Caça ao Tesouro das Sílabas

Desenvolvida por: Erisvâ… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura da Palavra

A atividade 'Caça ao Tesouro das Sílabas' desafia os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a mergulharem em uma emocionante aventura pela estrutura das palavras. Dias antes, eles recebem pistas preliminares sobre as sílabas e palavras-chave que serão exploradas durante a caça ao tesouro. A sala de aula é cuidadosamente preparada com uma série de pistas escondidas que, uma vez encontradas, revelam sílabas. Estas sílabas, ao serem agrupadas na sequência correta, formam palavras que se relacionam com o tema proposto pela atividade. Os estudantes, agindo como pequenos detetives, devem então escrever as palavras descobertas e comparar suas escritas com as versões convencionais corretas, exibidas ao final da caça. Este dinâmico jogo didático não só promove a compreensão da formação de palavras mas também estimula o reconhecimento das similaridades e disparidades entre a escrita espontânea dos alunos e as normativas da língua escrita. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, incentivando os alunos a se prepararem previamente em casa e a participarem ativamente do processo de aprendizagem em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é instigar nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a habilidade de reconhecer, compreender e aplicar conceitos básicos da estrutura das palavras, através de um ambiente lúdico de aprendizagem. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar sílabas, formar palavras a partir delas e discernir as características entre a escrita espontânea própria e a escrita normativa da língua portuguesa. Este método ativo de aprendizagem favorece não apenas o engajamento e a participação dos alunos mas também desenvolve a autonomia, o pensamento crítico e as habilidades de colaboração entre os participantes.

  • Identificar sílabas e formar palavras a partir delas.
  • Comparar as próprias tentativas de escrita com as normativas da língua portuguesa.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e autonomia.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Estimular a participação ativa e engajada na aprendizagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange a estrutura das palavras, focando no reconhecimento e na forma de composição das palavras a partir das sílabas. Além disso, busca-se elucidar as diferenças entre a escrita espontânea dos alunos e a correção gramatical exigida pela norma padrão da língua portuguesa, de maneira que os estudantes possam entender as regras que regem a escrita e se familiarizarem com ela.

  • Estrutura das palavras: reconhecimento e composição.
  • Diferenças entre escrita espontânea e norma culta.
  • Regras básicas da língua portuguesa relacionadas à formação de palavras.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será centralizada nesse plano. Antes da aula, os alunos receberão materiais e instruções para iniciarem o estudo das sílabas e palavras que serão exploradas. Em sala, a atividade prática da 'Caça ao Tesouro das Sílabas' incentivarará a aplicação dos conhecimentos pré-adquiridos, promovendo assim uma aprendizagem ativa. Esta abordagem estimula a auto-instrução, a colaboração entre pares e um envolvimento mais profundo com o conteúdo educativo.

  • Preparação prévia em casa com materiais de estudo sobre sílabas e palavras.
  • Atividade prática de caça ao tesouro para aplicação do conhecimento.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 6 horas, divididas em aulas de 50 minutos cada, ao longo de aproximadamente duas semanas. Inicialmente haverá uma introdução ao tema e a distribuição dos materiais preparatórios para estudo em casa. Nas aulas subsequentes, será realizada a caça ao tesouro em si, seguida de uma atividade de reflexão e consolidação dos conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação pré-aula.
  • Aulas 2-6: Realização da Caça ao Tesouro das Sílabas.
  • Aula 7: Discussão, consolidação dos aprendizados e feedback.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração a participação ativa, a colaboração entre os alunos durante a caça ao tesouro e a capacidade de comparação entre a escrita espontânea pessoal e a escrita normativa. Serão avaliados, ainda, o envolvimento dos alunos na fase preparatória em casa e a qualidade das reflexões feitas após a atividade prática. Dessa maneira, espera-se oferecer um panorama abrangente do progresso individual e coletivo dos alunos ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários diversos recursos, que incluem: material de estudo focado em sílabas e palavras para a preparação em casa, diferentes pistas impressas para serem escondidas pela sala, e um local adequado que permita a movimentação dos alunos para a caça ao tesouro. Adicionalmente, um quadro para a discussão das palavras encontradas e a comparação com as formas corretas será essencial para a fase de reflexão pós-atividade.

  • Material de estudo sobre sílabas e palavras.
  • Pistas impressas relacionadas às sílabas e palavras.
  • Quadro para anotações e discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo