Oficina de Frases: Montando Histórias

Desenvolvida por: Ana So… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gênero Textual Expositivo e Descritivo

A atividade 'Oficina de Frases: Montando Histórias' envolve a criação de frases a partir de imagens dadas, identificando e separando elementos gramaticais como verbo, sujeito e objeto. Os alunos trabalharão em grupos para interpretar visualmente essas imagens, transpondo suas percepções em frases bem estruturadas. Em seguida, essas frases serão usadas para construir narrativas curtas, tanto descritivas quanto expositivas, permitindo que os alunos explorem a coesão textual e a organização das ideias.

O objetivo é aprimorar a compreensão das funções e posições dos elementos gramaticais dentro de um texto, promovendo o desenvolvimento das habilidades de interpretação e produção textual. A atividade é projetada para incentivar o protagonismo dos alunos na construção coletiva do conhecimento e fomentar discussões que respeitem a inclusividade e multiculturalidade da turma. Ao longo do processo, serão promovidas interações diversificadas e acolhedoras, garantindo que todos os alunos se sintam valorizados e tenham oportunidades de expressão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em desenvolver habilidades linguísticas fundamentais através de práticas interativas. Os alunos serão capazes de interpretar visualmente imagens, transformando essas percepções em textos estruturados, o que favorece a melhora na coesão textual e no entendimento de funções sintáticas. Essa prática visa fortalecer a habilidade de identificar e utilizar corretamente diferentes elementos gramaticais, promovendo ainda a troca de interpretações e o respeito ao diferente contexto cultural representado nas imagens. Além disso, busca-se estimular o pensamento crítico e a criatividade ao elaborar narrativas coerentes, explorando perspectivas variadas.

  • Interpretar imagens e transpor percepções visuais em textos estruturados.
  • Identificar e utilizar elementos gramaticais, como verbo, sujeito e objeto nas frases.
  • Fomentar a habilidade de criar textos narrativos coerentes.
  • Estimular a discussão e o respeito a diferentes interpretações e culturas representadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP21: Compreender e empregar diferentes funções sintáticas dos elementos de uma oração.
  • EF69LP11: Produzir textos em diferentes gêneros, explorando a narrativa e a descrição.
  • EF69LP06: Analisar e estabelecer relações entre diferentes elementos textuais e contextuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula está focado no desenvolvimento de competências em gramática e produção textual. Os alunos terão a oportunidade de explorar as funções de diferentes classes de palavras, principalmente, no contexto de frases e pequenos parágrafos narrativos e descritivos. Adicionalmente, serão promovidos debates em sala de aula que incentivem o uso de argumentação clara e estruturada, permitindo aos estudantes compreenderem não só as regras gramaticais, mas também aplicá-las de forma significativa e contextuada. A integração de habilidades linguísticas com aspectos culturais das imagens garante uma experiência de aprendizagem rica e multidimensional.

  • Identificação de sujeito, verbo e objeto nas frases.
  • Construção de textos narrativos a partir de frases simples.
  • A construção de textos narrativos a partir de frases simples é uma etapa essencial na atividade 'Oficina de Frases: Montando Histórias', onde os alunos têm a oportunidade de explorar a organização e fluência das ideias. Inicialmente, os alunos, em seus grupos, são orientados a selecionar frases criadas a partir das imagens fornecidas. Estas frases servem de base para a elaboração de uma narrativa mais extensa e coerente. O exercício de vincular essas frases é projetado para que os alunos identifiquem a importância de uma introdução clara, um desenvolvimento que amplie o contexto e um desfecho que conclua a história de maneira significativa.

    Os alunos são incentivados a elaborar histórias que, além de utilizarem corretamente os elementos gramaticais como sujeito, verbo e objeto, tragam uma sequência lógica e cronológica para os acontecimentos. Durante este processo, os educadores podem introduzir exemplos de narrativas curtas conhecidas, destacando como os autores aplicam estrutura e coesão. Este nível de detalhamento não somente aprimora o entendimento sobre a construção narrativa mas também permite que os alunos aprofundem suas habilidades de escrita, considerando aspectos como concordância verbal, pontuação e encadeamento de ideias.

    Os alunos são estimulados a participar de discussões em grupo enquanto criam suas narrativas, permitindo a troca de perspectivas e ideias, o que pode enriquecer a criatividade e a originalidade do texto final. Ao longo da atividade, os educadores podem orientar, fornecer feedback e incentivar a autoavaliação entre os grupos, ajudando os alunos a identificar pontos fortes e áreas para melhoria. Esse exercício busca desenvolver não apenas a habilidade de escrita, mas também competências críticas como colaboração e respeito mútuo.

  • Discussão e análise crítica de narrativas desenvolvidas.
  • Interpretação de imagens no contexto textual.

Metodologia

A metodologia adotada privilegia a aprendizagem ativa, onde os alunos compartilham interpretações, colaboram na construção das frases e no desenvolvimento narrativo. O uso de imagens como ponto de partida promove uma abordagem visual e contextual, facilitando a conexão prática entre conteúdo teórico e sua aplicação. As atividades serão realizadas de forma colaborativa, incentivando a troca de ideias e respeitando os diversos ritmos e estilos de aprendizagem. A mediação do professor, através de perguntas orientadas e feedback contínuo, será essencial para o avanço do processo educativo.

  • Atividades colaborativas e prática discursiva em grupo.
  • Uso de imagens como estímulo inicial para interpretação e produção de textos.
  • Debate em sala para ressaltar a função dos elementos gramaticais nas frases.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está estruturado para ser desenvolvido em uma sessão de 50 minutos, permitindo uma exploração significativa da temática proposta, sem sobrecarga de informações aos alunos. Durante a aula, haverá um momento inicial de introdução e explicação da atividade, seguido pela divisão dos alunos em grupos para realização das tarefas. Encerrando a sessão, será promovida uma partilha coletiva e debate sobre as narrativas construídas, possibilitando a troca de diferentes pontos de vista e o desenvolvimento de pensamento crítico.

  • Aula 1: Explicação da atividade, dinâmica em grupo para criação de frases e narrativas, debate coletivo sobre as produções.
  • Momento 1: Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Introduza a atividade aos alunos, destacando o uso de imagens para criar frases e histórias. Explique os objetivos da aula e como ela se relaciona com as habilidades de identificar elementos gramaticais, como verbo, sujeito e objeto. Utilize recursos visuais para tornar a explicação mais clara. Pergunte aos alunos se eles já tiveram experiências similares e dê espaço para perguntas.

    Momento 2: Dinâmica em Grupo - Criação de Frases (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, forneça uma imagem a cada um. Oriente-os a discutir e formar frases a partir da imagem, focando nos elementos gramaticais. Circule entre os grupos para auxiliar e garantir que todos os alunos estão participando e compreendendo a tarefa. Incentive-os a respeitar e considerar as contribuições de cada membro do grupo.
    É importante que fique atento à interação entre os alunos e intervenha caso surjam dificuldades de colaboração.

    Momento 3: Construção de Narrativas Curtas (Estimativa: 15 minutos)
    Instruir os grupos a unirem suas frases em uma narrativa curta. Oriente-os a pensar em um início, meio e fim para a história que estejam criando. Auxilie os grupos em dificuldades, oferecendo sugestões e reforçando o uso dos elementos gramaticais. Observe se as narrativas estão coerentes e se fazem uso dos componentes discutidos. Reforce a importância da coesão no texto.

    Momento 4: Debate Coletivo e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Convide um representante de cada grupo para compartilhar sua narrativa. Promova um debate sobre as produções, destacando as diferentes interpretações das imagens. Incentive o respeito às opiniões e criações dos colegas. Faça questionamentos que conduzam à autoavaliação dos alunos, perguntando como eles sentem que foi a colaboração no grupo e o que aprenderam sobre os elementos gramaticais. Forneça feedback construtivo de forma oral, parabenizando a turma pelo esforço coletivo e apontando aspectos a melhorar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de alunos com deficiência auditiva, certifique-se de que eles têm acesso a intérpretes de LIBRAS durante as explicações e dinâmicas em grupo. Utilize recursos visuais, como imagens e textões projetados, para complementar as orientações verbais. Organize a sala de forma que todos possam ver os intérpretes e o projetor, se utilizado. Incentive todos os alunos a comunicarem-se de forma clara e respeitosa, promovendo uma atmosfera onde todos se sintam acolhidos e valorizados. Lembre-se, cada passo rumo à inclusão é válido e importante. Você está fazendo um ótimo trabalho!

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade se baseia em uma combinação de métodos, incluindo a autoavaliação dos alunos sobre sua participação e contribuição em grupo, avaliação formativa processual através de observação contínua pelo professor, e uma avaliação de produto final, onde as narrativas criadas são analisadas quanto à coerência e uso dos elementos gramaticais discutidos. A avaliação será adaptada para considerar as necessidades específicas dos alunos, usando critérios flexíveis que contemplem não apenas o produto, mas o engajamento e o progresso individual de cada aluno. Feedbacks construtivos e direcionados serão fornecidos de forma escrita e verbal, promovendo a reflexão e aprimoramento contínuos.

  • Avaliação formativa através da participação e engajamento.
  • Autoavaliação dos alunos sobre a colaboração em grupo.
  • Análise das narrativas quanto à coerência e uso das funções gramaticais.
  • Feedbacks construtivos escritos e orais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação desta atividade incluem imagens diversificadas que servem como estímulo inicial para a criação das frases, materiais para anotações como papel e canetas ou dispositivos digitais com teclado, e recursos visuais como projetor para apresentação coletiva e discussão em classe. É importante destacar que conteúdos visuais devem ser escolhidos cuidadosamente para respeitar a diversidade cultural e instigar o pensamento crítico. A combinação de métodos tradicionais de escrita com suportes tecnológicos visa enriquecer o processo de aprendizagem e facilitar a inclusão de todos os alunos.

  • Imagens de diversas culturas e contextos.
  • Materiais de escrita: papel, canetas ou dispositivos digitais.
  • Recursos visuais e tecnológicos: projetor ou tela interativa.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos o quão desafiadora pode ser a tarefa docente, por isso, apesar do trabalho já intenso, é vital garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Para os alunos com deficiência auditiva, recomenda-se a presença de intérprete de LIBRAS durante a explicação e discussão das atividades. Além disso, deve-se assegurar que as instruções sejam também distribuídas por escrito e que os conteúdos visuais sejam claros, com legendas ou descrições textuais. A interação deve ser inclusiva, engajando todos os alunos de forma equitativa, promovendo o respeito e a compreensão mútua. É importante adaptar a comunicação, quando necessário, e criar um ambiente de sala de aula acessível e acolhedor para todos.

  • Disponibilização de intérprete de LIBRAS para participar das atividades.
  • Apresentação de instruções escritas e visualmente acessíveis.
  • Utilização de recursos visuais com legendas ou descrições textuais.

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