Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito e à prática da análise de elementos paralinguísticos presentes na comunicação, como tom de voz, gestos e expressões faciais. Para isso, serão divididos em grupos e cada um receberá um vídeo curto para assistir em casa, que apresenta diálogos com uso diversificado desses elementos. Em sala de aula, em um formato de Sala de Aula Invertida, cada grupo deverá apresentar suas observações, enfocando como cada elemento paralinguístico observado contribui para a interpretação e compreensão das mensagens trocadas. Após as apresentações, será promovida uma rodada de perguntas entre os grupos, motivando a escuta ativa e a habilidade de fazer perguntas pertinentes, reforçando a importância da comunicação eficaz e os diferentes modos como podemos comunicar sentimentos, intenções e informações sem o uso de palavras.
Esta atividade busca desenvolver nos alunos a habilidade de identificar e compreender o papel dos elementos paralinguísticos na comunicação oral, promovendo uma maior sensibilidade às nuances da linguagem que transcendem as palavras propriamente ditas. Almeja-se que, ao final, os estudantes estejam aptos a expressar-se com maior clareza, utilizando recursos não verbais de forma consciente, bem como melhorar suas habilidades de escuta ativa e de formulação de perguntas significativas que contribuam para uma comunicação eficaz.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula