Desafio da Reciclagem: Salvando o Planeta com Funções

Desenvolvida por: Edileu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Reciclagem e Sustentabilidade

Esta atividade prática propõe um desafio colaborativo para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, incentivando-os a desenvolver um projeto visando aumentar a reciclagem na escola ou na comunidade. Ao longo desta atividade, os estudantes aplicarão conceitos matemáticos, especificamente funções de 1º grau, para calcular e projetar o impacto ambiental e econômico de diferentes taxas de reciclagem ao longo do tempo. Utilizando pesquisas para coletar dados sobre a produção média de lixo e as taxas e efeitos da reciclagem, os grupos deverão analisar como suas propostas podem efetivamente contribuir para a solução dos problemas identificados. A apresentação dos resultados será feita por meio de gráficos, permitindo uma avaliação visual da viabilidade e impacto de cada projeto. Esta abordagem prática não apenas desenvolve habilidades matemáticas, mas também promove a conscientização ambiental e a cidadania ativa entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é integrar conhecimentos matemáticos à compreensão de problemas ambientais reais, fortalecendo o pensamento crítico e a responsabilidade social dos alunos. Especificamente, visa desenvolver habilidades em interpretar e analisar dados estatísticos e a aplicação de funções de 1º grau para modelar situações reais, além de promover a colaboração e comunicação efetiva entre os alunos. Esta experiência de aprendizado destina-se a tornar os conceitos matemáticos mais tangíveis e relevantes, ao aplicá-los no desenvolvimento de soluções para problemas contemporâneos, como a gestão de resíduos e a sustentabilidade ambiental.

  • Interpretar e aplicar funções de 1º grau em contextos reais.
  • Analisar dados estatísticos sobre resíduos e reciclagem.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em equipe.
  • Criar e interpretar representações gráficas de dados.
  • Refletir sobre o impacto ambiental de ações de sustentabilidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • EM13MAT302: Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo de funções de 1º grau, sua aplicação na modelagem de situações reais, interpretação de gráficos e análise de dados estatísticos. Através de uma abordagem teórico-prática, os alunos aprenderão a construir, interpretar e utilizar modelos matemáticos para analisar problemas ambientais, como a produção de resíduos e a eficiência de diferentes taxas de reciclagem, aplicando esses conceitos em um projeto que beneficie a escola ou a comunidade local.

  • Funções de 1º grau: definição e propriedades.
  • Gráficos de funções de 1º grau: construção e interpretação.
  • Estatística descritiva: análise de dados e representações gráficas.
  • Pesquisa e coleta de dados ambientais.
  • Aplicações de matemática na sustentabilidade e gestão de resíduos.

Metodologia

A metodologia desta atividade está fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos de modo colaborativo e significativo. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada equipe será responsável por desenvolver um projeto de incentivo à reciclagem. Este projeto incluirá pesquisa, aplicação de conceitos matemáticos, análise de dados e apresentação de resultados. O trabalho em equipe será essencial para a divisão de tarefas e a síntese das ideias em um plano coeso e viável.

  • Divisão dos alunos em grupos para trabalho colaborativo.
  • Pesquisa e coleta de dados sobre lixo e reciclagem.
  • Aplicação de funções de 1º grau para modelar problemas.
  • Construção e análise de gráficos para apresentação dos dados.
  • Preparação e apresentação do projeto final pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em 7.5 aulas de 40 minutos cada, ao longo de duas semanas. A distribuição do tempo permitirá uma imersão adequada no tema, pesquisa, desenvolvimento do projeto e preparação para a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2-3: Pesquisa sobre lixo e reciclagem e início da aplicação de funções de 1º grau.
  • Aula 4-5: Continuação da aplicação matemática e início da construção dos gráficos.
  • Aula 6: Finalização dos gráficos e revisão dos projetos.
  • Aula 7: Apresentação dos projetos pelos grupos.
  • Aula 7.5: Feedback geral e reflexão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada com base na participação dos alunos durante o projeto, a qualidade e profundidade de sua pesquisa, o correto uso e aplicação das funções de 1º grau, a clareza e precisão dos gráficos criados, e a viabilidade e criatividade do projeto final. Além disso, a habilidade dos alunos em trabalhar efetivamente em equipe e comunicar suas ideias durante a apresentação final também será considerada. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluem: precisão matemática, inovação na solução de problemas, qualidade da apresentação e cooperação no grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, softwares de criação de gráficos (como Excel ou Google Sheets), material para anotações e organização do projeto, e espaços adequados para o trabalho em grupo e apresentações. Além disso, recomenda-se a utilização de recursos educacionais digitais que favoreçam a interatividade e o engajamento dos alunos com o tema da sustentabilidade.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Computadores ou tablets com software para gráficos.
  • Materiais de escrita e papel para brainstorming e anotações.
  • Espaço de sala de aula adaptável para trabalho em grupo.
  • Recursos educacionais digitais sobre sustentabilidade.

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