Poesias de Protesto

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Arte
Temática: Poesia como forma de expressão de sentimentos e protesto social

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão explorar a poesia não apenas como uma forma artística, mas como um poderoso veículo de expressão de sentimentos e de protesto social. A aula começará com uma discussão guiada pelo professor sobre diferentes formas de protesto e o papel da arte, especificamente da poesia, em chamar atenção para questões sociais e emocionais. Os alunos serão incentivados a refletir sobre temas sociais que os apaixonam ou questões que desejam explorar. Após a seleção de um tema, eles realizarão pesquisas para entender o contexto histórico e as discussões atuais sobre o tema escolhido. Com base nessa pesquisa, cada estudante criará uma poesia que reflita suas descobertas e sua posição pessoal sobre o assunto. O projeto culminará numa noite de poesia, organizada na escola, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas obras, promovendo um ambiente de reflexão, crítica e comunhão entre todos os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade de expressar suas opiniões e sentimentos através da arte da poesia, incentivando a reflexão crítica sobre questões sociais. Além disso, busca-se promover a habilidade de pesquisa e interpretação de diferentes contextos históricos e atuais, assim como a capacidade de argumentação e posicionamento diante de temas importantes. A noite de poesia servirá como um palco para o exercício da oralidade e para a prática de compartilhar e ouvir distintas perspectivas sobre questões de relevância social.

  • Expressar sentimentos e opiniões através da poesia
  • Refletir criticamente sobre questões sociais
  • Investigar e interpretar contextos históricos e atuais
  • Argumentar e posicionar-se sobre temas selecionados
  • Praticar a oralidade e a escuta em um ambiente comunitário

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP21: Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou \"convocar\ para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos abordados nesta atividade incluirão o estudo da poesia como gênero literário e sua evolução histórica, além de uma introdução à poesia engajada e ao papel da arte como forma de protesto e expressão social. Os alunos também irão aprender a pesquisar contextos históricos e contemporâneos vinculados aos temas escolhidos e a técnica de construção poética para expressar suas ideias de forma criativa e impactante.

  • História da poesia e sua funcionalidade social
  • Poesia engajada e arte como protesto
  • Pesquisa de contextos históricos e atuais
  • Técnicas de construção poética

Metodologia

Esta atividade será conduzida através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão o centro do processo de aprendizagem. Iniciarão com uma discussão guiada para despertar interesse pelos temas, seguida de uma fase de pesquisa individual sobre um tema escolhido. Posteriormente, passarão pela construção de poesias, sob orientação e feedback do professor, e finalizarão com a apresentação de suas obras na noite de poesia.

  • Discussão guiada sobre formas de protesto e arte
  • Pesquisa individual sobre um tema de escolha
  • Criação de poesias refletindo descobertas e posicionamentos
  • Preparação e realização da noite de poesia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de aproximadamente 210 minutos.

  • Aula 1: Discussão, escolha do tema, início da pesquisa e planejamento das poesias

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na originalidade e expressividade de suas poesias, profundidade da pesquisa realizada sobre o tema escolhido, e na capacidade de relacionar suas descobertas com a construção da poesia. Durante a noite de poesia, também serão avaliados pela clareza na apresentação e pela habilidade de engajar a audiência. Será dada atenção especial à reflexão crítica sobre o tema escolhido e à capacidade de argumentação presente nas obras.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluirão acesso à biblioteca e à internet para pesquisa, materiais para escrita, e um espaço apropriado para a realização da noite de poesia, com equipamento de som para as apresentações. O professor pode também disponibilizar exemplos de poesias de protesto para inspirar os alunos.

  • Acesso à biblioteca e internet
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Espaço para a noite de poesia
  • Equipamento de som para apresentações
  • Exemplos de poesias de protesto

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