O Poder da Fala

Desenvolvida por: Hyago … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Elementos da fala e comunicação

Esta atividade prática tem como objetivo explorar a habilidade EF69LP19, direcionada para o 8º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes irão investigar como os elementos da fala, tais como pausas, entonação, ritmo, gestualidade e expressão facial, desempenham papéis cruciais na comunicação eficaz, através da análise de discursos famosos em vídeos selecionados. Posteriormente, aplicarão o conhecimento adquirido na criação e apresentação de seus próprios discursos sobre temas atuais. Desta forma, os alunos não somente entenderão a teoria por trás dos elementos da fala mas também praticarão a oratória, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação. A união entre análise de exemplos reais e a prática com temas atuais visa enriquecer o conhecimento dos alunos sobre oratória e tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade prática incluem capacitar os alunos a identificar e compreender a importância dos diversos elementos que compõem a fala na comunicação eficaz. Almeja-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de analisar criticamente discursos, distinguindo o papel das pausas, da entonação, do ritmo, da gestualidade e da expressão facial no estabelecimento de efeitos de sentido. Além disso, espera-se que eles possam aplicar esses conhecimentos na criação de seus próprios discursos, considerando temas atuais e relevantes, desenvolvendo suas habilidades de oratória e argumentação de forma prática.

  • Compreender os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada
  • Analisar discursos famosos para identificar o uso eficaz da fala
  • Criar e apresentar discursos sobre temas atuais, aplicando os elementos da fala
  • Desenvolver habilidades de oratória e argumentação

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda a análise de discursos famosos, com foco nos elementos da fala que contribuem para a comunicação eficaz. Serão explorados conceitos como pausa, entonação, ritmo, gestualidade e expressão facial. Os alunos receberão a oportunidade de aplicar esses conceitos na criação de discursos próprios, considerando temas de relevância atual, promovendo a prática da oratória e do desenvolvimento argumentativo.

  • Elementos da fala: pausa, entonação, ritmo, gestualidade e expressão facial
  • Análise de discursos famosos
  • Criação de discursos sobre temas atuais
  • Prática de oratória e argumentação

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, esta atividade promove uma abordagem participativa e prática no processo de aprendizagem. Inicialmente, os alunos assistirão a vídeos de discursos famosos fora da sala de aula (Sala de Aula Invertida) e, posteriormente, realizarão uma análise em sala sobre os elementos da fala observados. Em grupos, criarão discursos sobre temas atuais (Atividade Mão-na-massa), aplicando o conhecimento adquirido e, finalmente, os apresentarão para a turma.

  • Visualização de vídeos de discursos famosos (Sala de Aula Invertida)
  • Análise coletiva dos elementos da fala em sala de aula
  • Criação em grupo de discursos sobre temas atuais (Atividade Mão-na-massa)
  • Apresentação dos discursos para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 15 horas, divididas em 18 aulas de 50 minutos cada, sobre um período ajustável conforme a necessidade e o progresso da turma.

  • Aula 1-2: Introdução aos objetivos e metodologia da atividade
  • Aula 3-5: Visualização de vídeos de discursos famosos e discussão inicial
  • Aula 6-8: Análise em detalhes dos elementos da fala nos discursos
  • Aula 9-11: Formação de grupos e escolha dos temas para os discursos
  • Aula 12-14: Preparação e escrita dos discursos em grupo
  • Aula 15-17: Ensaio e aprimoramento dos discursos
  • Aula 18: Apresentação final dos discursos

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na sua participação na análise dos vídeos de discursos famosos, na qualidade do discurso criado, incluindo a aplicação eficaz dos elementos da fala estudados, e na apresentação final. Serão considerados critérios como clareza, coerência, persuasão, uso correto dos elementos da fala, criatividade e engajamento com o público. O processo de avaliação também incluirá autoavaliação e avaliação pelos pares, promovendo reflexão e feedback construtivo entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a visualização dos vídeos de discursos famosos, material de apoio para a análise dos discursos (por exemplo, transcrições dos vídeos), material para a criação dos discursos (papel, canetas, acesso a computadores), espaço adequado para as apresentações, e possivelmente, um projetor para exibir os vídeos e as apresentações finais dos alunos.

  • Acesso à internet
  • Vídeos de discursos famosos
  • Material de apoio para análise
  • Material para criação de discursos
  • Espaço adequado para apresentações
  • Projetor e equipamentos de som

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo