Desafio Ortográfico em Jogo

Desenvolvida por: Greycy… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Acentuação

O Desafio Ortográfico em Jogo é uma atividade pedagógica prática e interativa baseada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de um jogo de tabuleiro educativo especialmente projetado para desafiar e desenvolver suas habilidades em ortografia, com foco nas regras de acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Ao percorrer o tabuleiro, os alunos encontrarão cartas contendo palavras que devem ser acentuadas corretamente para prosseguir na jornada. Cada carta corretamente respondida permite ao aluno avançar, enquanto as respostas incorretas oferecem oportunidades de aprendizado e revisão do conteúdo. O jogo fomenta um ambiente de colaboração, pois incentiva os alunos a ajudarem uns aos outros, favorecendo o debate e a troca de conhecimentos. Desenvolvido para ser jogado em pequenos grupos, este jogo estimula o raciocínio rápido, a atenção e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente de aprendizado lúdico e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Dentre os principais objetivos de aprendizagem desta atividade, destacam-se: a promoção do domínio e compreensão das regras de acentuação ortográfica das palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas em contextos lúdicos, o estímulo ao raciocínio rápido, a atenção e a precisão na escrita. Visa também fortalecer a habilidade de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos, bem como incentivar a prática da pesquisa e revisão de conhecimentos de forma autônoma e crítica. O Desafio Ortográfico em Jogo busca, por meio de estratégias ativas de aprendizagem, engajar os alunos de forma mais significativa, favorecendo a memorização e aplicação prática dos conceitos de ortografia em diferentes contextos.

  • Desenvolver a habilidade de acentuação correta de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Estimular o raciocínio rápido e a atenção dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Incentivar o uso de estratégias de aprendizado ativo para a revisão e fixação do conteúdo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
  • EF05LP03: Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • EF05LP05: Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, o conteúdo programático é estruturado de forma a explorar as regras de ortografia e acentuação, especificamente focado nas palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. A atividade planejada permitirá aos alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos, promovendo uma reflexão crítica sobre o uso adequado da acentuação nas palavras em diferentes contextos. Além disso, o tema incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades metacognitivas importantes para a aprendizagem autônoma e contínua.

  • Regras de acentuação das palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Prática de ortografia através de um jogo educativo.
  • Colaboração e trabalho em equipe no contexto do jogo.
  • Desenvolvimento do raciocínio rápido e atenção.

Metodologia

A metodologia da atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, a qual permite uma abordagem dinâmica e interativa do conteúdo. O uso do jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica serve não apenas para engajar os alunos de forma mais eficiente, mas também para facilitar a internalização das regras de acentuação ortográfica de modo que sejam aplicadas naturalmente em diferentes contextos de escrita. Além disso, ao estimular o trabalho em equipe, a metodologia promove habilidades socioemocionais importantes como cooperação, respeito mútuo e empatia.

  • Uso de jogo de tabuleiro para prática de ortografia.
  • Dinâmicas de grupo que incentivam a colaboração e o aprendizado mútuo.
  • Feedback instantâneo sobre as respostas certas ou erradas.
  • Revisão coletiva das regras de acentuação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos serão divididos em pequenos grupos para a jogabilidade. O início da aula será dedicado à explicação das regras do jogo e objetivos da atividade. A maior parte do tempo será empregada na execução do jogo, com um momento no final para discussão e feedback sobre o aprendizado.

  • Aula 1 da atividade: Jogo de tabuleiro - Desafio Ortográfico em Jogo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e processual, focando na participação, engajamento e progresso dos alunos durante o jogo. Os alunos serão avaliados tanto individualmente, pela capacidade de acentuar corretamente as palavras, como em grupo, pela colaboração e apoio mútuo durante o jogo. A observação direta pelo professor permitirá identificar avanços e dificuldades de cada aluno, orientando intervenções pedagógicas adequadas. Será valorizada a capacidade de reflexão e crítica sobre os erros, usando-os como oportunidade de aprendizado. Exemplos práticos de aplicação e correção da acentuação correta em palavras apresentadas no jogo serão utilizados como indicadores de sucesso na atividade.

Materiais e ferramentas:

O principal recurso será o jogo de tabuleiro 'Desafio Ortográfico em Jogo', que inclui o tabuleiro propriamente dito, cartas com palavras para acentuação, peões para os jogadores e um dado. Além disso, será necessário um espaço adequado para acomodar os grupos de alunos e permitir a interação e movimentação entre eles. Materiais adicionais como quadro branco e marcadores, bem como listas de palavras e regras de acentuação para revisão, também estarão disponíveis para suporte à atividade.

  • Jogo de tabuleiro 'Desafio Ortográfico em Jogo'.
  • O jogo de tabuleiro 'Desafio Ortográfico em Jogo' pode ser adquirido em lojas especializadas em materiais pedagógicos, livrarias e também em websites de vendas online dedicados a jogos educativos. Além disso, é possível produzir o jogo de tabuleiro de forma artesanal, utilizando materiais como papel cartão, impressão das peças e tabuleiro, e posterior montagem manual. Também é possível encontrar versões digitais do jogo em plataformas online de jogos educativos.

  • Espaço de sala de aula organizado para acomodar os grupos.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Listas de palavras e regras de acentuação.
  • Para ter acesso às listas de palavras e regras de acentuação, é possível encontrar diversos materiais online, como sites educacionais, portais de conteúdo pedagógico e blogs de professores. Além disso, livros didáticos de língua portuguesa, gramáticas e materiais de apoio específicos para o ensino de ortografia também são fontes ricas de listas de palavras e regras de acentuação. Esses materiais podem ser encontrados em livrarias, bibliotecas ou ainda em versão digital, disponíveis para download ou em plataformas de e-books.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo