Dança das Parlendas

Desenvolvida por: Aniely… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Parlendas e Coreografias

A atividade 'Dança das Parlendas' é uma proposta pedagógica que visa integrar a musicalidade e a corporeidade ao aprendizado da língua portuguesa, por meio de parlendas. No início da atividade, o professor apresentará aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma seleção de parlendas, enfatizando os aspectos linguísticos como rima, ritmo, aliteração e assonância. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e escolherão uma parlenda que seja familiar ou que desperte seu interesse. Em seguida, terão a tarefa de criar uma coreografia que expresse o ritmo e a melodia da parlenda escolhida. Durante o processo, os alunos poderão discutir e ensaiar suas danças, promovendo a colaboração e a criatividade. Ao final, cada grupo apresentará sua 'Dança das Parlendas' para a turma, permitindo que todos observem as variações rítmicas e melódicas expressas por meio da dança. Esta atividade não somente fomenta a apreciação pela riqueza e diversidade da linguagem, mas também encoraja a expressão corporal como forma de interpretação e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e compreender os elementos linguísticos presentes nas parlendas, como rima, ritmo, aliteração e assonância, através de uma abordagem criativa e interativa. Busca-se desenvolver habilidades de leitura, interpretação e expressão corporal, ao mesmo tempo em que se promove a colaboração, a comunicação e a criatividade. Os alunos terão a chance de aprofundar seu entendimento sobre a musicalidade da língua portuguesa e a expressar-se artisticamente, fortalecendo sua autoconfiança e apreciação pela cultura oral.

  • Compreender os aspectos linguísticos das parlendas, como rima, ritmo, aliteração e assonância.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual.
  • Criar coreografias que representem o ritmo das palavras das parlendas escolhidas.
  • Promover a colaboração, a comunicação e a criatividade entre os alunos.
  • Expressar-se artisticamente por meio da dança, fortalecendo a autoconfiança.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

A realização desta atividade envolve o estudo da língua através das parlendas, focando em elementos como rima, ritmo, aliteração e assonância. Esta abordagem enriquece a compreensão textual e valoriza a expressão corporal, estimulando a aprendizagem significativa. Ao trabalhar com parlendas, estimula-se a conexão entre a linguagem verbal e a não-verbal, incentivando a criatividade e o desenvolvimento holístico dos alunos.

  • Elementos linguísticos das parlendas: rima, ritmo, aliteração e assonância.
  • Leitura e interpretação de textos rimados.
  • Criação de coreografias baseadas em parlendas.
  • Expressão corporal como ferramenta de comunicação.

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será adotada para a realização desta atividade. Os alunos serão incentivados a explorar as parlendas de maneira lúdica e interativa, por meio da criação de coreografias. Essa abordagem promove a aprendizagem colaborativa, permitindo que os alunos construam conhecimento juntos enquanto se divertem. A atividade também estimula a expressão criativa e a comunicação efetiva entre os participantes.

  • Apresentação e discussão das parlendas pelo professor.
  • Formação de grupos para escolha e análise das parlendas.
  • Criação e ensaio de coreografias em grupo.
  • Apresentação das 'Danças das Parlendas' e reflexão sobre o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, haverá a exploração das parlendas e formação de grupos. A segunda aula será dedicada à criação e ensaio das coreografias. Na última aula, os grupos apresentarão suas danças e haverá uma reflexão conjunta sobre a experiência.

  • Aula 1: Exploração das parlendas e formação dos grupos.
  • Aula 2: Criação e ensaio das coreografias.
  • Aula 3: Apresentação das 'Danças das Parlendas' e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação, o esforço e o envolvimento dos alunos durante todo o processo da atividade. Serão avaliados tanto aspectos individuais como o trabalho em equipe, incluindo a criatividade, a originalidade e a expressão corporal na dança, além da capacidade de interpretação e compreensão das características linguísticas das parlendas. Feedbacks construtivos serão oferecidos para encorajar a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples como um espaço amplo para a prática das coreografias, um sistema de som para a reprodução das parlendas e materiais que os alunos possam utilizar para criar adereços ou figurinos para suas apresentações. Além disso, é essencial o acesso à uma coleção de parlendas, seja em livros ou recursos online, para que os alunos possam escolher seus textos a trabalhar.

  • Espaço amplo para a prática da dança.
  • Sistema de som para reprodução das parlendas.
  • Materiais para criação de adereços ou figurinos.
  • Coleção de parlendas por acesso físico ou digital.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo