Temas atuais e sua relevância social.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade promove o uso de práticas ativas que incentivam o protagonismo estudantil e a reflexão crítica. Com uma estrutura que combina ensino expositivo para fundamentação teórica e atividades práticas de escrita e troca de feedbacks, promove-se uma aprendizagem significativa. Os alunos são incentivados a explorar temas de interesse pessoal, o que não só estimula engajamento, mas também amplia sua visão de mundo e capacidade argumentativa. Essa abordagem garante que os alunos exerçam sua autonomia ao longo do processo, ao mesmo tempo em que se beneficiam de um ambiente colaborativo.

  • Aula expositiva sobre a estrutura dos textos opinativos.
  • Atividades práticas de escrita individual.
  • Troca de feedbacks em duplas para aprimoramento mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado de forma a otimizar o tempo e garantir uma aprendizagem profunda, mesmo dentro de uma única aula expositiva. Ao longo de 60 minutos, os alunos serão introduzidos ao conteúdo por meio de uma apresentação inicial, seguida pela atividade prática de escrita e, por fim, pela troca de feedback com os colegas. Essa sequência é pensada para garantir uma experiência de aprendizado rica e eficiente, que se adeque ao tempo disponível e atenda plenamente aos objetivos educacionais propostos.

  • Aula 1: Introdução à estrutura dos textos opinativos, escolha de temas e produção dos textos opinativos, seguidos da troca de feedbacks entre duplas.
  • Momento 1: Introdução aos Textos Opinativos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos a estrutura básica de textos opinativos, que inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. Use o projetor ou quadro interativo para exibir essa estrutura de maneira visual. É importante que você forneça exemplos de textos opinativos relevantes para a faixa etária deles. Permita que os alunos façam perguntas e estabeleça uma rápida discussão para checar o entendimento inicial.

    Momento 2: Escolha de Temas (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua aos alunos uma lista de temas atuais, ou permita que eles sugiram outros temas de interesse. Oriente-os a escolher um assunto pelo qual se sentem particularmente interessados ou que impacte seu cotidiano. Este é um bom momento para você circular pela sala e apoiar os alunos que possam ter dificuldades em escolher um tema.

    Momento 3: Redação Inicial (Estimativa: 20 minutos)
    Após a escolha do tema, instrua os alunos a começarem a escrever seu texto opinativo. Incentive-os a focar principalmente na organização das ideias e na estrutura coerente do texto. Observe se há quem precise de apoio adicional e ofereça sugestões específicas para a melhoria da estrutura e dos argumentos.

    Momento 4: Troca de Feedbacks (Estimativa: 20 minutos)
    Forme duplas e instrua os alunos a trocarem os textos com seus colegas. Oriente-os a lerem o texto do colega com atenção e a darem feedback de maneira respeitosa e construtiva. Sugira que destaquem pelo menos um ponto forte e uma sugestão de melhoria. É importante que você monitore as interações, garantindo que os feedbacks sejam pertinentes e educados, e intervenha quando necessário para modelar uma crítica construtiva.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada por meio de três métodos complementares, garantindo um diagnóstico abrangente e justo do processo de aprendizagem dos alunos. Primeiramente, a avaliação formativa permitirá que os docentes observem o envolvimento dos alunos durante as atividades e forneçam feedback imediato, reforçando o entendimento dos conceitos chave. Em segundo lugar, a avaliação dos textos opinativos escritos individualmente medirá a capacidade de argumentação e expressão escrita dos alunos, considerando critérios como clareza, organização, coerência e originalidade. Por fim, a capacidade de dar feedback construtivo aos pares também será avaliada, observando a empatia, respeito e a pertinência das críticas fornecidas, promovendo desenvolvimento da competência socioemocional.

  • Observação direta e feedback formativo durante a aula.
  • Análise dos textos opinativos quanto à estrutura e argumentos.
  • Avaliação da qualidade dos feedbacks fornecidos aos pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, serão necessários materiais que facilitem tanto a exposição teórica quanto a prática de escrita. Ferramentas multimídia, como projetor ou quadros interativos, são essenciais para a apresentação dos conceitos iniciais e para engajar visualmente os alunos. Adicionalmente, o uso de materiais escritos e recursos digitais transformam o processo de feedback em uma vivência mais rica e detalhada. Esses recursos não só apoiam a atividade em si, mas também proporcionam uma experiência de aprendizagem multimodal, capazes de atrair diferentes estilos de aprendizagem.

  • Projetor ou quadro interativo para apresentação inicial.
  • Folhas de papel e lápis ou canetas.
  • Textos exemplares e temas atuais para inspiração.

Inclusão e acessibilidade

Empatia e compreensão são essenciais ao dirimir desafios relacionados à inclusão. Embora não haja alunos com deficiências específicas nesta turma, é vital propiciar um ambiente de aprendizado acolhedor para todos. Isso incluirá a consideração de diferentes estilos de aprendizagem e ritmos pessoais ao desenhar atividades práticas. Estratégias como espalhar as informações e usar tecnologias de apoio para captar diferentes maneiras de compreensão podem ser utilizadas. Incentivar a troca de perspectivas trabalha diretamente em favor da inclusão, assim como a escolha de temas que contemplam diversidade cultural e social. Tais práticas ajudam a assegurar que todos se sintam valorizados e que suas ideias são ouvidas.

  • Consideração de diversos estilos de aprendizado nas atividades.
  • Uso de recursos tecnológicos de apoio como áudio-visuais.
  • Valorização e respeito às contribuições de todos os alunos durante as discussões.

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