Ciranda de Histórias e Debates

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Diversidade de Gêneros Orais

A atividade 'Ciranda de Histórias e Debates' visa instigar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a prática da oralidade, através da contação de histórias pessoais e debates. Inicialmente, serão introduzidos à diversidade de gêneros orais, com ênfase em suas características expressivas e paralinguísticas. Posteriormente, cada aluno será incentivado a planejar e narrar uma história curta de sua vida, desenvolvendo habilidades de organização do texto e expressão oral. A culminância da atividade ocorrerá em uma roda de debate, onde as crianças discutirão os diferentes estilos de fala e suas implicações nos contextos cotidianos. A proposta contempla o desenvolvimento da habilidade EF35LP10, buscando não apenas a valorização da expressão oral, mas também o respeito às diversas formas de comunicação, promovendo habilidades sociais essenciais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no aprimoramento das habilidades de comunicação oral e na compreensão dos diferentes gêneros orais. O foco é proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e utilizar aspectos paralinguísticos na fala, como entonação e linguagem corporal, além de desenvolver a habilidade de organizar ideias de forma clara e lógica em narrativas pessoais. Através da atividade, busca-se também cultivar a habilidade de expressão em debates, promovendo a escuta ativa e o respeito à diversidade de opiniões e estilos comunicativos.

  • Desenvolver a capacidade de contação e organização de histórias.
  • Promover a identificação e utilização de recursos paralinguísticos na comunicação oral.
  • Estimular a participação ativa e respeitosa em debates, escutando diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na diversidade de gêneros orais, explorando a importância dos elementos paralinguísticos e da organização do discurso. As crianças irão investigar formas variadas de oralidade e seus contextos de uso, como conversas cotidianas, narrações e debates. Este estudo permitirá que uma compreensão mais ampla seja formada sobre como diferentes estilos orais podem influenciar a comunicação efetiva e a percepção das mensagens. Ao preparar e apresentar suas histórias pessoais, os alunos desenvolvem a capacidade de estruturar narrativas, respeitando elementos como ordem cronológica e relevância dos eventos narrados.

  • Introdução aos gêneros orais e suas características.
  • Exploração do uso de elementos paralinguísticos na fala.
  • Planejamento e contação de histórias pessoais.
  • Participação em debates e escuta ativa.

Metodologia

A metodologia adotada promove um aprendizado ativo e reflexivo, integrando explanação teórica, prática individual e interação em grupo. As aulas são divididas em três partes: uma aula expositiva sobre gêneros orais, seguida de uma prática de planejamento e contação de histórias, e por fim uma roda de debate. Esta abordagem visa integrar o conhecimento teórico com a prática, permitindo que os alunos compreendam e apliquem imediatamente os conceitos aprendidos, promovendo a autonomia e o desenvolvimento de habilidades críticas através da interação social.

  • Aula expositiva sobre diversidade de gêneros orais.
  • Atividade prática de contação de histórias.
  • Roda de debate sobre estilos orais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas, cada uma com um foco específico e complementando a anterior para maximizar a compreensão e prática. Na primeira aula, os alunos terão uma introdução teórica sobre os gêneros orais, com exemplos práticos que facilitam o entendimento. Na segunda aula, será a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido, com os alunos contando suas próprias histórias curtas, incentivando o planejamento e expressão pessoal. A terceira aula será dedicada à discussão e reflexão sobre as narrativas apresentadas, em uma roda de debates que também reforça habilidades de escuta e expressão crítica.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros orais e suas características.
  • Momento 1: Apresentação dos Objetivos da Aula (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula apresentando os objetivos do dia. Explique que os alunos irão aprender sobre diferentes gêneros orais, suas características e uso no dia a dia. É importante que você defina o tom da aula como interativo e participativo. Incentive a curiosidade dos alunos sobre o papel da oralidade na comunicação.

    Momento 2: Explanação Teórica sobre Gêneros Orais (Estimativa: 15 minutos)
    Dê continuidade com uma breve explicação teórica sobre os gêneros orais, utilizando materiais audiovisuais que exemplifiquem diferentes formas da oralidade: conta histórias, discursos curtos, conversas cotidianas, entre outros. É importante que você ilustre as características expressivas de cada gênero e dê exemplos claros. Observe se os alunos estão acompanhando as explicações e faça pequenas perguntas para garantir o entendimento.

    Momento 3: Discussão em Duplas (Estimativa: 10 minutos)
    Após a apresentação teórica, peça aos alunos que se reúnam em duplas para discutir quais gêneros orais eles costumam usar no dia a dia. Incentive-os a pensar em quais situações usam cada tipo de gênero. Permita que eles façam anotações rápidas e compartilhem exemplos pessoais. É importante que você circule pela sala, ouvindo as discussões e esclarecendo dúvidas específicas.

    Momento 4: Apresentação e Debate Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos novamente e peça que cada dupla compartilhe suas discussões com a turma. Incentive comentários e observações de todos, promovendo um debate saudável. Destaque a importância de escutar e respeitar pontos de vista diferentes. Por fim, ressalte como o entendimento dos gêneros orais pode ser útil nas interações cotidianas.

    Momento 5: Reflexão e Avaliação Oral (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com um rápido momento de reflexão. Pergunte aos alunos o que mais chamou a atenção deles e como eles podem aplicar esse conhecimento. Peça que cada aluno fale uma frase sobre o que aprendeu. Avalie a participação e envolvimento por meio das respostas e da interação deles durante a aula.

  • Aula 2: Planejamento e contação de histórias pessoais.
  • Momento 1: Apresentação da Atividade de Contação de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando a importância da atividade de contação de histórias pessoais. Explique que cada aluno terá a oportunidade de planejar e compartilhar uma história curta que seja importante ou significativa para eles. Destaque a importância do planejamento para uma boa narração, utilizando uma estrutura de início, meio e fim. Incentive os alunos a refletirem sobre histórias de suas próprias vidas.

    Momento 2: Planejamento Individual das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua fichas de planejamento para que os alunos organizem suas ideias. Oriente que pensem em uma situação específica, quem estava envolvido, o que aconteceu, como e onde. É importante que você circule pela sala, oferecendo apoio e sugestões, ajudando-os a estruturar suas histórias. Observe se os alunos estão engajados e se precisam de ajuda para se expressarem. Utilize perguntas estimuladoras como: 'O que você sentiu?', 'O que aprendeu com essa experiência?'.

    Momento 3: Ensaio da Contação da História (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para que os alunos se organizem em duplas ou trios e ensaiem a contação de suas histórias. Insista na importância do uso de expressões faciais e gestos para enriquecer a narrativa. Permita que eles pratiquem usar diferentes tons de voz e ritmo dependendo da parte da história. Durante este momento, observe a dinâmica entre os pares, oferecendo feedback positivo e construtivo, quando necessário. Envolva-se ao escutar algumas histórias ensaiadas e oferecer sugestões.

    Momento 4: Apresentação das Histórias para a Turma (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha alguns alunos para compartilharem suas histórias planejadas com a turma. Crie um ambiente de apoio e respeito, onde todos têm a oportunidade de se expressar e serem ouvidos. Incentive os demais alunos a prestarem atenção e depois a fazerem comentários positivos sobre o que mais lhes chamou atenção na apresentação do colega. Isso promoverá um ambiente colaborativo e reflexivo. Avalie a estrutura e a clareza das histórias, assim como a expressividade durante a narração.

  • Aula 3: Roda de debate sobre estilos orais e prática de escuta ativa.
  • Momento 1: Introdução ao Debate e Definição das Regras (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o propósito do debate, destacando a importância da prática da escuta ativa e respeito mútuo. Defina as regras básicas para o debate, enfatizando a importância de ouvir sem interromper e respeitar as opiniões diferentes. É importante que você liste algumas perguntas ou tópicos que serão discutidos, relacionadas aos diferentes estilos orais, como contar uma história ou explicar algo.

    Momento 2: Preparação para o Debate em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e distribua um tópico ou pergunta para cada grupo discutir. Permita que conversem e preparem suas considerações para o debate. Incentive-os a pensar nos diferentes estilos orais que já exploraram e como esses estilos podem influenciar a maneira como uma mensagem é recebida. Circule entre os grupos, oferecendo orientações, respondendo perguntas, e estimulando reflexões sobre as experiências pessoais dos alunos com diferentes estilos de comunicação.

    Momento 3: Condução do Debate em Círculo (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna a turma em um círculo e dê início ao debate. Chame um tópico por vez e permita que cada grupo compartilhe suas ideias. Incentive os alunos a fazer perguntas e comentar as falas dos colegas — pela ordem — reforçando a prática de ouvir, entender e depois contribuir. É importante que você modere o debate, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de falar e que o ambiente se mantenha respeitoso e colaborativo. Faça perguntas adicionais para aprofundar a discussão e estimular a análise crítica dos estilos orais discutidos.

    Momento 4: Reflexão e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a atividade pedindo aos alunos que reflitam sobre o debate. Convide-os a compartilhar algum elemento do debate que os surpreendeu ou que consideraram mais interessante. Pergunte quais habilidades de escuta ativa eles utilizaram durante a atividade. Avalie o envolvimento dos alunos através de suas contribuições e sua capacidade de respeitar as diferentes opiniões. Peça sugestões de como poderiam melhorar a prática de debates nas próximas aulas.

Avaliação

A avaliação busca contemplar a diversidade de habilidades desenvolvidas durante a atividade, destacando a observação contínua do progresso dos alunos e o uso de autoavaliação para estimular a reflexão sobre o aprendizado. Uma opção é a utilização de uma rubrica que considere a clareza, criatividade e organização das histórias contadas, bem como a utilização de recursos paralinguísticos. Para os debates, pode ser avaliada a habilidade de argumentar, respeitar turnos de fala e ouvir ativamente. Um exemplo prático é solicitar que os alunos revisem suas performances e identifiquem áreas de melhoria, apoiados pelo feedback construtivo do professor, reforçando tanto os pontos positivos quanto oferecendo estratégias para aperfeiçoamento.

  • Rubrica para avaliação das histórias, contemplando clareza e estrutura.
  • Observação da participação e argumentação nos debates.
  • Feedback contínuo e autoavaliação para progresso pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais audiovisuais para a aula expositiva, fichas de planejamento para contação de histórias e espaço adequado para a realização da roda de debate. Digitalmente, podem ser utilizados vídeos de exemplos de gêneros orais variados, além de uma plataforma para registrar e compartilhar histórias e feedbacks, possibilitando que os alunos acessem suas produções e observações do professor a qualquer momento. Esses recursos enriquecem a experiência de aprendizagem, trazendo diversidade e praticidade ao processo.

  • Materiais audiovisuais para explanação teórica.
  • Fichas para planejamento de histórias.
  • Espaço e disposição em círculo para o debate.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos educadores e, por isso, ressaltamos a importância de incorporar estratégias de inclusão e acessibilidade de maneira prática e efetiva. Não há condições específicas mencionadas, mas é essencial garantir que todos os alunos tenham acesso pleno à atividade. Isso pode ser feito por meio de recursos visuais e auditivos complementares, e oportunidades de expressão alternativas, como o uso de desenhos para apoiar a narração de histórias. Atentar-se à linguagem clara e incentivadora nas instruções, além da criação de um ambiente de diálogo acolhedor e seguro, são pontos chave para o sucesso da atividade.

  • Utilização de recursos visuais e auditivos complementares.
  • Estratégias de participação variada, como suporte visual para narração.
  • Criação de um ambiente acolhedor e seguro para o diálogo.

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