Esta atividade prática tem como objetivo explorar a habilidade EF69LP19, direcionada para o 8º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes irão investigar como os elementos da fala, tais como pausas, entonação, ritmo, gestualidade e expressão facial, desempenham papéis cruciais na comunicação eficaz, através da análise de discursos famosos em vídeos selecionados. Posteriormente, aplicarão o conhecimento adquirido na criação e apresentação de seus próprios discursos sobre temas atuais. Desta forma, os alunos não somente entenderão a teoria por trás dos elementos da fala mas também praticarão a oratória, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação. A união entre análise de exemplos reais e a prática com temas atuais visa enriquecer o conhecimento dos alunos sobre oratória e tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa.
Os objetivos desta atividade prática incluem capacitar os alunos a identificar e compreender a importância dos diversos elementos que compõem a fala na comunicação eficaz. Almeja-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de analisar criticamente discursos, distinguindo o papel das pausas, da entonação, do ritmo, da gestualidade e da expressão facial no estabelecimento de efeitos de sentido. Além disso, espera-se que eles possam aplicar esses conhecimentos na criação de seus próprios discursos, considerando temas atuais e relevantes, desenvolvendo suas habilidades de oratória e argumentação de forma prática.
O conteúdo programático desta atividade aborda a análise de discursos famosos, com foco nos elementos da fala que contribuem para a comunicação eficaz. Serão explorados conceitos como pausa, entonação, ritmo, gestualidade e expressão facial. Os alunos receberão a oportunidade de aplicar esses conceitos na criação de discursos próprios, considerando temas de relevância atual, promovendo a prática da oratória e do desenvolvimento argumentativo.
Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, esta atividade promove uma abordagem participativa e prática no processo de aprendizagem. Inicialmente, os alunos assistirão a vídeos de discursos famosos fora da sala de aula (Sala de Aula Invertida) e, posteriormente, realizarão uma análise em sala sobre os elementos da fala observados. Em grupos, criarão discursos sobre temas atuais (Atividade Mão-na-massa), aplicando o conhecimento adquirido e, finalmente, os apresentarão para a turma.
A carga horária total da atividade é de 15 horas, divididas em 18 aulas de 50 minutos cada, sobre um período ajustável conforme a necessidade e o progresso da turma.
Os alunos serão avaliados com base na sua participação na análise dos vídeos de discursos famosos, na qualidade do discurso criado, incluindo a aplicação eficaz dos elementos da fala estudados, e na apresentação final. Serão considerados critérios como clareza, coerência, persuasão, uso correto dos elementos da fala, criatividade e engajamento com o público. O processo de avaliação também incluirá autoavaliação e avaliação pelos pares, promovendo reflexão e feedback construtivo entre os alunos.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a visualização dos vídeos de discursos famosos, material de apoio para a análise dos discursos (por exemplo, transcrições dos vídeos), material para a criação dos discursos (papel, canetas, acesso a computadores), espaço adequado para as apresentações, e possivelmente, um projetor para exibir os vídeos e as apresentações finais dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula