Caça-Palavras Secretas

Desenvolvida por: Erica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Fonética

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas, de maneira divertida e interativa, através da criação de caça-palavras. A atividade abordará as correspondências c/qu, g/gu, r/rr, s/ss, e as marcas de nasalidade, além do uso do ‘o’ e ‘e’ em sílaba átona no final de palavra. Os alunos iniciarão a atividade criando seus próprios caça-palavras, incorporando palavras que sigam as regras ortográficas focadas. Posteriormente, haverá troca de caça-palavras entre os alunos, desafiando-os a encontrar as palavras escondidas elaboradas pelos colegas. Para cada palavra encontrada, o aluno deverá criar uma frase, aplicando-a corretamente, incentivando assim a prática de escrita e reforçando a associação correta entre grafemas e fonemas. Este processo não apenas promoverá o aprendizado através da prática, como também estimulará a criatividade, leitura cuidadosa e o pensamento crítico, essenciais no desenvolvimento da competência linguística dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada e prática das correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas, através de uma metodologia ativa e participativa. Enquanto criam e solucionam caça-palavras, os alunos estarão aplicando diretamente o conhecimento sobre ortografia e fonética, promovendo assim a consolidação deste saber de forma lúdica e significativa. Além disso, ao serem desafiados a criar frases a partir das palavras encontradas, os estudantes serão incentivados a praticar a escrita, refinando suas habilidades de composição textual e aplicação correta das regras ortográficas em contexto.

  • Compreender e aplicar as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas.
  • Promover a habilidade de leitura e escrita através de atividades interativas.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio lógico na construção de frases.
  • Fortalecer a ortografia através da prática contextualizada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos abordarão aspectos fundamentais da ortografia e fonética da língua portuguesa, consolidando o conhecimento sobre a formação de palavras e as regras ortográficas específicas. Será dada especial atenção às correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas, as marcas de nasalidade, bem como o uso adequado dos fonemas 'o' e 'e' em posições específicas dentro das palavras. Este conteúdo é essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, estabelecendo uma base sólida para práticas linguísticas mais avançadas.

  • Correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas.
  • Regras ortográficas específicas: c/qu, g/gu, r/rr, s/ss.
  • Marcas de nasalidade em palavras.
  • Uso do 'o' e 'e' em sílaba átona no final de palavra.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada nesta atividade, possibilitando que os alunos sejam os principais agentes de seu aprendizado. Através da criação de caça-palavras e o desafio subsequente de encontrar palavras e construir frases, os estudantes serão encorajados a aplicar o conhecimento teórico de forma prática e criativa. Esta abordagem promove uma aprendizagem mais significativa, pois os alunos estarão imersos em um processo ativo de descoberta e aplicação do conhecimento, facilitando assim a internalização dos conceitos estudados.

  • Criação de caça-palavras pelos alunos.
  • Troca de caça-palavras entre os alunos.
  • Identificação e escrita de frases com as palavras encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 12 aulas de 50 minutos cada, totalizando 10 horas. Será organizado um cronograma equilibrado, começando pela introdução das regras ortográficas e seguida pela elaboração dos caça-palavras, troca entre os alunos, identificação das palavras e, por fim, a construção das frases.

  • Aula 1-2: Apresentação da atividade e revisão das regras ortográficas.
  • Aula 3-4: Criação dos caça-palavras pelos alunos.
  • Aula 5-6: Troca e tentativa de resolução dos caça-palavras.
  • Aula 7-8: Continuação da resolução dos caça-palavras e início da criação das frases.
  • Aula 9-10: Finalização da criação das frases.
  • Aula 11-12: Apresentação dos trabalhos e feedback dos professores.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e participativa, levando em consideração a criatividade, esforço aplicado e a correta utilização das regras ortográficas na criação dos caça-palavras e frases. Os alunos serão avaliados não apenas pela capacidade de solucionar os caça-palavras, mas também pela qualidade e originalidade das frases escritas. Além disso, será valorizado o envolvimento e interação durante o processo de troca e resolução dos desafios propostos. Exemplos de critérios incluem: adequação à temática ortográfica, coerência e coesão textual nas frases, criatividade e originalidade nas soluções encontradas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel quadriculado ou liso, lápis, borracha e canetas coloridas. O uso de papel quadriculado facilita o alinhamento dos caça-palavras. Além disso, recomenda-se o acesso a dicionários ou aplicativos de celular que possam servir como ferramenta de suporte durante a criação dos caça-palavras e elaboração das frases, permitindo assim que os alunos consultem significados, sinônimos e regras ortográficas de maneira rápida e eficiente.

  • Papel quadriculado ou liso
  • Lápis, borracha e canetas coloridas
  • Dicionários ou aplicativos de celular para consulta

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