Detetives da Ciência: Investigando Artigos

Desenvolvida por: Suzana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise da Estrutura de Artigos de Divulgação Científica

Esta atividade pedagógica tem como objetivo promover a compreensão e análise crítica dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre os artigos de divulgação científica. Antes da aula, os estudantes deverão ler um artigo de divulgação científica selecionado pelo professor. Na sala de aula, os alunos serão divididos em pequenos grupos para investigarem a estrutura do artigo lido, identificando elementos característicos do gênero como título, introdução, desenvolvimento, e conclusão, além de marcas linguísticas típicas. Através desta investigação, cada grupo irá elucidar as particularidades do gênero, promovendo um rico compartilhamento de informações em sala. Como tarefa final, os alunos criarão um esquema ou infográfico que sintetize a estrutura e características identificadas, valendo-se de ferramentas digitais ou tradicionais, como papel e caneta.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver habilidades de leitura crítica, análise textual e síntese de informações em alunos do 8º ano. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e compreender a estrutura e as características linguísticas de artigos de divulgação científica, potencializando seu letramento científico e sua capacidade de produzir textos coerentes e coesos dentro deste gênero.

  • Compreender a estrutura padrão de um artigo de divulgação científica.
  • Identificar as marcas linguísticas características do gênero.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e síntese de informações.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Utilizar ferramentas digitais para a criação de esquemas e infográficos.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade envolve a análise de artigos de divulgação científica, uma introdução às marcas linguísticas e características estruturais típicas deste gênero, e a aplicação de conhecimentos através da criação de esquemas e infográficos. Os alunos aprenderão a discernir os elementos que compõem a introdução, desenvolvimento, e conclusão dos textos, bem como identificar o uso específico de linguagem em artigos científicos.

  • Estrutura de um artigo de divulgação científica.
  • Elementos: título, introdução, desenvolvimento, conclusão.
  • Marcas linguísticas características do gênero.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos começarão a atividade com a leitura prévia do artigo em casa, seguindo para a investigação e discussão em grupos na sala de aula. A elaboração do esquema ou infográfico será um exercício prático de síntese, encorajando o uso criativo de ferramentas digitais e o desenvolvimento da habilidade de apresentar informações de maneira clara e organizada.

  • Leitura prévia em casa.
  • Discussão e investigação em grupos.
  • Criação de esquemas ou infográficos.
  • Apresentação das descobertas à turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos discutirão em grupos as suas descobertas sobre a estrutura e características linguísticas dos artigos. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão seus esquemas ou infográficos à turma.

  • Aula 1: Discussão em grupo e início do esquema/infográfico.
  • Aula 2: Finalização e apresentação do esquema/infográfico.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, considerando a participação individual e em grupo, a capacidade de análise crítica demonstrada durante as discussões, e a qualidade e criatividade dos esquemas ou infográficos produzidos. Será valorizado o esforço de pesquisa e a utilização eficaz das ferramentas digitais ou manuais para a construção dos infográficos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem artigos de divulgação científica previamente selecionados, acesso à internet para pesquisa adicional, ferramentas digitais para a criação de infográficos (como Canva ou Google Drawings), além de materiais tradicionais como papel, canetas e lápis, para aqueles que optarem por criar esquemas manuais.

  • Artigos de divulgação científica.
  • Acesso à internet.
  • Ferramentas digitais para infográficos.
  • Papel e material de escrita.

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