A atividade 'Reflexões Românticas: Entrelaçando Tempos' é projetada para promover a compreensão e o apreço dos alunos do 2º ano do Ensino Médio pelo Romantismo Brasileiro, através da identificação e análise de sua presença em obras modernas de literatura, cinema e música. Incitando os alunos a uma sessão prévia de estudos dirigidos em casa, esta atividade os encoraja a investigar e selecionar exemplos contemporâneos que, em sua opinião, dialogam com as temáticas, estéticas e estilos característicos do Romantismo. Seguindo a abordagem da Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas escolhas em sala, justificando sua seleção por meio de análise comparativa, recurso à crítica literária e ao contexto de produção das obras. Este plano visa desenvolver habilidades analíticas, promover a apreciação literária e estabelecer conexões significativas entre diferentes períodos literários, valorizando a intertextualidade e a relevância contínua do Romantismo.
O propósito desta atividade é expandir o entendimento dos alunos sobre o Romantismo Brasileiro, focando não apenas em seus aspectos históricos e teóricos, mas também em sua influência e ressonância nas produções culturais contemporâneas. Almejamos desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de análise e a habilidade para construir argumentos persuasivos, encorajando os alunos a explorarem e identificarem os traços românticos em obras modernas e a comunicarem suas descobertas e interpretações de maneira clara e fundamentada.
Neste módulo, enfocaremos a estética e os temas centrais do Romantismo, delineando seus atributos fundamentais e seu contexto histórico-cultural no Brasil. A seguir, os estudantes serão instigados a investigar como esses elementos se manifestam em obras contemporâneas, utilizando a crítica literária como ferramenta para desvendar e argumentar sobre o diálogo entre o passado e o presente.
Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos se prepararão em casa, estudando materiais pré-selecionados sobre o Romantismo. Em sala, divididos em grupos, compartilharão suas descobertas, apresentando análises comparativas das obras selecionadas. Este enfoque promove o aprendizado ativo, a colaboração e um papel mais significativo dos alunos no processo educativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão suas análises e justificativas das obras selecionadas. Na segunda, promoveremos um debate aberto, permitindo a troca de ideias e o aprofundamento das análises.
A avaliação será baseada na profundidade da análise crítica, na capacidade de estabelecer conexões coerentes entre as obras estudadas e na clareza da apresentação. Serão valorizados a originalidade do pensamento, o uso efetivo de ferramentas da crítica literária e a fluência na comunicação das ideias. O debate em sala contribuirá para a avaliação, observando-se a participação, o engajamento com as ideias dos colegas e a habilidade de argumentação.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso a uma biblioteca digital ou física com obras do Romantismo e contemporâneas, projetor para apresentações em sala, dispositivos para gravação de áudio/vídeo das apresentações e acesso à internet para pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula