Reflexões Românticas: Entrelaçando Tempos

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Romantismo Brasileiro e sua Influência em Obras Contemporâneas

A atividade 'Reflexões Românticas: Entrelaçando Tempos' é projetada para promover a compreensão e o apreço dos alunos do 2º ano do Ensino Médio pelo Romantismo Brasileiro, através da identificação e análise de sua presença em obras modernas de literatura, cinema e música. Incitando os alunos a uma sessão prévia de estudos dirigidos em casa, esta atividade os encoraja a investigar e selecionar exemplos contemporâneos que, em sua opinião, dialogam com as temáticas, estéticas e estilos característicos do Romantismo. Seguindo a abordagem da Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas escolhas em sala, justificando sua seleção por meio de análise comparativa, recurso à crítica literária e ao contexto de produção das obras. Este plano visa desenvolver habilidades analíticas, promover a apreciação literária e estabelecer conexões significativas entre diferentes períodos literários, valorizando a intertextualidade e a relevância contínua do Romantismo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é expandir o entendimento dos alunos sobre o Romantismo Brasileiro, focando não apenas em seus aspectos históricos e teóricos, mas também em sua influência e ressonância nas produções culturais contemporâneas. Almejamos desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de análise e a habilidade para construir argumentos persuasivos, encorajando os alunos a explorarem e identificarem os traços românticos em obras modernas e a comunicarem suas descobertas e interpretações de maneira clara e fundamentada.

  • Desenvolver a capacidade analítica dos alunos ao comparar obras de períodos distintos.
  • Estabelecer conexões entre o Romantismo Brasileiro e manifestações culturais contemporâneas.
  • Promover o uso de ferramentas da crítica literária na análise de textos.
  • Incentivar o reconhecimento da intertextualidade e do diálogo entre diferentes épocas literárias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação.
  • EM13LP29: Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações.
  • EM13LP52: Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária.

Conteúdo Programático

Neste módulo, enfocaremos a estética e os temas centrais do Romantismo, delineando seus atributos fundamentais e seu contexto histórico-cultural no Brasil. A seguir, os estudantes serão instigados a investigar como esses elementos se manifestam em obras contemporâneas, utilizando a crítica literária como ferramenta para desvendar e argumentar sobre o diálogo entre o passado e o presente.

  • Introdução ao Romantismo Brasileiro: contextos histórico e cultural.
  • Estudo de conceitos-chave: idealização, sentimentalismo, nacionalismo.
  • Análise de obras românticas emblemáticas e identificação de seus temas e estilos.
  • Exploração de obras contemporâneas e identificação de diálogos com o Romantismo.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos se prepararão em casa, estudando materiais pré-selecionados sobre o Romantismo. Em sala, divididos em grupos, compartilharão suas descobertas, apresentando análises comparativas das obras selecionadas. Este enfoque promove o aprendizado ativo, a colaboração e um papel mais significativo dos alunos no processo educativo.

  • Sessão de estudos dirigidos em casa sobre o Romantismo.
  • Seleção de obras modernas que dialogam com o Romantismo.
  • Preparação de apresentações justificando a escolha das obras.
  • Debate em sala sobre as conexões entre as obras românticas e contemporâneas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão suas análises e justificativas das obras selecionadas. Na segunda, promoveremos um debate aberto, permitindo a troca de ideias e o aprofundamento das análises.

  • Aula 1: Apresentações dos alunos sobre as obras selecionadas.
  • Aula 2: Debate em sala sobre as conexões entre Romantismo e as obras contemporâneas.

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da análise crítica, na capacidade de estabelecer conexões coerentes entre as obras estudadas e na clareza da apresentação. Serão valorizados a originalidade do pensamento, o uso efetivo de ferramentas da crítica literária e a fluência na comunicação das ideias. O debate em sala contribuirá para a avaliação, observando-se a participação, o engajamento com as ideias dos colegas e a habilidade de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso a uma biblioteca digital ou física com obras do Romantismo e contemporâneas, projetor para apresentações em sala, dispositivos para gravação de áudio/vídeo das apresentações e acesso à internet para pesquisa.

  • Material de estudo sobre o Romantismo (textos, vídeos, slides).
  • Lista de obras românticas brasileiras para referência.
  • Exemplos de obras contemporâneas (literatura, cinema, música).
  • Ferramentas de apresentação (projetor, slides, computador).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo