Aventura dos Contos de Fadas

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma), Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de exercitar suas habilidades de leitura e interpretação através de contos de fadas. A proposta é que cada aluno escolha um conto de fadas do livro disponibilizado, faça a leitura de maneira autônoma, e, em seguida, prepare uma breve apresentação teatral para compartilhar com a turma. Essa abordagem busca estimular não apenas a leitura, mas também o desempenho oral e a expressão corporal. Após as apresentações individuais, os alunos serão convidados a trabalhar em grupo para criar um novo final para os contos escolhidos, promovendo a escrita colaborativa e a criatividade. A atividade é desenhada para desenvolver competências linguísticas fundamentais, além de propiciar um ambiente de trabalho em grupo que reforça o senso de coletividade e o respeito pelas ideias alheias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade de interpretação e expressão oral e escrita. Em primeiro lugar, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura autônoma ao analisar um conto de fadas por conta própria, identificando elementos narrativos essenciais. Além disso, a atividade visa fortalecer a habilidade de comunicação verbal e a autoconfiança através da dramatização de um texto lido, o que também possibilita a prática de empatia ao se colocar no lugar dos personagens. A escrita de um novo final para a história promoverá o trabalho em grupo, onde os alunos aprenderão a negociar diferentes ideias e a coautorar um texto, desenvolvendo ainda mais suas competências em escrita colaborativa. O trabalho conjunto em grupos permitirá o exercício de habilidades sociais fundamentais, como o respeito, a solidariedade e a liderança.

  • Aprimorar a capacidade de leitura e interpretação de textos narrativos.
  • Estimular a expressão verbal e a autoconfiança através da apresentação teatral.
  • Incentivar a escrita colaborativa ao criar novos finais para os contos.
  • Promover habilidades sociais de trabalho em grupo e resolução de conflitos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP01: Ler e compreender, com autonomia, narrativas e poemas curtos, considerando a sequência dos eventos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento progressivo das habilidades de leitura, interpretação e escrita de narrativas. Inicialmente, os estudantes serão expostos a diferentes contos de fadas, o que permite um contato variado com estilos narrativos e estruturas textuais diversas. A seguir, eles aperfeiçoarão suas habilidades de expressão oral através de apresentações teatrais, um componente vital para o desenvolvimento linguístico e social. Por fim, o foco na escrita colaborativa incentivará a criação de textos únicos, representando a síntese do aprendizado adquirido nas etapas anteriores. O conjunto dessas atividades não só fortalece o domínio da língua portuguesa como também amplia o horizonte cultural e imaginativo dos alunos.

  • Leitura autônoma de contos de fadas.
  • Apresentação teatral baseada em contos escolhidos.
  • Escrita colaborativa de novos finais para as histórias.

Metodologia

A metodologia adotada combina a leitura autônoma, a dramatização e a escrita colaborativa para criar uma experiência de aprendizagem rica e diversificada. A leitura autônoma inicial incentiva o aluno a desenvolver habilidades críticas e interpretativas, essenciais para a compreensão textual. Em seguida, a dramatização proporciona um ambiente interativo onde os alunos podem explorar sua expressividade e melhorar suas competências em comunicação oral. A escrita colaborativa final efetiva a cooperação e interação entre colegas, estabelecendo um espaço onde a criatividade e o respeito pelas ideias alheias são fomentados. Essa abordagem metodológica se alinha com as práticas pedagógicas que favorecem uma aprendizagem ativa e significativa, concentrando-se na participação ativa dos alunos em seu processo educacional.

  • Leitura autônoma.
  • Dramatização de contos.
  • Escrita colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi planejada para ser executada em um único encontro de 60 minutos, o que proporciona tempo suficiente para que cada etapa do processo pedagógico seja desenvolvida com qualidade. Iniciando com a leitura autônoma dos contos, que deverá ser realizada de maneira breve e focada, a aula progride para a dramatização, onde os alunos terão a chance de se apresentar e interagir com seus colegas. Finalizando o cronograma, a atividade de escrita colaborativa irá permitir que os grupos redijam e apresentem suas criações. Esse cronograma foi pensado para maximizar o tempo disponível, mantendo o interesse dos alunos e garantindo que todos os objetivos de aprendizagem possam ser atingidos.

  • Aula 1: A atividade iniciará com uma breve leitura autônoma de contos de fadas, seguida pela dramatização das histórias escolhidas, e concluirá com a elaboração de novos finais pelas equipes de alunos.
  • Momento 1: Leitura Autônoma de Contos de Fadas (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula explicando brevemente a atividade do dia e distribua o livro de contos de fadas para cada aluno. Oriente-os a escolher um conto para ler individualmente. É importante que você observe se os alunos estão engajados na leitura e ofereça suporte caso perceba dificuldade. Sugira que façam anotações das partes que acharam mais interessantes.

