Esta atividade proporcionará aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma oportunidade única de engajar-se profundamente com temas polêmicos contemporâneos, explorando diferentes pontos de vista através de uma dinâmica de debate estruturado. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo representará um ponto de vista distinto sobre o tema selecionado. Antes do debate, haverá um período de preparação, no qual os estudantes pesquisarão seu ponto de vista, desenvolverão argumentos, identificarão estratégias argumentativas e se familiarizarão com as funções da linguagem pertinentes ao seu papel no debate. Este processo incentivará a pesquisa ativa, o pensamento crítico e o debate respeitoso. A roda de debate será o ápice da atividade, permitindo que os alunos pratiquem a escuta ativa, o uso efetivo de argumentos, a capacidade de questionar e rebater pontos de vista opostos de maneira respeitosa e fundamentada. Esta atividade não apenas reforça habilidades linguísticas e de debate, mas também promove a compreensão e o respeito por diferentes perspectivas.
O objetivo desta atividade é duplo: refinar as habilidades de argumentação e debate dos alunos e expandir sua compreensão sobre temas polêmicos e pertinentes à sua realidade. Espera-se que os estudantes saiam dessa experiência com uma maior capacidade de formular e comunicar suas ideias de maneira clara e convincente, utilizando uma variedade de estratégias argumentativas e funções da linguagem. Além disso, visa-se promover um ambiente de respeito mútuo e compreensão através do exercício da escuta ativa e da argumentação baseada em evidências, preparando os alunos para participarem de discussões civis com tolerância e abertura para diferentes visões de mundo.
A atividade se focará nos processos de argumentação e debate, enfatizando a importância da estruturação lógica dos argumentos, o reconhecimento de falácias argumentativas e a utilização das diferentes funções da linguagem (denotativa, conotativa, poética, fática, metalinguística, emotiva). Trata-se de uma jornada meticulosa através da arte do diálogo e da persuasão, equipando os alunos com as ferramentas necessárias para uma comunicação eficaz.
A metodologia desta atividade é fortemente alicerçada na Aprendizagem Baseada em Jogos, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais engajador e eficaz. A Atividade Mão-na-massa proporcionará aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conceitos teóricos abordados durante a preparação. O culminar da atividade, a Roda de Debate, serve como um ambiente dinâmico para os alunos testarem suas habilidades argumentativas e de escuta, em um contexto próximo ao de situações reais.
A atividade será dividida em 9.6 aulas de 50 minutos cada, ao longo de duas semanas, para permitir uma preparação adequada, prática e revisão antes do debate final.
A avaliação desta atividade será baseada nas competências demonstradas durante o processo de preparação e, finalmente, durante a roda de debate. Avaliaremos a capacidade de pesquisa e desenvolvimento de argumentos sólidos, a eficácia na comunicação desses argumentos, a habilidade em escutar e rebater os argumentos contrários de forma respeitosa e a colaboração dentro do grupo. Serão usados critérios claros e compartilhados com os alunos anteriormente, incluindo a coerência e a relevância dos argumentos, a capacidade de engajamento e a postura ética durante o debate. Exemplos específicos de desempenho esperado serão fornecidos para orientar a preparação dos alunos.
Os recursos para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para apoiar os alunos em sua jornada de aprendizado. Desde materiais de referência que fundamentarão sua pesquisa a tecnologias digitais que facilitarão a colaboração e o compartilhamento de ideias, cada recurso foi escolhido para enriquecer a experiência de aprendizagem e torná-la tão interativa e produtiva quanto possível.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula