Aventuras pelo Mapa do Mundo Antigo

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Civilizações Antigas e Geografia

Nesta atividade interativa e inclusiva, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental explorarão as maravilhas das civilizações antigas através da criação de um mapa interativo. Iniciando com uma pesquisa sobre diversas culturas antigas e suas localizações geográficas, os alunos serão divididos em grupos para mergulhar nas profundezas da história. Utilizarão ferramentas como o Google Earth para dar vida aos territórios ocupados por essas culturas, integrando informações e descrições de áudio que detalham suas características únicas. Esta abordagem não só promove a inclusão, especialmente para alunos com autismo, mas também estimula a aprendizagem multimodal. O projeto culmina numa apresentação de grupo, onde os alunos mostrarão suas descobertas, destacando as conexões entre diferentes culturas e o espaço geográfico partilhado. Vídeos curtos do YouTube sobre civilizações antigas serão utilizados para inspirar os alunos e aprofundar seu interesse no tema.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada das civilizações antigas, seu desenvolvimento e impacto na história mundial, promovendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologia. Ao trabalhar com ferramentas digitais como o Google Earth, os alunos melhoram sua alfabetização digital ao mesmo tempo que exploram a geografia histórica. As descrições de áudio favorecem a inclusão e acessibilidade, permitindo que todos os alunos participem ativamente. A apresentação final dos mapas interativos estimula habilidades de comunicação e capacidade de síntese dos alunos, ao expressarem o que aprenderam.

  • Explorar e entender a formação e características das civilizações antigas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração em equipe.
  • Utilizar ferramentas digitais para explorar conceitos geográficos.
  • Promover a inclusão com recursos de acessibilidade.
  • Apresentar informações de maneira clara e concisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
  • EF05HI02: Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
  • EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Conteúdo Programático

Este projeto aborda elementos essenciais das civilizações antigas, englobando seus aspectos culturais, sociais, políticos e geográficos. Os alunos aprenderão sobre a formação e desenvolvimento dessas civilizações, enfatizando a importância de cada cultura e seus impactos históricos. Além disso, o uso de tecnologias educativas permite uma exploração geográfica interativa, conectando o passado ao presente de maneira significativa.

  • Civilizações antigas e suas localizações geográficas
  • Formação cultural e identitária dos povos antigos
  • Organização social e política das civilizações estudadas
  • Utilização de ferramentas digitais para mapeamento e apresentação de informações
  • Inclusão e acessibilidade no processo de aprendizagem

Metodologia

A atividade incorpora uma combinação de Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos de maneira ativa e significativa. Grupos de alunos iniciarão com pesquisas em sala de aula invertida, seguido pelo uso de ferramentas digitais para criar mapas interativos. Descrições de áudio serão incorporadas para promover a inclusão. A fase de apresentação dos mapas permite aos alunos compartilhar conhecimentos, aplicando o que aprenderam de forma colaborativa.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Utilização de ferramentas digitais, como Google Earth
  • Incorporação de descrições de áudio para acessibilidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é projetada para ocorrer ao longo de quatro aulas de 50 minutos, iniciando com pesquisa e planejamento, seguido de criação dos mapas interativos, e culminando na apresentação dos projetos. Uma avaliação reflexiva e compartilhamento de feedback será realizada na última aula.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa em grupos
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início do uso do Google Earth
  • Aula 3: Desenvolvimento dos mapas interativos e preparação das descrições de áudio
  • Aula 4: Apresentação dos mapas interativos e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada na completude e precisão das informações apresentadas nos mapas interativos, bem como na colaboração e contribuição de cada membro do grupo ao projeto. Considerará também a qualidade e criatividade das apresentações, incluindo o uso eficaz de descrições de áudio e a capacidade de engajar a audiência. Reflexões individuais sobre o processo de aprendizagem e a contribuição ao projeto do grupo servirão como base adicional para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem acesso a computadores com internet e Google Earth instalado, vídeos curtos do YouTube sobre civilizações antigas para inspiração, materiais para pesquisa, e ferramentas de criação e edição de áudio para produção das descrições inclusivas. Essas ferramentas auxiliam na exploração geográfica e cultural de maneira interativa e acessível.

  • Computadores com acesso à internet
  • Google Earth
  • Vídeos do YouTube sobre civilizações antigas
  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, websites)
  • Ferramentas de criação e edição de áudio

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