    Momento 2: Dramatização do Conto (Estimativa: 20 minutos)
    Após a leitura, peça aos alunos que formem pequenos grupos e discutam como dramatizar as partes principais do conto escolhido. Permita que eles experimentem a expressão corporal e diálogo, oferecendo adereços simples disponibilizados na sala. Circule pelas equipes, sugerindo melhorias e prestando atenção à participação ativa de cada aluno. Avalie o desempenho observando a criatividade e colaboração durante as dramatizações.

    Momento 3: Criação de Novos Finais (Estimativa: 20 minutos)
    No último momento, divida a turma novamente em grupos, mas de maneira diferente, se possível, e proponha que eles criem um novo final para os contos lidos. Incentive a escrita colaborativa, onde cada membro do grupo contribui com ideias. Ofereça papel e lápis para que escrevam a nova versão. Observe a dinâmica de cada grupo e incentive a escuta ativa e o respeito pelas ideias alheias. A avaliação pode ser feita revisando os textos produzidos, observando originalidade e coesão do novo final.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Por fim, reserve alguns minutos para que os grupos compartilhem brevemente os novos finais criados com a turma. Promova o feedback construtivo entre os alunos, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias de uma forma encorajadora.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não tenha alunos com condições específicas, sempre é válido manter um olhar atento a possíveis dificuldades. Considere utilizar ferramentas visuais adicionais para apoiar a compreensão dos textos. Estimule todos os alunos a participarem, mesmo aqueles que possam ser mais tímidos, destacando o valor das contribuições individuais. Crie um ambiente encorajador para que os alunos sintam-se à vontade para compartilhar suas ideias e encoraje a colaboração entre todos, respeitando as diferenças e promovendo o senso de coletividade.

Avaliação

A avaliação neste plano de aula será diversificada para abranger diferentes aspectos das habilidades desenvolvidas. Primeiramente, uma observação contínua durante as apresentações teatrais permitirá avaliar a habilidade de expressão oral e a confiança dos alunos ao falar em público. Os critérios para essa avaliação incluirão clareza na comunicação, envolvimento com o público e originalidade na apresentação. Já na escrita colaborativa, o foco será a capacidade de integrar ideias em grupo, coesão do texto final e criatividade no novo final criado. Um exemplo prático seria solicitar que um grupo apresente seu novo final para a turma enquanto os outros alunos oferecem feedback construtivo, fomentando um ambiente de apoio mútuo e beneficiando o processo de aprendizagem cooperativa. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias apresentações e produções escritas, promovendo a autocrítica e o desenvolvimento contínuo.

  • Observação durante apresentações teatrais.
  • Avaliação da escrita colaborativa.
  • Feedback construtivo entre os alunos.
  • Autocrítica refletida dos alunos sobre suas participações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade envolvem materiais comuns e facilmente acessíveis, visando não onerar financeiramente a escola ou o professor. Primordialmente, um livro de contos de fadas disponível para cada aluno ou grupo é imprescindível para a leitura autônoma. Além disso, adereços simples e reutilizáveis para as apresentações teatrais poderão auxiliar na construção dos cenários e personagens. Materiais básicos de escrita, como papel e lápis, são necessários para a criação dos novos finais. Esse conjunto de recursos garante que a atividade seja viável e sustentável, contribuindo para o êxito da aula sem demandar despesas excessivas.

  • Livro de contos de fadas.
  • Adereços simples para dramaturgia.
  • Materiais de escrita (papel e lápis).

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as diversas demandas diárias de um professor, mas é crucial que esforços sejam realizados para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à aprendizagem. Ainda que a turma não possua alunos com condições específicas, algumas práticas podem ser aplicadas para garantir inclusão e equidade. A criação de espaços onde todos os alunos são encorajados a participar ativamente é essencial. Propostas como a escolha autônoma dos contos de fadas a serem lidos podem ajudar a verificar quais histórias ressoam mais com as experiências pessoais dos alunos, promovendo representatividade e diversidade de vozes. É recomendado que adereços para as dramatizações sejam variados para estimular a criatividade e que os grupos sejam rotativos nas atividades de escrita colaborativa, assegurando interação entre todos os alunos e possibilitando o desenvolvimento de novas amizades e dinâmicas de grupo.

  • Incentivar a escolha autônoma de contos por identificação pessoal.
  • Utilizar adereços variados para estimular a criatividade.
  • Realizar formação de grupos rotativos para dinamizar a interação entre alunos.

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