Esta atividade busca explorar as figuras de linguagem, como comparação, metáfora e personificação, através da leitura de obras literárias selecionadas. Os alunos realizarão, individualmente, a leitura de trechos pré-selecionados, identificando e anotando exemplos das figuras de linguagem solicitadas. Posteriormente, em sala de aula, formarão equipes para discutir suas descobertas e criar, coletivamente, novos exemplos de figuras de linguagem, inspirando-se em temas propostos pelo professor. Este trabalho colaborativo visa desenvolver a capacidade crítica e criativa dos alunos, enquanto promove o entendimento de como o uso de recursos estilísticos pode enriquecer a expressão e comunicação de ideias.
O objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com o conceito de figuras de linguagem, provendo um meio prático para a identificação e utilização desses recursos expressivos em textos. Por meio da leitura, discussão e criação coletiva, os estudantes desenvolverão habilidades de análise literária, compreensão textual e expressão criativa. Através deste exercício, espera-se que os alunos reconheçam e apreciem a riqueza e diversidade da língua, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
O conteúdo abordará conceitos e tipos de figuras de linguagem, focando na comparação, metáfora e personificação. Através da análise de exemplos literários, os alunos explorarão como esses recursos estilísticos são empregados para criar significados, imagens e sensações únicas nos textos. A ênfase será na aplicação prática desse conhecimento, instigando os alunos a desenvolverem sua própria escrita criativa e habilidades de argumentação.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos se prepararão previamente com a leitura de materiais selecionados. Em sala, serão formados grupos para a análise coletiva dos textos e posteriormente, a criação de novos exemplos em equipe. As discussões em grupo e a apresentação dos resultados promoverão a troca de ideias e o aprofundamento do entendimento sobre o tema.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade dos exemplos de figuras de linguagem criados. Será considerada tanto a correção ortográfica e adequação na pontuação quanto a criatividade e originalidade na utilização dos recursos estilísticos. As apresentações também serão avaliadas, levando em conta a clareza na explicação dos conceitos e a habilidade em defender as escolhas feitas durante a criação dos textos.
Serão utilizados trechos de obras literárias variadas, com ênfase em autores brasileiros, selecionados previamente pelo professor. Além disso, recursos multimídia poderão ser empregados para a apresentação dos trabalhos e enriquecimento das discussões. Materiais de apoio como dicionários de figuras de linguagem e guias práticos de escrita criativa também serão disponibilizados aos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula