Línguas e Preconceitos: Um Tabuleiro da Diversidade

Desenvolvida por: Aurize… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variação Linguística e Preconceito Linguístico

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar as riquíssimas variações da língua portuguesa, sejam elas geográficas, sociais ou raciais, através de um envolvente jogo de tabuleiro criado especialmente para esta finalidade. O tabuleiro será composto por casas que apresentarão desafios e situações onde as variações linguísticas são evidenciadas, permitindo aos alunos perceberem como a língua se modifica nos diversos contextos. A cada jogada, eles enfrentarão questionamentos que os estimularão a refletir sobre as ideias de norma-padrão e preconceito linguístico, fomentando uma valorização da diversidade linguística presente na sociedade. Esta atividade visa não apenas promover a aprendizagem sobre a língua portuguesa de forma lúdica mas também desenvolver uma consciência crítica acerca do preconceito linguístico e a importância de se valorizar as diversas formas de expressão. Será concluída com uma roda de conversa, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar seus aprendizados e perspectivas adquiridas ao longo do jogo, permitindo um momento de reflexão coletiva e de troca de experiências.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam permitir que os alunos reconheçam e valorizem a diversidade linguística como uma riqueza cultural inerente à língua portuguesa, assim como desenvolver uma postura crítica diante do preconceito linguístico. Além disso, espera-se que através do jogo os estudantes possam compreender melhor o conceito de norma-padrão e como este se relaciona com as variedades linguísticas, utilizando a experiência prática para fixar conhecimentos de forma mais efetiva e significativa. Esta abordagem prática também visa estimular habilidades socioemocionais, como o trabalho em equipe, respeito às diferenças e a habilidade de argumentação e reflexão crítica.

  • Reconhecer as diversas variedades da língua portuguesa.
  • Refletir sobre o preconceito linguístico e a importância da valorização da diversidade linguística.
  • Compreender o conceito de norma-padrão e sua relação com as variações linguísticas.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e respeito às diferenças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP43: Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

A atividade foi projetada para enriquecer o entendimento dos alunos sobre as variações da língua portuguesa, incluindo sua manifestação em diferentes contextos sociais, geográficos e raciais. Eles serão incentivados a refletir sobre como essas variações são uma parte natural da evolução da língua e como podem ser influenciadas por diversos fatores. Além disso, abordará as questões relacionadas ao preconceito linguístico e ao conceito de norma-padrão, enfatizando a importância do respeito e da valorização da diversidade linguística. Ao integrar conhecimentos teóricos com a prática lúdica, espera-se que os alunos consigam aplicar e perceber a relevância desses conceitos em sua vida cotidiana e na sociedade como um todo.

  • Variações linguísticas: geográficas, sociais e raciais.
  • Norma-padrão da língua portuguesa.
  • Reflexão sobre preconceito linguístico.
  • Diversidade linguística como riqueza cultural.

Metodologia

Esta atividade utilizará a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo de tabuleiro projetado com o propósito de fazer com que reflitam sobre as variações linguísticas e o preconceito linguístico. Cada casa do tabuleiro apresentará uma situação que exigirá dos alunos a resolução de desafios ou a reflexão sobre questões pertinentes ao tema. Este método permite que os alunos se engajem ativamente na aprendizagem, promovendo a fixação do conteúdo de maneira mais eficaz e estimulando o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, argumentação e reflexão crítica.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de conversa para compartilhamento de percepções
  • Reflexão crítica guiada pelo professor após o jogo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão o jogo de tabuleiro. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, seguida de uma roda de conversa, onde os alunos poderão compartilhar suas percepções e aprendizados. Esta estrutura permite uma imersão efetiva no tema, bem como um espaço de reflexão e debate após a experiência prática.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do jogo de tabuleiro.
  • Aula 2: Continuação do jogo de tabuleiro e roda de conversa.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e continuada, baseada na participação ativa dos alunos durante o jogo de tabuleiro e na roda de conversa. Será dada especial atenção às reflexões e contribuições dos alunos durante a discussão, bem como ao desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, respeito pelas opiniões alheias e capacidade de análise crítica. A avaliação buscará captar o engajamento dos alunos com o tema, a profundidade de sua compreensão e a capacidade de relacionar o aprendizado com suas próprias vivências.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários o jogo de tabuleiro especialmente desenhado para abordar o tema das variações linguísticas e preconceito linguístico, cartas de desafio que acompanham o jogo, um espaço adequado que permita a disposição dos alunos em grupos e uma lousa ou papelote para a roda de conversa. Este conjunto de recursos foi escolhido para oferecer uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa, promovendo a imersão dos alunos no conteúdo e facilitando a reflexão crítica sobre o tema.

  • Jogo de tabuleiro sobre variações linguísticas.
  • Cartas de desafio relacionadas ao jogo.
  • Espaço para trabalho em grupo.
  • Lousa ou papelote para registros na roda de conversa.

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