Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na produção de uma fotorreportagem em inglês, abordando um tema de interesse local ou global. Através deste projeto, os estudantes terão a oportunidade de combinar habilidades linguísticas com a sensibilidade artística e jornalística, explorando como as imagens, acompanhadas de textos curtos, podem contar histórias impactantes e promover a conscientização sobre questões importantes. A atividade começa com uma sessão de brainstorming para a escolha do tema, seguida por uma pesquisa online ou uma pequena saída de campo para capturar as imagens. Com as fotografias em mãos, os alunos serão desafiados a escrever textos em inglês que expliquem o contexto e relevância de cada imagem, integrando-as em uma narrativa coesa. As fotorreportagens resultantes poderão ser compartilhadas com os colegas ou publicadas em um blog da escola, proporcionando uma plataforma para os jovens autores divulgarem suas visões e reflexões sobre o tema escolhido.
O objetivo principal desta atividade é o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos em inglês, particularmente na escrita, além de promover a alfabetização visual e a consciência socioambiental. Os estudantes aprenderão a expressar suas ideias e opiniões de forma clara e coerente, utilizando o inglês como uma ferramenta de comunicação global. Além disso, será fomentada a habilidade de análise crítica de imagens, compreendendo-as tanto em seu contexto artístico quanto informativo. O projeto também visa a sensibilizar os alunos para questões de relevância global ou local, incentivando o pensamento crítico e a empatia, enquanto exploram a interconexão entre texto e imagem para contar histórias poderosas.
Este projeto abrange a interdisciplinaridade das línguas estrangeiras e artes visuais, enfocando na capacidade dos estudantes de construir narrativas visuais acompanhadas de textos. Ao incorporar o brainstorming, pesquisa de campo ou online e a escrita em inglês, os alunos exercitam diversas competências essenciais. Através da escolha do tema, captura de imagens e redação de textos, eles exploram a importância da comunicação global e da responsabilidade social, refletindo sobre como as histórias podem influenciar a percepção sobre questões contemporâneas.
Adotando uma metodologia ativa, esta atividade incentiva os alunos a serem os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Partindo do brainstorming coletivo para promover o engajamento e a criatividade na escolha do tema, passamos à exploração prática através de pesquisa online ou saída de campo, permitindo que os estudantes exerçam autonomia na captura de imagens. A redação dos textos em inglês é guiada por sessões de discussão e revisão em pares, estimulando a colaboração e a reflexão crítica. Finalmente, a organização e apresentação das fotorreportagens permitem aos alunos sintetizar suas aprendizagens e compartilhá-las, valorizando a diversidade de perspectivas.
A atividade está dividida em quatro aulas de 50 minutos. Na primeira aula, realizaremos o brainstorming e a introdução às técnicas de fotografia. A segunda aula será dedicada à pesquisa online ou saída de campo. Na terceira aula, os alunos trabalharão na escrita de textos em inglês. A quarta e última aula será utilizada para a edição final das fotorreportagens e preparação para sua apresentação ou publicação.
A avaliação será processual e baseada em critérios claros e comunicados previamente aos alunos. Observaremos a participação ativa durante o brainstorming, a qualidade da pesquisa realizada, o empenho na captura das imagens e a habilidade de comunicação demonstrada nos textos em inglês. Um rubrica detalhada será utilizada, considerando aspectos como criatividade, coerência, precisão linguística e capacidade de engajamento do público. Será dada atenção especial ao processo de revisão entre pares, valorizando a colaboração e o feedback construtivo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais e físicos. Câmeras ou smartphones com câmera para a captura de imagens, acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a edição das fotorreportagens e uma plataforma online para a publicação. Material para anotações e brainstorming, além de softwares de edição de imagem e texto, serão fundamentais. Consideraremos também o uso de lousa interativa para as discussões em grupo e revisão dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula