Na atividade 'Expedição pelo Clima do Mundo', os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos, assumindo o papel de agências de viagens com a missão de planejar expedições para diferentes partes do mundo com base nas características climáticas de cada região. Eles investigarão os diferentes tipos de clima, analisando suas características principais e os fatores que influenciam suas formações, incluindo aspectos físicos, geográficos e antrópicos. A utilização de mapas, dados meteorológicos históricos e previsões climáticas serão essenciais na tarefa de planejar a viagem ideal, considerando a melhor época do ano para visitar cada destino com base em condições climáticas favoráveis. As apresentações finais dos grupos incluirão mapas, gráficos de temperatura e precipitação, e argumentos detalhados sobre a escolha de determinado período do ano para a expedição, demonstrando aplicação prática das habilidades de análise, interpretação de dados geográficos e tomada de decisão baseada em evidências.
Esta atividade tem como objetivo promover o entendimento dos alunos sobre as dinâmicas climáticas globais e regionais, aprofundando seus conhecimentos em climatologia através de uma abordagem prática. Além de estimular a pesquisa, análise e interpretação de dados geográficos, busca desenvolver habilidades de planejamento, cooperação em equipe e comunicação eficaz. Os alunos aprenderão a relacionar as características climáticas com o planejamento de viagens, aplicando conhecimentos em contextos reais e desenvolvendo maior consciência ambiental e geográfica.
O conteúdo programático envolve o estudo dos principais tipos de clima e seus critérios de classificação, os fatores que influenciam a formação e variação climática nas diversas regiões do mundo e a análise de dados meteorológicos e previsões climáticas. Além disso, será abordado o uso de mapas, gráficos e ferramentas digitais na interpretação de dados geográficos, proporcionando uma visão integrada entre teoria e prática na climatologia.
A metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos será adotada para engajar os alunos em uma experiência de aprendizagem significativa e prática. Os estudantes trabalharão em grupos para pesquisar, planejar e apresentar suas propostas de expedição, utilizando recursos digitais e físicos. As etapas do projeto, desde a concepção até a apresentação final, serão orientadas por temáticas climáticas específicas, fomentando a investigação, colaboração e criatividade dos alunos.
A atividade será desenvolvida ao longo de 12 horas, divididas em 14.4 aulas de 50 minutos, planejadas para integrar pesquisa, análise, planejamento e apresentação de maneira dinâmica e interativa.
A avaliação será baseada em critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a eficácia do planejamento da expedição, a clareza e a criatividade na apresentação final, bem como a capacidade de argumentação e justificativa das decisões tomadas pelo grupo. Serão considerados, também, a participação e o envolvimento de todos os membros do grupo durante o processo. Critérios detalhados e exemplos serão fornecidos para garantir a objetividade e transparência na avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, softwares ou aplicativos de mapeamento digital, materiais para a produção de mapas impressos e gráficos, assim como acesso a bases de dados meteorológicos históricos e atuais. O uso de tecnologias digitais será incentivado para expandir as possibilidades de análise e apresentação dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula