Substantivos em Ação: O Jogo do Tesouro

Desenvolvida por: Monali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Lendas Indígenas e Substantivos

A atividade 'Substantivos em Ação: O Jogo do Tesouro' tem como objetivo principal explorar o uso dos substantivos no contexto das lendas indígenas, promovendo o aprendizado colaborativo e a integração entre alunos. Durante essa atividade prática e dinâmica, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma série de pistas que contêm frases com substantivos destacados. Eles deverão trabalhar juntos para interpretar as pistas e encontrar um 'tesouro' escondido na sala de aula. Esta busca incentiva a colaboração, comunicação eficaz, resolução de problemas e reforça o conhecimento sobre o uso dos substantivos na língua portuguesa. Além disso, ao final da atividade, uma roda de debate será realizada para discutir o significado e a função dos substantivos, permitindo que os alunos solidifiquem a compreensão gramatical enquanto desenvolvem habilidades sociais importantes como a negociação, liderança e solidariedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a compreensão das lendas indígenas através da identificação e uso de substantivos em contexto, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita essenciais para este nível de ensino. Além disso, o plano de aula almeja estimular as capacidades de interpretação textual, liderança e trabalho em equipe entre os alunos, alinhando-se com as diretrizes da BNCC. A atividade busca também fomentar o engajamento dos estudantes em uma aprendizagem significativa e integrada à sua realidade cotidiana.

  • Promover a compreensão do uso de substantivos em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Fomentar a cooperação e trabalho em equipe entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
  • EF04LP01: Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na exploração dos substantivos dentro das narrativas indígenas, conectando aspectos gramaticais ao valor cultural e histórico destas lendas. Os alunos terão a oportunidade de explorar não apenas a identificação de substantivos, mas também seu uso contextual e significado, buscando enriquecer sua bagagem linguística e cultural. Com isso, o plano assegura a compreensão integral dos conteúdos, preparando os estudantes para futuras atividades literárias e discursivas ao integrá-los aos temas sociais e culturais contemporâneos.

  • Identificação dos substantivos nas lendas indígenas.
  • Análise do uso contextual e significado dos substantivos.
  • Interpretação das narrativas sob a ótica gramatical e cultural.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é centrada em metodologias ativas, incentivando o aprendizado colaborativo e a aplicação prática dos conceitos estudados. Durante a busca pelo 'tesouro', os alunos são desafiados a utilizar a criatividade e a comunicação eficaz dentro do grupo para solucionar problemas, além de desenvolverem habilidades sociais como o trabalho em equipe e a liderança. Com o suporte da roda de debate, a atividade também promove a reflexão crítica sobre o tema estudado, permitindo o protagonismo estudantil ao encorajá-los a expressar suas interpretações sobre os subtantivos identificados.

  • Aprendizagem colaborativa por meio de resolução de problemas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais em atividades de grupo.
  • Promover o protagonismo estudantil em rodas de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi desenhado de modo a promover uma experiência educativa integrada e eficiente dentro de um período de 60 minutos. A atividade será desenvolvida em uma única sessão, o que proporciona dinamismo e fluidez ao processo de aprendizagem. Durante a aula, o professor apresentará a atividade, dividirá os alunos em grupos, conduzirá a busca pelo tesouro e, por fim, organizará a roda de debate para concluir a atividade com reflexões significativas e construções coletivas de conhecimento.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de grupos, busca pelo 'tesouro' e roda de debate final.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Divisão de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Substantivos em Ação: O Jogo do Tesouro'. Explique brevemente o que são substantivos, dando exemplos apropriados para a idade dos alunos. Após a introdução, divida os alunos em grupos homogêneos de 4 a 5 integrantes. É importante que os alunos tenham tempo para saber com quem irão trabalhar durante a atividade. Permita que os alunos façam sugestões sobre a composição dos grupos, promovendo a participação ativa desde o início. Observe se os alunos entendem a formação dos grupos e incentive a interação inicial.

