A magia dos poemas!

Desenvolvida por: Daiana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

A atividade A magia dos poemas! é destinada a introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao mundo dos poemas, destacando a importância das rimas e sonoridades. Durante as aulas, os alunos participarão de uma roda de debate para discutir poemas conhecidos, permitindo a troca de percepções entre os colegas. Em seguida, colocarão a mão na massa, escrevendo seus próprios versos, estimulando sua criatividade e a aplicação das regras discutidas. A metodologia de sala de aula invertida incentiva a autonomia, permitindo que os estudantes estudem exemplos em casa. As aulas finais focarão na revisão e apreciação das criações poéticas, promovendo a fruição e o encantamento com o gênero. Esta atividade visa desenvolver habilidades cognitivas, como leitura, escrita e análise, além de habilidades sociais, como colaboração e empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam fortalecer a compreensão dos alunos sobre os poemas como uma forma expressiva de linguagem. Ao longo das aulas, busca-se desenvolver habilidades de reconhecimento e apreciação das rimas e sonoridades, fomentando o encantamento e a fruição. A produção autoral de poemas também é um pilar, promovendo a escrita criativa e a expressão pessoal. Essas atividades facilitarão o entendimento das funções sociais dos poemas, desde a análise até a produção e compartilhamento com outros. Além disso, ao trabalhar em grupo e discutir as suas percepções, os alunos desenvolverão habilidades interpessoais e a capacidade de seguir regras e procedimentos sociais.

  • Apreciar e identificar rimas e sonoridades em poemas.
  • Criar pequenos poemas entendendo a estrutura básica e suas funções sociais.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da produção autoral.
  • Estimular habilidades sociais por meio de debates e atividades coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP14: Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a introdução ao gênero textual poema, enfatizando a análise linguística e semiótica. Os alunos serão encorajados a identificar elementos chave como a rima e a sonoridade nos poemas, além de explorar suas aplicações e funções sociais. A prática da escrita de poemas permitirá que eles compreendam sua estrutura básica e importância enquanto meio de expressão. Ao discutir em grupo e apreciar as criações poéticas uns dos outros, os alunos integrarão habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o desenvolvimento integral dentro e fora do ambiente escolar.

  • Introdução ao gênero textual: poemas.
  • Análise de rimas e sonoridades.
  • Estrutura básica de poemas: verso e estrofe.
  • Funções sociais e emocionais dos poemas.
  • Escrita criativa e produção autoral de poemas.
  • Discussão e apreciação coletiva de poemas.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade se alicerça em práticas ativas e colaborativas para o ensino de língua portuguesa. A atividade é dividida em cinco aulas, cada uma com um foco distinto. Na primeira, é promovido um debate que cultivará a troca de ideias e a crítica sobre poemas famosos. A seguir, a atividade mão-na-massa terá como enfoque a produção criativa individual, possibilitando que os alunos expressem suas próprias ideias e sentimentos. Com a sala de aula invertida, encoraja-se o estudo autônomo, onde os alunos investigam e refletem sobre exemplos em casa, aumentando sua capacidade de autoaprendizagem. Finalmente, a metodologia será implementada para fomentar o compartilhamento e revisão conjunta das produções, garantindo um aprendizado significativo.

  • Roda de debate sobre poemas conhecidos.
  • Atividade mão-na-massa com a escrita de poemas.
  • Estudo individual por meio de sala de aula invertida.
  • Revisão conjunta de poemas em turma.
  • Estimulação da criatividade e expressão pessoal.
  • Integração de atividades colaborativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a implementação da atividade distribui o conteúdo ao longo de cinco aulas, cada qual com 60 minutos de duração. As aulas são cuidadosamente planejadas para maximizar o envolvimento dos alunos e promover o aprofundamento do aprendizado. Na primeira aula, realiza-se uma roda de debate que introduz o tema e desperta o interesse dos alunos. Nas aulas seguintes, avança-se para a prática ativa com a escrita de poemas e o uso da sala de aula invertida para fomentar a autonomia de estudo. As últimas aulas são orientadas para o compartilhamento e a apreciação das criações dos colegas, permitindo um fechamento rico em reflexão e trocas significativas.

  • Aula 1: Debate sobre poemas conhecidos e suas características.
  • Momento 1: Introdução ao mundo dos poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula contextualizando os alunos sobre o tema da aula: poemas. Explique de forma simples e direta o que são poemas e qual é a sua importância cultural e emocional. Utilize exemplos de poemas curtos e conhecidos, de preferência que contenham rimas, para ilustrar suas características principais. É importante que você crie um ambiente acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

    Momento 2: Roda de Debate sobre Poemas Conhecidos (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua cópias de poemas curtos e acessíveis. Permita que cada grupo leia e discuta o poema, identificando rimas e elementos sonoros. Circule pela sala, observando e mediando as discussões, fazendo perguntas que incentivem a análise e a reflexão, como: O que vocês sentiram ao ler este poema? ou Quais palavras rimam entre si?. Após cerca de 10 minutos, reúna a turma novamente para que cada grupo compartilhe o que discutiu, fazendo com que as ideias circulem e gerem novas discussões.

    Momento 3: Síntese Coletiva das Características dos Poemas (Estimativa: 10 minutos)
    Após os grupos apresentarem suas discussões, conduza uma síntese coletiva das principais características dos poemas que foram identificadas. Utilize o quadro para anotá-las, como rimas, sonoridade, emoções expressas, entre outras. Esta é uma oportunidade para reforçar conceitos e esclarecer dúvidas, garantindo que todos compreendam os pontos principais.

    Momento 4: Autoavaliação e Reflexão Crítica (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente, reflitam sobre o que aprenderam durante o debate. Distribua uma folha onde eles poderão escrever o que mais gostaram e o que ainda têm dúvidas. É importante que você leia essas anotações posteriormente para ajustar as próximas atividades conforme as necessidades apontadas pelos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos estejam incluídos, considere utilizar materiais em várias formas, como áudio e texto, além de legendas e imagens. Se houver alunos com dificuldades de leitura, permita que eles escutem os poemas sendo lidos. Incentive a participação usando perguntas abertas que não possuem respostas certas ou erradas, assegurando que qualquer contribuição é válida e respeitada. Lembre-se: criar um ambiente inclusivo exige empatia e flexibilidade para atender as necessidades individuais dos alunos, permitindo que cada um participe de maneira significativa.

  • Aula 2: Escrever poemas seguindo estrutura básica.
  • Momento 1: Recapitulando o Debate sobre Poemas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais pontos discutidos na aula anterior sobre poemas. Pergunte aos alunos sobre o que mais os chamou a atenção e o que aprenderam sobre rimas e sonoridades. Isso serve para refrescar a memória deles e estabelecer uma conexão com as atividades de escrita. Incentive a participação ao permitir que alunos compartilhem exemplos de rimas que acharam interessantes.

    Momento 2: Introdução à Estrutura Básica dos Poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Explique aos alunos sobre a estrutura básica de um poema, falando brevemente sobre versos e estrofes. Utilize um exemplo simples no quadro para ilustrar. Explique também como os poemas podem transmitir emoções e contar histórias de maneira sucinta. Pergunte aos alunos se eles conhecem outros poemas, e como percebem essas estruturas em suas experiências.

    Momento 3: Atividade Prática de Escrita de Poemas (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo papel e canetas coloridas. Peça para que, em grupo, pensem em um tema simples, como uma estação do ano, um animal de estimação ou um dia na escola. Oriente-os a escreverem um verso ou estrofe juntos, prestando atenção às rimas e à sonoridade. Circule entre os grupos para oferecer suporte e incentivo, ajudando com ideias e sugestões se necessário.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma novamente e permita que cada grupo compartilhe seu poema com os colegas. Após cada apresentação, incentive o restante da turma a oferecer feedback positivo e construtivo, destacando o que acharam interessante e fazendo sugestões para melhorias. Observe se os alunos utilizam corretamente a estrutura de versos e estrofes e faça intervenções se necessário, sempre destacando os acertos de cada um.

    Momento 5: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos alunos que reflictam individualmente sobre o que aprenderam na atividade de hoje. Distribua uma breve folha para que escrevam suas impressões e desafios enfrentados. Pergunte o que acharam mais fácil ou mais difícil na hora de escrever os poemas. Utilize esse feedback para ajustar as próximas atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere utilizar leituras em voz alta para os alunos que possam ter dificuldades em ler ou escrever. Forneça exemplos ilustrados ou visuais para alunos que respondem melhor a estímulos visuais. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos, assim aqueles que se sentem menos confiantes podem ser apoiados por seus colegas. Use de linguagem clara e acessível ao explicar conceitos, e esteja disponível para personalizar o tipo de suporte ou recurso necessário para cada aluno, assim todos participarão de forma significativa.

  • Aula 3: Analisar exemplos de poemas em casa (sala de aula invertida).
  • Momento 1: Introdução e Orientação para Tarefa em Casa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente as características dos poemas discutidas nas aulas anteriores. Explique que a próxima atividade será feita em casa como preparação para a aula seguinte. É importante que você apresente claramente os objetivos dessa atividade de sala de aula invertida.

    Distribua aos alunos uma folha com instruções detalhadas sobre como analisar poemas em casa. Inclua diretrizes para escolher um poema curto de um livro ou de uma lista sugerida que possa ser enviada aos responsáveis via bilhete ou mensagem digital. Explique que os alunos deverão identificar elementos como rima, sonoridade e a emoção que o poema transmite, e que essas observações serão usadas nas próximas discussões em sala de aula.

    Momento 2: Demonstração Prática da Análise (Estimativa: 15 minutos)
    Escolha um poema curto e simples que todos os alunos tenham acesso. Leia o poema em voz alta e, em seguida, demonstre como analisar suas características. Anote no quadro as rimas, os padrões sonoros e as emoções que o poema apresenta. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem suas observações. Este momento serve como um guia prático do que eles devem fazer em casa. Assegure-se de que todos compreendam o processo.

    Momento 3: Preparação de Materiais e Ferramentas (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos sobre a seleção do poema a ser analisado em casa. Se você for enviar uma lista digital de sugestões, use este tempo para informar como os alunos e responsáveis poderão acessá-la. Explique que eles podem contar com a ajuda de familiares para a leitura dos poemas. Destine alguns minutos para que anotem em seus cadernos como o trabalho deve ser estruturado. Confirme se todos têm o que precisam para realizar a tarefa.

    Momento 4: Revisão das Instruções e Distribuição de Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Antes de encerrar a aula, revise as instruções para a atividade a ser realizada em casa. Pergunte se alguém tem dúvidas ou precisa de mais esclarecimentos. Enumere os recursos que eles podem utilizar, como livros, internet (com a supervisão dos responsáveis), ou material impresso. Incentive os alunos a serem curiosos e a explorar diferentes poemas que os interessem.

    Momento 5: Reflexão e Autoavaliação Preparatória (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que reflitam individualmente sobre as estratégias que pretendem usar para realizar a atividade. Distribua uma folha onde deverão anotar suas metas para a análise, o que esperam aprender e quais dificuldades preveem enfrentar. Reforce a importância de também refletirem sobre as emoções evocadas pelos poemas, estimulando a empatia e a apreciação pessoal. Esta autoavaliação servirá de base para ajustes nas próximas atividades e para promover autonomia no aprendizado.

  • Aula 4: Revisar e compartilhar poemas com a turma.
  • Momento 1: Preparação e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula lembrando os alunos sobre a importância dos poemas e o que eles aprenderam nas aulas anteriores. Explique que, neste momento, eles terão a oportunidade de revisar os poemas que criaram e compartilhar com os colegas. Isso ajudará a construir um ambiente de confiança e segurança. Oriente-os a reverem os poemas para possíveis melhorias antes de apresentar.

    Momento 2: Revisão dos Poemas Criados (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente ou em grupo, revisem seus poemas. Circule pela sala, oferecendo suporte e orientação quando necessário. Sugira que leiam em voz alta para identificar rimas e sonoridades que possam ser aprimoradas. Incentive a correção colaborativa, pedindo aos colegas para darem sugestões respeitosas e construtivas. Isso pode ser uma boa prática para exercitar a empatia e a cooperação.

    Momento 3: Compartilhamento dos Poemas (Estimativa: 20 minutos)
    Organize a sala em círculo para que os alunos se sintam parte de uma comunidade que valoriza a expressão pessoal. Peça que cada aluno ou grupo compartilhe o poema com os colegas. É importante que você crie um espaço acolhedor e encorajador. Após cada apresentação, permita que os ouvintes façam comentários positivos e sugestões construtivas. Isso reforçará as habilidades sociais e colaborativas entre eles.

    Momento 4: Feedback e Reflexão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão em grupo sobre o processo de criação e revisão de poemas. Pergunte aos alunos como se sentiram ao apresentar suas obras e receber feedback dos colegas. É crucial que você reforce a importância do feedback positivo e construtivo e como ele pode ser útil para melhorias futuras. Recolha também sugestões para futuras atividades relacionadas a poemas. Finalize agradecendo a todos pelo empenho e criatividade.

    Momento 5: Conclusão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma breve reflexão sobre o aprendizado da semana. Permita que os alunos compartilhem suas experiências e desafios enfrentados. Distribua uma folha de autoavaliação onde eles possam expressar o que aprenderam, o que mais gostaram e sugestões de temas para próximos poemas. Finalize incentivando-o a continuar praticando a escrita criativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos se sintam confortáveis para compartilhar seus poemas. Para alunos que possam ter dificuldades em falar em público, ofereça a opção de apresentar suas obras através de gravações de áudio ou vídeo. Disponibilize versões escritas que possam ser lidas por um colega ou por você. Para alunos que têm dificuldades com a escrita, permita que expressem suas ideias em formato de desenhos ou histórias e que sejam incluídas na discussão da mesma forma. Encoraje a turma a ser sempre respeitosa e receptiva a todos os modos de expressão.

  • Aula 5: Apreciar e discutir a dimensão de encantamento dos poemas criados.
  • Momento 1: Introdução ao Encantamento dos Poemas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a importância dos poemas criados por eles próprios. Fale sobre como os poemas podem ser transformadores e trazer encanto ao mundo de quem os lê. É importante que cada aluno sinta orgulho das suas criações. Estimule-os a perceberem os poemas como mais do que palavras no papel, mas como expressões de sentimentos e criatividade.

    Momento 2: Leitura Coletiva dos Poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos para uma leitura coletiva. Escolha alguns poemas para serem lidos em voz alta, um de cada vez. Após cada leitura, incentive os alunos a compartilharem seus sentimentos e impressões sobre o poema. Faça perguntas como: O que esse poema fez você sentir? ou Qual imagem veio à sua mente ao ouvir esse poema?. Permita que as crianças participem ativamente, alimentando a atmosfera de apreciação.

    Momento 3: Discussão sobre a Dimensão Emocional dos Poemas (Estimativa: 15 minutos)
    Após as leituras, promova uma discussão coletiva sobre a dimensão emocional dos poemas. Oriente os alunos a refletirem sobre o poder das palavras e como os poemas podem trazer diferentes emoções. Sugestões de intervenção incluem perguntar se os alunos já se sentiram como os poetas que leram e discutir o porquê.

    Momento 4: Criação de Um Poema Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza a turma em uma atividade de criação de um poema coletivo. Peça a cada aluno que contribua com um verso ou uma estrofe, seguindo o tema comum acordado. Isso não só reforça a compreensão dos elementos poéticos, mas também promove o espírito de colaboração. Oriente o fluxo criativo tendo sempre a coesão e o respeito pelos colegas. Ao final, leia o poema coletivo para a turma.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão breve sobre o impacto que a atividade teve nos alunos. Pergunte o que mais gostaram de ouvir e criar, e como sentem que o ato de escrever e compartilhar poemas os ajudou a expressar seus sentimentos. Encoraje a continuidade da prática de escrever poemas em casa e a partilha das suas produções fora do ambiente escolar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a participação de todos, ofereça formas alternativas de compartilhar suas criações, como gravações de áudio para alunos que tenham dificuldade em ler em voz alta. Utilize material visual de apoio, como imagens associadas aos temas dos poemas, para facilitar a compreensão. Incentive a turma a respeitar as diferentes formas de expressão e ofereça assistência extra àqueles que precisam de apoio durante a escrita ou leitura. Assegure-se de que todos os alunos têm oportunidade de ser ouvidos e incluídos nas discussões.

Avaliação

A avaliação da atividade poderá assumir diversas formas, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira inclusiva. A avaliação inicial será participativa, observando a contribuição dos alunos durante os debates, que será medida pela capacidade de identificar e discutir rimas e sonoridades. A produção escrita será avaliada quanto à criatividade e à compreensão das características do gênero, com feedback individualizado para apoiar o desenvolvimento contínuo. A autoavaliação permitirá que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado, promovendo a metacognição. Para assegurar a equidade, ajustes de avaliação poderão ser realizados conforme necessário para atender às necessidades individuais dos alunos, enfatizando a obtenção de um aprendizado significativo e a promoção do protagonismo estudantil.

  • Observação participativa em debates.
  • Avaliação da criatividade e estrutura da produção escrita.
  • Feedback formativo e construtivo.
  • Autoavaliação e reflexão crítica sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

A variedade de recursos empregados na atividade foi escolhida para maximizar o envolvimento dos alunos e enriquecer o processo de aprendizagem. Os poemas selecionados como base para debates serão estrategicamente escolhidos para refletir diversidade cultural e lingüística, assegurando relevância para o cotidiano dos alunos. Materiais audiovisuais complementares permitirão que as aulas transcorram de forma dinâmica, enquanto materiais impressos e digitais facilitam o estudo fora da sala de aula. As ferramentas tecnológicas, quando aplicáveis, contribuirão para fortalecer a conexão entre o conteúdo e as aplicações no mundo real, permitindo que os alunos experimentem suas criações em diferentes formatos.

  • Poemas variados impressos e digitais.
  • Materiais audiovisuais sobre análise poética.
  • Os materiais audiovisuais sobre análise poética podem ser encontrados em plataformas educativas e sites especializados em literatura e ensino, como o YouTube EDU, a Khan Academy ou o portal da Secretaria da Educação do estado ou município, que disponibilizam conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades de análise literária. Além disso, podem ser procurados em bibliotecas escolares ou públicas na seção de literatura ou educação. Para ter acesso a esses materiais, é possível realizar uma busca online utilizando palavras-chave como 'análise poética audiovisual' e visitar plataformas de streaming educacional, onde muitos recursos estão disponíveis gratuitamente ou mediante assinatura.

  • Ferramentas tecnológicas para produção e compartilhamento de poemas.
  • Material de escrita e papel para atividades manuais.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a sobrecarga enfrentada pelos professores, mas é essencial promover a inclusão e a acessibilidade, assegurando um ambiente equânime e acolhedor. Para esta atividade, sugerem-se práticas de ensino diferenciadas que, sem grandes custos financeiros e excesso de trabalho, facilitam o acesso igualitário. Materiais diversos que atendam a diferentes estilos de aprendizado serão utilizados, assegurando que todos possam se conectar com o conteúdo. A colaboração entre os alunos fomentará um ambiente inclusivo, incentivando aqueles que necessitam de apoio adicional. Sinais de alerta, como dificuldades de participação ou compreensão, serão monitorados e abordados através de comunicação aberta e adaptativa tanto com os próprios alunos quanto com as famílias. É importante documentar o desenvolvimento dos alunos para que ajustes possam ser realizados, visando o progresso e a personalização do ensino ao longo do tempo.

  • Utilização de materiais adaptados sem causar ônus.
  • Promoção da interação colaborativa entre alunos.
  • Monitoramento contínuo das necessidades e ajustes conforme necessário.
  • Comunicação aberta com famílias sobre progresso e necessidades.

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