Esta atividade visa explorar o conceito de variedade linguística e a importância de adequar o registro linguístico a diferentes contextos sociais, por meio de uma abordagem prática e interativa. Os alunos serão divididos em grupos e cada um receberá cartas contendo situações comunicativas específicas, estilos de língua e interlocutores variados. Eles deverão, então, elaborar e performar diálogos que se adéquem às características fornecidas, promovendo uma reflexão sobre como a linguagem adapta-se aos diversos contextos e a relevância de respeitar as variedades linguísticas, combatendo o preconceito linguístico. Após as apresentações, o professor conduzirá uma análise coletiva dos diálogos para discutir como a linguagem foi ajustada a cada contexto e enfatizar a importância do registro linguístico apropriado.
O objetivo desta atividade é fomentar a compreensão dos alunos sobre a dinâmica da variação linguística e o papel do registro linguístico adequado na comunicação eficaz. Os estudantes aprenderão a reconhecer e valorizar as variedades linguísticas, compreendendo que a língua é um fenômeno vivo, que se altera de acordo com o contexto, o interlocutor, e a intenção comunicativa, sem que haja uma forma 'correta' ou 'incorreta' de expressão.
O conteúdo programático para esta atividade abrange a teoria da variação linguística, incluindo os diferentes níveis e dimensões da variação, e a importância da escolha do registro linguístico em distintos contextos sociais. Os alunos explorarão como a língua se modifica em diferentes situações comunicativas, enfatizando a diversidade linguística como uma riqueza cultural e não como um erro.
Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. Através da criação e dramatização de diálogos, eles serão incentivados a aplicar os conceitos aprendidos sobre variação e registro linguístico, em um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde a experimentação e a reflexão conjunta são fundamentais.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, divididas entre a explicação inicial e a divisão dos grupos, criação e preparação dos diálogos na primeira aula, e as performances e discussões na segunda aula.
A avaliação será qualitativa, focada no engajamento dos alunos com a atividade, a criatividade e adequação dos diálogos criados, a participação na discussão coletiva, e a reflexão sobre a importância da adaptação linguística em diferentes contextos. Será dada uma atenção especial à habilidade dos alunos de empregar variadas formas da língua de forma respeitosa e sem preconceito linguístico.
Para a realização dessa atividade, serão necessários cartas impressas contendo as situações comunicativas, espaço na sala de aula propício para as apresentações, materiais de escrita para os alunos elaborarem seus diálogos e um dispositivo para gravação das apresentações para futuras análises.
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