Fábrica de Fábulas

Desenvolvida por: Judile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gênero Textual: Fábulas

A atividade denominada Fábrica de Fábulas tem como foco o gênero literário fábula. O intuito é promover o contato dos alunos com esse gênero textual, identificando suas características, como a presença de animais personificados e a moral da história. Os alunos realizarão uma leitura compartilhada de uma fábula, seguida de um debate sobre suas peculiaridades e a mensagem central. Posteriormente, eles criarão, de forma colaborativa, o esboço de sua própria fábula, mantendo o enfoque em animais como personagens principais e a transmissão de uma lição de vida. No encerramento, as narrativas serão compartilhadas com a turma, proporcionando o desenvolvimento das habilidades de narração e argumentação sobre a moral escolhida. Tal atividade busca integrar aprendizagem sobre gêneros textuais, criatividade, oralidade e reflexão crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade Fábrica de Fábulas estão centrados na compreensão e produção do gênero textual fábula, além do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas adequadas à faixa etária. Busca-se que os alunos reconheçam as características do gênero, como a personificação de animais e a presença de uma moral. O envolvimento dos alunos na criação e discussão das fábulas visa aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, criatividade, argumentação e expressão oral. Além disso, ao trabalhar de forma colaborativa, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades sociais, como cooperação e respeito às ideias alheias, essenciais para seu crescimento pessoal e cidadania.

  • Compreender as características do gênero fábula.
  • Produzir um esboço de fábula colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e narração.
  • Estimular a criatividade e expressão oral.
  • Aprimorar habilidades sociais pela colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba o estudo do gênero textual fábula, com foco na identificação de suas características principais. Serão abordados aspectos como a estrutura narrativa, o uso de animais como personagens centrais e a lição de moral implícita. Além disso, a prática de leitura compartilhada e a produção colaborativa de fábulas fortalecerão as habilidades de escrita e criatividade dos alunos. A discussão sobre a moral das histórias estimulará o desenvolvimento do pensamento crítico e argumentação. Essa abordagem interdisciplinar integrará o estudo de língua portuguesa com o desenvolvimento de competências sociais, como cooperação e empatia, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Identificação das características do gênero fábula.
  • Leitura e análise de fábulas.
  • Produção colaborativa de fábulas.
  • Discussão e reflexão sobre a moral da história.
  • Desenvolvimento da expressão oral e criatividade.

Metodologia

Para a atividade Fábrica de Fábulas\

  • Aula expositiva sobre o gênero fábula.
  • Leitura compartilhada de uma fábula.
  • Aprendizagem baseada em projetos para criação de fábulas.
  • Apresentação e discussão das fábulas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Fábrica de Fábulas será desenvolvida ao longo de uma aula de 100 minutos. No início da aula, será realizada uma exposição sobre o gênero textual fábula, destacando suas principais características e exemplos. Em seguida, será feita a leitura compartilhada de uma fábula escolhida pelo professor, propiciando uma análise conjunta das suas peculiaridades. Após essa etapa, os alunos formarão grupos para a criação colaborativa do esboço de suas fábulas, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe. Na parte final da aula, haverá a apresentação das fábulas por cada grupo e uma discussão sobre as morais das histórias, onde todos terão a oportunidade de participar e desenvolver suas habilidades de argumentação e reflexão crítica.

  • Aula 1: Introdução ao gênero fábula, leitura compartilhada, produção colaborativa e apresentação das fábulas.
  • Momento 1: Introdução ao Gênero Fábula (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o gênero fábula. Explique que fábulas são histórias curtas que utilizam animais personificados e têm uma moral da história. Use exemplos conhecidos, como 'A Cigarra e a Formiga'. É importante que você apresente os elementos principais de uma fábula, como personagens, ambiente, enredo e moral. Permita que os alunos compartilhem qualquer fábula que já conheçam.

    Momento 2: Leitura Compartilhada de Uma Fábula (Estimativa: 20 minutos)
    Escolha uma fábula para uma leitura compartilhada. Distribua cópias impressas do texto para todos os alunos. Conduza a leitura pausadamente, incentivando os alunos a lerem em voz alta em turnos. Durante a leitura, faça perguntas para verificar a compreensão e engajamento dos alunos. Observe se todos os alunos estão acompanhando e entendendo a mensagem central.

    Momento 3: Discussão da Fábula (Estimativa: 20 minutos)
    Após a leitura compartilhada, conduza uma discussão em grupo sobre as características e a moral da história. Pergunte aos alunos qual foi a lição aprendida e como os personagens resolveram seus conflitos. Permita que expressem suas opiniões e façam conexões com situações do cotidiano. Avalie a participação de cada aluno e incentive aquele que não se envolveu muito a se manifestar.

    Momento 4: Produção Colaborativa de Fábulas (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos e instrua os alunos a criar o esboço de sua própria fábula. Cada grupo deve escolher animais como personagens principais e pensar em uma moral para a história. Dê tempo suficiente para que os grupos discutam ideias e comecem a escrever seu esboço. Circule entre os grupos para apoiar a discussão e oferecer suporte, conforme necessário. Avalie a colaboração entre os membros do grupo.

    Momento 5: Apresentação das Fábulas (Estimativa: 10 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar sua fábula para a turma. Permita que eles leiam seu esboço ou façam uma dramatização curta. Após cada apresentação, incentive a turma a fazer perguntas ou dar feedback construtivo. Avalie a expressão oral e a articulação clara dos alunos durante suas apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade Fábrica de Fábulas envolverá múltiplos métodos, garantindo uma apreciação abrangente das competências e habilidades desenvolvidas. Primeiramente, a participação dos alunos na leitura compartilhada e discussão será observada para avaliar a compreensão do gênero textual e a habilidade de argumentação. Durante a produção colaborativa, o professor poderá avaliar a criatividade, cooperação e expressão escrita dos alunos. Exemplos de aplicação incluem: a observação da participação ativa nos debates, a análise dos esboços de fábulas quanto à criatividade e estrutura narrativa, e o feedback dado durante a apresentação das fábulas criadas. Adicionalmente, um feedback formativo será fornecido continuamente, oferecendo aos alunos insights sobre seu desempenho e maneiras de aprimorar suas habilidades. Será garantida uma abordagem inclusiva, adaptando critérios para atender às diferentes necessidades dos alunos e promovendo a equidade no processo avaliativo.

  • Participação nas discussões e leitura compartilhada.
  • Criatividade e cooperação na produção das fábulas.
  • Expressão oral e argumentação na apresentação.
  • Feedback contínuo e adaptativo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade Fábrica de Fábulas\

  • Texto impresso da fábula para leitura compartilhada.
  • Papéis e cadernos para esboço das fábulas.
  • Espaço na sala de aula adaptado para trabalho em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o atual cenário educacional apresenta desafios aos professores, especialmente no que tange à inclusão e acessibilidade. Apesar da presença de uma turma sem condições ou deficiências específicas, é fundamental estabelecer práticas que promovam a inclusão e equidade no ambiente de aprendizagem. Pequenos ajustes no espaço físico, como a disposição de mesas em formato de círculo para facilitar a interação, podem promover um ambiente mais acolhedor para todos. Incentivar o respeito mútuo e a troca de ideias entre os alunos contribui para o desenvolvimento de uma sala de aula inclusiva e apoiadora. Além disso, é importante garantir que todas as vozes sejam ouvidas durante as discussões, fomentando a participação ativa e equitativa de todos na criação das fábulas, assegurando que o processo de aprendizagem seja benéfico e acolhedor para cada aluno.

  • Ajustes no layout da sala de aula para facilitar a interação.
  • Promoção de um ambiente respeitoso e inclusivo.
  • Incentivo à participação equitativa nas atividades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo