Campeonato dos Jogos Virtuais

Desenvolvida por: Bruno (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Jogos eletrônicos e inclusão social

A atividade 'Campeonato dos Jogos Virtuais' proporciona aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a chance de mergulhar no mundo dos jogos eletrônicos de uma maneira educativa e inclusiva. Iniciando com um processo de discussão aberta, os alunos terão a oportunidade de propor e votar nos jogos que gostariam de incluir no campeonato, sempre levando em consideração as regras de convivência e os princípios éticos. Esta etapa estimula a democracia e o respeito pelas opiniões alheias. Após a seleção dos jogos, os alunos serão divididos em equipes, onde cada equipe será responsável por pesquisar e apresentar as principais características do jogo que representam, como a história, os objetivos e as estratégias para ganhar. Por fim, o momento da jogatina promoverá a inclusão, o respeito mútuo e o espírito de equipe, enquanto os alunos jogam e torcem pelos colegas. Esta atividade procura alcançar muito além do simples entretenimento, objetivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito pelas diferenças e compreensão da diversidade cultural presente nos jogos eletrônicos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos, tais como trabalho em equipe, respeito pelas diferenças e compreensão da diversidade cultural. Através da organização e participação em um campeonato de jogos eletrônicos no âmbito escolar, os alunos poderão explorar diferentes perspectivas e valores associados aos jogos, fomentando o respeito mutuo e a inclusão. Além disso, a atividade tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação e negociação ao selecionar os jogos e organizar as equipes.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Promover o respeito pelas diferenças e inclusão.
  • Estimular o pensamento crítico na seleção de jogos baseados em valores éticos.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate saudável.
  • Compreender a diversidade cultural dos jogos eletrônicos.

Conteúdo Programático

O programa da atividade integra o estudo da cultura dos jogos eletrônicos, enfatizando a importância dos valores éticos, o respeito pelas diferenças e a inclusão social através do entretenimento digital. Serão abordadas as características dos jogos eletrônicos, incluindo a história, objetivos e estratégias, com o intuito de promover um entendimento profundo sobre o impacto cultural desses jogos na sociedade. Além disso, a metodologia ativa de Roda de Debate será empregada como ferramenta-chave para estimular a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades argumentativas.

  • Cultura dos jogos eletrônicos
  • Valores éticos nos jogos
  • Trabalho em equipe através dos jogos
  • Diversidade cultural nos jogos eletrônicos
  • Técnicas de debate e argumentação

Metodologia

A metodologia da atividade será baseada na aprendizagem ativa, com ênfase na Roda de Debate. Esta abordagem promove a participação ativa dos alunos através da discussão coletiva, onde cada um poderá expressar suas opiniões e argumentos sobre os jogos eletrônicos selecionados. Será encorajada a pesquisa em grupos para a preparação das apresentações, as quais devem abordar a história, os objetivos e as estratégias dos jogos. A fase final da atividade incluirá os momentos de jogatina, permitindo a aplicação prática do conhecimento adquirido e a observação dos valores éticos e de inclusão.

  • Roda de Debate para discussão e seleção dos jogos
  • Pesquisa em grupo sobre os jogos selecionados
  • Apresentação das características dos jogos
  • Sessões de jogatina inclusivas
  • Reflexão coletiva sobre a experiência

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos participarão da Roda de Debate para a seleção dos jogos e serão divididos em equipes de pesquisa. Na segunda aula, cada equipe apresentará seu jogo, seguido de um momento de jogatina e uma reflexão coletiva sobre a experiência.

  • Aula 1: Discussão e seleção dos jogos; Organização das equipes e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação dos jogos pelas equipes; Jogatina; Reflexão e discussão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a Roda de Debate, na qualidade e profundidade das pesquisas e apresentações realizadas pelas equipes, e na demonstração de trabalho em equipe e respeito pelas diferenças durante a jogatina. Será igualmente importante avaliar a capacidade de reflexão e compreensão dos valores éticos e da diversidade cultural dos jogos eletrônicos. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluiriam a clareza e organização das apresentações, a utilização de argumentos sólidos durante a Roda de Debate, e a observância das regras de convivência e inclusão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluirão dispositivos com acesso aos jogos eletrônicos selecionados (computadores, tablets ou consoles), acesso à internet para pesquisa, material para apresentação (projetor, slides, cartazes), espaço adequado para as sessões de jogatina e a Roda de Debate. Será essencial assegurar um ambiente inclusivo e respeitoso, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os alunos participarem ativamente.

  • Dispositivos com acesso aos jogos selecionados
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Material para apresentação (projetor, slides, cartazes)
  • Espaço para Roda de Debate e jogatina
  • Guias ou manuais dos jogos para consulta

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