O Grande Debate

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Temas Polêmicos Atuais

Esta atividade proporcionará aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma oportunidade única de engajar-se profundamente com temas polêmicos contemporâneos, explorando diferentes pontos de vista através de uma dinâmica de debate estruturado. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo representará um ponto de vista distinto sobre o tema selecionado. Antes do debate, haverá um período de preparação, no qual os estudantes pesquisarão seu ponto de vista, desenvolverão argumentos, identificarão estratégias argumentativas e se familiarizarão com as funções da linguagem pertinentes ao seu papel no debate. Este processo incentivará a pesquisa ativa, o pensamento crítico e o debate respeitoso. A roda de debate será o ápice da atividade, permitindo que os alunos pratiquem a escuta ativa, o uso efetivo de argumentos, a capacidade de questionar e rebater pontos de vista opostos de maneira respeitosa e fundamentada. Esta atividade não apenas reforça habilidades linguísticas e de debate, mas também promove a compreensão e o respeito por diferentes perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é duplo: refinar as habilidades de argumentação e debate dos alunos e expandir sua compreensão sobre temas polêmicos e pertinentes à sua realidade. Espera-se que os estudantes saiam dessa experiência com uma maior capacidade de formular e comunicar suas ideias de maneira clara e convincente, utilizando uma variedade de estratégias argumentativas e funções da linguagem. Além disso, visa-se promover um ambiente de respeito mútuo e compreensão através do exercício da escuta ativa e da argumentação baseada em evidências, preparando os alunos para participarem de discussões civis com tolerância e abertura para diferentes visões de mundo.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e retórica.
  • Promover a capacidade de pesquisa e análise crítica sobre temas contemporâneos.
  • Incentivar o respeito por diferentes pontos de vista através da prática da escuta ativa.
  • Melhorar a capacidade de trabalhar em equipe e colaborar em um ambiente competitivo, mas respeitoso.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103 - Utilizar as linguagens verbal, visual e corporal de forma combinada, especialmente em práticas de produção cultural juvenil, considerando seus efeitos de sentido.
  • EM13LGG702 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, textos e outras produções culturais que circulam em meios digitais.
  • EM13LP15 - Construir argumentação consistente, em intervenções orais ou escritas, que considere a sustentação de um ponto de vista, o reconhecimento de refutações e a proposição de soluções.
  • EM13LP19 - Utilizar as informações obtidas por meio da análise linguística e discursiva, com auxílio de tecnologias digitais, na produção de textos orais, escritos e multimodais, de maneira ética.
  • EM13LGG604 - Analisar, com base em critérios éticos, políticos, socioambientais e estéticos, os efeitos de sentidos decorrentes do uso de diferentes linguagens e mídias, considerando a construção e interpretação de discursos na sociedade.

Conteúdo Programático

A atividade se focará nos processos de argumentação e debate, enfatizando a importância da estruturação lógica dos argumentos, o reconhecimento de falácias argumentativas e a utilização das diferentes funções da linguagem (denotativa, conotativa, poética, fática, metalinguística, emotiva). Trata-se de uma jornada meticulosa através da arte do diálogo e da persuasão, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma comunicação eficaz.

  • Tipos de argumento (dedutivo, indutivo, por analogia)
  • Falácias argumentativas e como identificá-las
  • Funções da linguagem e sua aplicação em contextos de debate
  • Estratégias de pesquisa e construção do discurso
  • Escuta ativa e técnicas de mediação em debates

Metodologia

A metodologia desta atividade é fortemente alicerçada na Aprendizagem Baseada em Jogos, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais engajador e eficaz. A Atividade Mão-na-massa proporcionará aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conceitos teóricos abordados durante a preparação. O culminar da atividade, a Roda de Debate, serve como um ambiente dinâmico para os alunos testarem suas habilidades argumentativas e de escuta, em um contexto próximo ao de situações reais.

  • Formação dos grupos e designação dos pontos de vista
  • Sessões de pesquisa e preparação dos argumentos
  • Oficinas práticas de técnicas de debate e argumentação
  • Simulações de debate para prática e feedback dos instrutores
  • Roda de debate final com todos os grupos participantes

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 9.6 aulas de 50 minutos cada, ao longo de duas semanas, para permitir uma preparação adequada, prática e revisão antes do debate final.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão de grupos
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e preparação de argumentos
  • Aulas 4 e 5: Oficinas de técnicas de debate
  • Aulas 6 e 7: Simulações de debate em pequenos grupos
  • Aula 8: Revisão dos argumentos e estratégias
  • Aulas 9 e 9.6 (final da Aula 9): Preparação final e realização da roda de debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada nas competências demonstradas durante o processo de preparação e, finalmente, durante a roda de debate. Avaliaremos a capacidade de pesquisa e desenvolvimento de argumentos sólidos, a eficácia na comunicação desses argumentos, a habilidade em escutar e rebater os argumentos contrários de forma respeitosa e a colaboração dentro do grupo. Serão usados critérios claros e compartilhados com os alunos anteriormente, incluindo a coerência e a relevância dos argumentos, a capacidade de engajamento e a postura ética durante o debate. Exemplos específicos de desempenho esperado serão fornecidos para orientar a preparação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para apoiar os alunos em sua jornada de aprendizado. Desde materiais de referência que fundamentarão sua pesquisa a tecnologias digitais que facilitarão a colaboração e o compartilhamento de ideias, cada recurso foi escolhido para enriquecer a experiência de aprendizagem e torná-la tão interativa e produtiva quanto possível.

  • Acesso a bibliotecas digitais para pesquisa de artigos e livros
  • Plataformas de comunicação para colaboração em grupo
  • Softwares de apresentação para a elaboração de argumentos visuais
  • Gravação das rodas de debate para análise posterior
  • Guias e tutoriais sobre técnicas de argumentação e debate

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