Desvendando Fotonotícias

Desenvolvida por: Bitiã … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura Crítica e Multissemiótica de Fotonotícias

Esta atividade tem como propósito explorar a leitura crítica de fotonotícias, promovendo não apenas a análise do texto verbal, mas também a interpretação das imagens e como elas influenciam a percepção do leitor. A atividade está desenhada para que os alunos desenvolvam habilidades fundamentais de análise crítica e interpretação, dentro do contexto das fotorreportagens e notícias ilustradas. A atividade aborda a importância de entender o factual central e as circunstâncias de uma notícia, assim como o papel que as fotografias desempenham em moldar a narrativa. Ao oferecer várias perspectivas de análise através de trabalhos em grupo, os alunos são incentivados a explorar diferentes interpretações e a discutir como a visualidade impacta a mobilização de significados, promovendo debates sobre ética, manipulação e responsabilidade do leitor na construção crítica de sentidos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são orientados ao desenvolvimento da leitura crítica e diversificada de fotonotícias, bem como à capacidade de identificação de temas centrais e suas circunstâncias. Promover a discussão pedagógica sobre o efeito persuasivo/afetivo das imagens e suas interações com o texto verbal contribui para melhorar a qualidade das análises dissertativo-argumentativas exigidas em exames como o ENEM. Também se busca fomentar o desenvolvimento de habilidades sociais, ao motivar atitudes de respeito a opiniões diversas, autonomia e habilidades de expressão durante as apresentações.

  • Promover a leitura crítica e diversificada de fotonotícias.
  • Desenvolver a identificação de temas centrais e as principais circunstâncias a eles associadas.
  • Incentivar o debate sobre os efeitos das imagens na interpretação de notícias.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e respeito à diversidade de opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade assegura uma abordagem integrada dos elementos que constituem uma fotonotícia. Tal abordagem compreende a análise de textos verbais e visuais, com foco na construção crítica de sentidos. Através do exame de exemplos reais de notícias ilustradas, os alunos terão a oportunidade de praticar a interpretação de textos além do nível superficial, desdobrando-se em análises mais profundas que contemplam as intenções comunicativas e o contexto de produção. A seleção de notícias para análise considera também a inclusão de temas contemporâneos e relevantes, o que possibilita o exercício transversal da ética e responsabilidade no consumo midiático, fomentando a formação crítica do sujeito leitor.

  • Análise crítica de textos verbais e visuais em fotonotícias.
  • Exame de exemplos reais de notícias ilustradas.
  • Interpretação profunda além do nível textual superficial.
  • Inclusão de temas contemporâneos e éticos no contexto midiático.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada nesta atividade foca na combinação de aprendizado colaborativo e análise crítica. A formação de grupos pequenos permite a troca de diferentes perspectivas, enriquecendo o debate e a compreensão dos temas propostos. Priorizando a interação entre os alunos, a atividade está estruturada para provocar reflexão crítica e fomentar habilidades dissertativo-argumentativas por meio da discussão e da apresentação coletiva de ideias. A escolha de notícias ilustradas como material de base facilita o entendimento contextual e abre espaço para o exercício de interpretação de imagens em conjunto com o texto, valendo-se de exemplos práticos que estimulam o engajamento.

  • Aprendizado colaborativo por meio de grupos pequenos.
  • Análise crítica e reflexiva de notícias ilustradas.
  • Debate e apresentação coletiva para estimular habilidades argumentativas.
  • Utilização de exemplos práticos para engajar os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma define uma única aula de 40 minutos para o desenvolvimento da atividade. Em um primeiro momento, os alunos serão divididos em grupos, recebendo um conjunto de fotonotícias para análise. Durante o tempo reservado, cada grupo discutirá as notícias de forma crítica, visando identificar fatos centrais e a influência das imagens. Na etapa final, os grupos se reúnem para compartilhar suas descobertas e pontos de vista, sob mediação do professor. Essa estrutura não só é eficiente em termos de gerenciamento de tempo, mas também promove o engajamento dinâmico dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de grupos e análise das fotonotícias, seguida de discussão e apresentação dos resultados.
  • Momento 1: Introdução ao Tema de Fotonotícias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduza o tema das fotonotícias, explicando brevemente a importância da leitura crítica deste tipo de material. Utilize um exemplo breve de fotonotícia para ilustrar o conteúdo. É importante que contextualize a relevância das imagens na construção de narrativas jornalísticas. Peça aos alunos para compartilharem suas primeiras impressões e opiniões sobre como as imagens podem influenciar a percepção das notícias.

    Momento 2: Formação de Grupos de Trabalho (Estimativa: 5 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos, assegurando-se de que a distribuição propicie diversidade de opiniões e habilidades. Instrua os alunos a escolherem um líder de grupo que ajudará a mediar o processo cooperativo. Ofereça apoio para estudantes que possam ter dificuldades em integrar-se nos grupos.

    Momento 3: Análise das Fotonotícias em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua entre os grupos diferentes fotonotícias, disponibilizando recursos impressos ou digitais. Oriente cada grupo a analisar criticamente tanto o texto verbal quanto as imagens, identificando o tema central e possíveis manipulações visuais. Incentive que cada aluno contribua suas percepções, promovendo um ambiente colaborativo. Circule entre os grupos, promovendo questionamentos e auxiliando em eventuais dúvidas. Observe se todos estão participando e encoraje aqueles que forem mais reticentes a se expressar.

    Momento 4: Discussão e Apresentação dos Resultados (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar suas análises e reflexões para a turma, destacando os principais pontos discutidos. Incentive a turma a fazer perguntas e comentar sobre as apresentações, estimulando um debate saudável e respeitoso. Avalie a clareza das conclusões apresentadas por cada grupo, bem como a participação e envolvimento de todos os membros durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com dificuldades de socialização, permita que escolham um parceiro com quem se sintam mais confortáveis para ajuda na interação em grupo. Ofereça oportunidades para que possam contribuir em formatos alternativos, como escrita ou pequenos diálogos individuais como forma de participação. Crie um ambiente acolhedor, promovendo atividades que valorizem as contribuições únicas de cada aluno. Incentive os alunos a respeitar e valorizar diferenças, fomentando um clima de cooperação e apoio mútuo. Se necessário, ofereça recursos visuais adaptados ou instruções simplificadas para garantir a compreensão de todas as etapas da atividade.

Avaliação

A avaliação verifica a capacidade dos alunos em analisar criticamente fotonotícias e compreender o impacto das imagens na construção de sentidos. Opções incluem a elaboração de relatórios reflexivos em grupo, nos quais os alunos detalham suas descobertas e sugestões, além de apresentações orais que promovem habilidades discursivas. Os critérios acompanham a clareza na identificação de fatos centrais, a argumentação em torno das circunstâncias abordadas, a colaboração em equipe e o respeito a diferentes perspectivas. Para viabilizar uma avaliação inclusiva, são considerados o uso de feedback formativo e a adaptação de critérios, levando em conta as necessidades individuais.

  • Relatórios reflexivos em grupo destacando descobertas e sugestões.
  • Apresentações orais para promover habilidades discursivas.
  • Critérios de avaliação incluem clareza na identificação de fatos e colaboração em equipe.
  • Feedback formativo é utilizado para apoiar o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

O desenvolvimento da atividade requer o uso de notícias ilustradas impressas ou digitais, recursos audiovisuais para apresentações e quadros de escrita para organizar reflexões coletivas. A escolha de materiais acessíveis digitalmente garante que todos os alunos possam participar ativamente, e promove a inclusão tecnológica. Os recursos são adaptáveis dependendo das ferramentas disponíveis na escola, como computadores ou tablets, de modo a maximizar o uso da tecnologia como aliado no aprendizado crítico.

  • Notícias ilustradas, impressas ou em formato digital.
  • Recursos audiovisuais para apresentações em grupo.
  • Quadros de escrita para organizar reflexões coletivas.
  • Acesso a computadores ou tablets para maximizar a tecnologia no aprendizado.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que as demandas diárias do professor são inúmeras, mas visando a equidade educacional, a atividade propõe estratégias específicas para alunos com dificuldades de socialização. Para facilitar a participação desses alunos, é necessário desenvolver adaptações na formação dos grupos e no modo de comunicação, preferencialmente integrando-os em pares ou trios que ajudem na interação. O uso de recursos visuais atrativos também auxilia na captação da atenção e engajamento. Sinais de alerta como retraimento contínuo devem ser observados, permitindo intervenções através de diálogos construtivos e ajustes nos papéis atribuídos aos alunos. Adaptações nos materiais avaliativos e comunicações com familiares são essenciais para assegurar o progresso, com monitoramento e ajustes frequentes com base no desempenho individual.

  • Adaptações na formação de grupos para facilitar interação.
  • Integração de alunos com dificuldades em pares ou trios facilitadores.
  • Uso de recursos visuais atrativos para aumentar o engajamento.
  • Comunicação ajustada e monitoramento de sinais de alerta para intervenções oportunas.

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