Cafés Literários: Explorando as Vanguardas

Desenvolvida por: Keury … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Português
Temática: Vanguardas literárias hispanófonas

A atividade Cafés Literários: Explorando as Vanguardas é uma excursão interativa ao mundo das vanguardas literárias hispanófonas, com um foco em movimentos como surrealismo e cubismo. Envolve alunos do 3º ano do Ensino Médio que, divididos em grupos, mergulham nas experimentações formais e rupturas estéticas desses movimentos. Ao longo do projeto, os grupos se dedicam não somente a pesquisar as características principais dessas vanguardas, mas também a desenvolver apresentações criativas. Essas apresentações servem como o ponto de partida para um café literário\

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados em desenvolver um profundo entendimento das vanguardas literárias, suas características, inovações e influências. Além disso, busca-se estimular nos alunos a capacidade de análise crítica, permitindo que eles compreendam as vanguardas dentro de um contexto histórico e artístico mais amplo. Valorizando habilidades interdisciplinares, a atividade também visa fortalecer a comunicação oral e escrita, enquanto os alunos aprendem a argumentar e defender suas percepções e conclusões em debates construtivos. Por meio destas práticas, espera-se que os alunos relacionem os conteúdos estudados com cenários e desafios globais, ampliando sua visão cultural e crítica.

  • Compreender as principais características das vanguardas literárias hispanófonas, como surrealismo e cubismo.
  • Analisar criticamente textos e criações artísticas dos movimentos vanguardistas.
  • Desenvolver e apresentar ideias de maneira clara e estruturada em contextos interativos.
  • Relacionar as vanguardas literárias a contextos culturais e históricos maiores.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP29: Analisar, de modo crítico, os aspectos expressivos, o tema e a função social e estética de textos artísticos e literários de diferentes contextos e épocas.
  • EM13LP31: Analisar as potencialidades artísticas da língua em diferentes gêneros discursivos, em textos verbais e não verbais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade vai além da simples compreensão dos movimentos vanguardistas, explorando suas origens, características estilísticas e contexto histórico-cultural. Os alunos são incentivados a explorar a interseção das vanguardas com outras expressões artísticas, como pintura e música, para entender as influências e rupturas trazidas por essas correntes. Esse aprofundamento é realizado através de análise de textos e obras de arte, discussões críticas e produção de apresentações que fomentam um diálogo entre o passado e o presente.

  • Estudo das características literárias das vanguardas hispanófonas.
  • Explicação do contexto histórico e social dos movimentos vanguardistas.
  • Análise de obras e textos vanguardistas.
  • Interação interdisciplinar com outras formas de arte influenciadas pelas vanguardas.

Metodologia

Esta atividade utiliza metodologias ativas de aprendizagem, como o trabalho em grupo e a aprendizagem por projetos. A divisão em grupos promove a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais. A pesquisa ativa e a construção de um projeto final, culminando em apresentações no café literário\

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo colaborativo.
  • Apresentações orais interativas.
  • Debates e discussões críticas em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para uma execução organizada ao longo de uma aula de 60 minutos. Durante o primeiro momento, os alunos participam de uma aula expositiva sobre os movimentos das vanguardas literárias, entendendo seus contextos e características principais. Em seguida, os grupos são formados, e os alunos recebem as diretrizes para pesquisa e preparação de suas apresentações. Essa estrutura clara garante que o tempo disponível seja bem aproveitado, permitindo que os grupos desenvolvam suas ideias e se preparem para apresentar suas descobertas de maneira eficaz.

  • Aula 1: Introdução às Vanguardas Literárias - Contextualização dos movimentos e definição de grupos para a atividade.
  • Momento 1: Introdução às Vanguardas Literárias (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando os conceitos básicos das vanguardas literárias, destacando movimentos como surrealismo e cubismo. Use um mapa mental em um quadro branco ou uma apresentação de slides para ilustrar as ideias centrais. É importante que você destaque o impacto desses movimentos na literatura, com exemplos breves. Pergunte aos alunos o que já ouviram sobre vanguardas, incentivando a participação.

    Momento 2: Contextualização Histórica e Cultural (Estimativa: 15 minutos)
    Explique o contexto histórico em que surgiram as vanguardas, incluindo aspectos sociais e culturais. Utilize recursos visuais, como imagens e vídeos curtos, para tornar o conteúdo mais envolvente. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem suas impressões sobre o material apresentado. Observe se há interesse específico em algum movimento e explore-o mais, se possível.

    Momento 3: Formação de Grupos e Planejamento de Pesquisa (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4-5 alunos e atribua a cada grupo um movimento específico para pesquisa. Explique os objetivos da pesquisa e como as informações serão usadas nas apresentações futuras. Facilite uma discussão sobre possíveis fontes de pesquisa e métodos para organizar as informações. Incentive os grupos a delegarem tarefas entre si. Ofereça suporte, se necessário, para garantir que todos compreendam suas responsabilidades dentro do grupo.

    Momento 4: Reflexão e Feedback Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula com uma breve sessão de feedback. Pergunte aos alunos como se sentiram com a introdução dos temas e a formação dos grupos. Peça a cada grupo um breve resumo do que planejam explorar e como irão organizar suas pesquisas. Use essa oportunidade para ajustar possíveis dificuldades e alinhar expectativas. É essencial que você registre essas observações para usar no acompanhamento das atividades.

Avaliação

A avaliação desta atividade pode ser diversificada para atender aos diferentes objetivos de aprendizagem. Uma das formas é a avaliação por rubricas, que analisa apresentações considerando clareza, profundidade da pesquisa e capacidade crítica. Objetivo: Avaliar o entendimento dos movimentos vanguardistas e a capacidade de comunicação. Critérios de Avaliação: Domínio do conteúdo, estrutura da apresentação, originalidade e habilidade de responder às críticas. Exemplo Prático: Durante o 'café literário', cada grupo apresenta sua pesquisa, e o professor utiliza uma rubrica para avaliar conforme os critérios estabelecidos. Outra opção é a autoavaliação e a avaliação entre pares, incentivando os alunos a refletirem sobre suas contribuições pessoais e das equipes. Aqui, o feedback construtivo é essencial, promovendo o desenvolvimento contínuo. Adaptação: Critérios podem ser ajustados conforme as necessidades ou dificuldades dos alunos, utilizando feedback para apoiar e guiar o aprendizado.

  • Avaliação por rubrica das apresentações.
  • Autoavaliação e avaliação entre pares.
  • Uso de Feedback Formativo.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar a execução da atividade, diversos recursos serão utilizados, garantindo acessibilidade e diversificação para o aprendizado dos alunos. São incluídos nesta lista textos e livros disponíveis na biblioteca da escola, assim como acesso online a conteúdos específicos sobre vanguardas literárias e recursos multimídia, permitindo uma compreensão mais rica do tema abordado. O uso de slides durante apresentações possibilita que informações visuais complementem as explicações. Além disso, o espaço organizado em formato de café literário na sala de aula, utilizando mesas de discussão, encoraja a interação e diálogo entre os grupos.

  • Textos acadêmicos e obras literárias sobre vanguardas.
  • Acesso a recursos online, como artigos e vídeos.
  • Materiais para apresentação, como slides e quadros brancos.
  • Ambiente físico organizado em formato de café literário para diálogo interativo.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o desafio que os professores enfrentam para garantir um ambiente inclusivo, especialmente quando recursos e tempo são limitados. Indo além das necessidades específicas, centramos a atenção na criação de um ambiente de respeito e apoio. Estruturar a sala em formato de círculo, por exemplo, incentiva a interação e assegura que todas as vozes sejam ouvidas. O uso de materiais acessíveis para todos os estudantes, como suporte audiovisual, pode facilitar a compreensão para aqueles que têm diferentes estilos de aprendizado. Além disso, cultivar um ambiente de comunicação aberta e feedback constante garante que os alunos sintam que suas necessidades são levadas a sério e são apoiadas no processo de aprendizado.

  • Estruturação da sala para promover interação.
  • Uso de materiais audiovisuais para reforçar a compreensão.
  • Criação de um ambiente de feedback aberto e constante.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo