Diálogos Variados - Um Role-play de Estilos Linguísticos

Desenvolvida por: Thiago… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedade Linguística e Registro

Esta atividade visa explorar o conceito de variedade linguística e a importância de adequar o registro linguístico a diferentes contextos sociais, por meio de uma abordagem prática e interativa. Os alunos serão divididos em grupos e cada um receberá cartas contendo situações comunicativas específicas, estilos de língua e interlocutores variados. Eles deverão, então, elaborar e performar diálogos que se adéquem às características fornecidas, promovendo uma reflexão sobre como a linguagem adapta-se aos diversos contextos e a relevância de respeitar as variedades linguísticas, combatendo o preconceito linguístico. Após as apresentações, o professor conduzirá uma análise coletiva dos diálogos para discutir como a linguagem foi ajustada a cada contexto e enfatizar a importância do registro linguístico apropriado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a compreensão dos alunos sobre a dinâmica da variação linguística e o papel do registro linguístico adequado na comunicação eficaz. Os estudantes aprenderão a reconhecer e valorizar as variedades linguísticas, compreendendo que a língua é um fenômeno vivo, que se altera de acordo com o contexto, o interlocutor, e a intenção comunicativa, sem que haja uma forma 'correta' ou 'incorreta' de expressão.

  • Compreender a variação linguística como fenômeno natural e necessário.
  • Desenvolver habilidades de adaptação de registro linguístico conforme o contexto.
  • Fomentar o respeito às variedades linguísticas e combate ao preconceito linguístico.
  • Promover a capacidade de análise crítica da adequação linguística em diferentes situações comunicativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP10: Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange a teoria da variação linguística, incluindo os diferentes níveis e dimensões da variação, e a importância da escolha do registro linguístico em distintos contextos sociais. Os alunos explorarão como a língua se modifica em diferentes situações comunicativas, enfatizando a diversidade linguística como uma riqueza cultural e não como um erro.

  • Variação linguística: conceitos e níveis.
  • Registro linguístico: formal e informal.
  • Respeito às variedades linguísticas e combatendo o preconceito linguístico.
  • Análise de diálogos em diferentes contextos sociais e adequação linguística.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. Através da criação e dramatização de diálogos, eles serão incentivados a aplicar os conceitos aprendidos sobre variação e registro linguístico, em um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde a experimentação e a reflexão conjunta são fundamentais.

  • Distribuição de cartas com situações comunicativas para os grupos.
  • Desenvolvimento coletivo de diálogos que se adequem as situações apresentadas.
  • Performances dos diálogos pelos grupos.
  • Análise coletiva e reflexão sobre a adaptação linguística e variação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, divididas entre a explicação inicial e a divisão dos grupos, criação e preparação dos diálogos na primeira aula, e as performances e discussões na segunda aula.

  • Aula 1: Introdução à atividade e ao conceito de variação linguística, formação dos grupos, distribuição das cartas e preparação dos diálogos.
  • Aula 2: Apresentação dos diálogos pelos grupos, análise coletiva e discussão sobre a adaptação do registro linguístico.

Avaliação

A avaliação será qualitativa, focada no engajamento dos alunos com a atividade, a criatividade e adequação dos diálogos criados, a participação na discussão coletiva, e a reflexão sobre a importância da adaptação linguística em diferentes contextos. Será dada uma atenção especial à habilidade dos alunos de empregar variadas formas da língua de forma respeitosa e sem preconceito linguístico.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários cartas impressas contendo as situações comunicativas, espaço na sala de aula propício para as apresentações, materiais de escrita para os alunos elaborarem seus diálogos e um dispositivo para gravação das apresentações para futuras análises.

  • Cartas com situações comunicativas e estilos linguísticos.
  • Espaço adequado para as apresentações.
  • Materiais de escrita (canetas, lápis, papel).
  • Dispositivo para gravação das apresentações.

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