    Momento 2: Busca Pelo 'Tesouro' (Estimativa: 30 minutos)
    Entregue as pistas impressas para cada grupo. Explique que as pistas contêm frases de lendas indígenas com substantivos destacados, que devem ser interpretadas para encontrar o 'tesouro', que pode ser um pequeno objeto ou mensagem escondido na sala. Circulando pela sala, observe os grupos para garantir que todos estejam engajados e participando da atividade. Incentive os alunos a cooperarem e a comunicarem suas ideias de forma organizada. Sugira perguntas que possam direccionar os grupos em caso de dificuldade. Avalie a interação entre os alunos e como eles chegam a soluções para os problemas propostos.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Concluída a busca, reúna os alunos em uma roda de debate. Pergunte o que aprenderam sobre os substantivos e como eles foram importantes para encontrar o 'tesouro'. Permita que cada grupo compartilhe sua experiência e conclusão. Oriente a discussão para que todos os alunos tenham a oportunidade de falar, promovendo o respeito às falas dos colegas. Intervenha, se necessário, para estimular reflexões mais profundas sobre o papel dos substantivos na língua portuguesa. Use esta oportunidade para avaliar a argumentação, compreensão e participação dos alunos na atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não possua alunos com deficiências específicas, esteja atento para ajustes que possam facilitar a participação de todos, como oferecer clareza nas instruções e criar um ambiente colaborativo. Considere adotar más práticas inclusivas, como garantir que cada aluno seja ouvido durante a roda de debates. Lembre-se de que a paciência e o apoio são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem inclusiva, onde cada aluno se sinta valorizado e encorajado a participar plenamente.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Substantivos em Ação: O Jogo do Tesouro' será realizada considerando-se múltiplos métodos, permitindo uma análise abrangente do desenvolvimento dos alunos. Primeiramente, a observação direta será utilizada para avaliar a participação e colaboração em grupos durante a busca do tesouro. Neste método, o objetivo é identificar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e resolver problemas no contexto proposto. Os critérios de avaliação incluem a eficácia na comunicação, inovação nas estratégias utilizadas e cooperação entre os membros do grupo. Um exemplo prático seria observar como os estudantes dividem tarefas e assumem papéis de liderança de forma natural. Em seguida, consideraremos o feedback formativo, onde o professor poderá intervir com perguntas e sugestões durante a atividade e o debate, promovendo reflexões e ajustes no entendimento. Este feedback serve para apoiar o progresso dos alunos em tempo real, fornecendo insights valiosos para o avanço contínuo de cada um. Por fim, o desempenho na roda de debate também será avaliado, focando-se na habilidade dos alunos de argumentar suas ideias e interpretar os substantivos destacados. Os critérios para essa etapa incluem clareza de expressão, capacidade de ouvir os colegas e apresentar pensamento crítico sobre o tema. Flexibilidade será oferecida para adaptar os critérios de avaliação a indivíduos com necessidades específicas, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades iguais para demonstrar suas habilidades e avançar em sua aprendizagem.

  • Observação direta da participação e colaboração dos grupos.
  • Feedback formativo durante a atividade e o debate.
  • Avaliação do desempenho e argumentação na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são selecionados para promover a interação e o engajamento dos alunos, mesmo sem o uso de recursos digitais. Materiais impressos contendo pistas com substantivos destacados serão distribuídos, facilitando a leitura e análise durante a busca pelo tesouro. Além disso, o uso de materiais visuais e objetos relacionados ao tema das lendas indígenas enriquecerá a experiência pedagógica, criando um ambiente contextualizado para incentivo da aprendizagem. Este conjunto de recursos foi cuidadosamente escolhido para otimizar a exploração didática dos conteúdos, permitindo que todos os alunos, independentemente de sua familiaridade com tecnologias digitais, possam acessar o material de forma igualitária e participativa.

  • Materiais impressos com pistas e substantivos.
  • Objetos temáticos relacionados às lendas indígenas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a docência pode ser desafiadora e exige dedicação constante, mas assegurar a inclusão e acessibilidade para todos os alunos é uma prioridade. Mesmo sem alunos com deficiência nesta turma, estratégias inclusivas são fundamentais. A atividade 'Substantivos em Ação: O Jogo do Tesouro' é projetada para ser acessível a todos, sem a necessidade de materiais adaptados de alto custo. As pistas serão apresentadas em linguagem clara e ajustadas ao nível de compreensão dos alunos, enquanto o ambiente físico da sala de aula será organizado para facilitar a movimentação e interação entre os grupos. A inclusão cultural é considerada através da temática das lendas indígenas, refletindo a diversidade e promovendo o respeito pelas diferentes culturas. A comunicação será reforçada com a utilização de uma linguagem inclusiva, garantindo que todos os alunos sintam-se representados e encorajados a participar. Recursos adicionais, como materiais visuais e sugestões de comunicação não-verbal, estarão disponíveis para oferecer suporte aos estudantes que possam necessitar. Também será promovida a interação entre alunos, garantindo que todos se sintam integrados ao grupo, e sinais de alerta para dificuldades de compreensão serão monitorados para permitir intervenções oportunas pelo professor.

  • Uso de linguagem clara e inclusiva.
  • Organização do ambiente para facilitar a interação e movimentação.
  • Representação cultural através do tema das lendas indígenas.
  • Monitoramento de sinais de dificuldades para intervenções adequadas.

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