Caça às Fake News

Desenvolvida por: Tamire… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Educação Midiática

A atividade 'Caça às Fake News' propõe aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão na prática de investigação digital, com o objetivo de identificar notícias falsas (fake news) na internet. Com base em uma lista de notícias fornecida pelo professor, os alunos serão desafiados a aplicar técnicas de checagem de fatos, como a busca por fontes confiáveis e o cruzamento de informações, para verificar a veracidade de cada notícia. Divididos em equipes, deverão usar ferramentas digitais, aplicativos e websites específicos para checagem de informações. Ao fim, cada equipe apresentará suas descobertas para a classe, discutindo o processo de investigação e a importância da verificação de informações antes de seu compartilhamento. Esta atividade não apenas desenvolve habilidades de pesquisa e pensamento crítico entre os alunos, mas também promove a consciência sobre o impacto das fake news na sociedade e a importância do uso responsável da internet.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principal objetivo desenvolver as habilidades de interpretação, análise crítica e responsabilidade digital entre os alunos. Busca-se, com esta atividade, ensinar os estudantes a identificar notícias falsas, entender os métodos e ferramentas disponíveis para checagem de fatos, e promover o uso consciente da internet. O trabalho em equipe, por sua vez, visa incentivar a colaboração e a troca de conhecimentos, habilidades essenciais no mundo digital. Além disso, a prática de expor e argumentar sobre suas descobertas estimula a comunicação eficaz e o desenvolvimento de argumentos bem fundamentados.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e verificação de informações na internet.
  • Promover o pensamento crítico sobre as informações consumidas online.
  • Incentivar o trabalho em equipe e o compartilhamento de conhecimentos.
  • Conscientizar sobre os impactos das fake news na sociedade.
  • Estimular a comunicação eficaz e o uso responsável das ferramentas digitais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
  • EM13LP18: Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.

Conteúdo Programático

A atividade está fundamentada na educação midiática, abordando conceitos como notícias falsas (fake news), checagem de fatos, fontes confiáveis de informação e impacto das mídias na sociedade. O conteúdo programático envolverá técnicas de pesquisa e verificação de informações na internet, uso de ferramentas digitais específicas para checagem de fatos, e desenvolvimento de habilidades de comunicação, argumentação e apresentação.

  • Definição e impactos das fake news.
  • Técnicas de checagem de fatos.
  • Ferramentas digitais para verificação de informações.
  • A importância das fontes confiáveis de informação.
  • Técnicas de apresentação e argumentação.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida sob a metodologia ativa de aprendizagem, estimulando a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. Por meio da investigação, análise e debate, os estudantes serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. A divisão em equipes busca favorecer a interação e o compartilhamento de ideias, enquanto o uso de ferramentas digitais reforça a aplicação prática dos conceitos estudados em um contexto real e atual.

  • Apresentação inicial sobre fake news e importância da checagem de informações.
  • Formação de equipes e distribuição das notícias para investigação.
  • Momento de pesquisa e checagem de fatos utilizando ferramentas digitais apropriadas.
  • Preparação das apresentações finais por cada equipe, evidenciando o processo de investigação.
  • Apresentação para a turma e discussão coletiva sobre os resultados e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos, totalizando 100 minutos de duração. Na primeira sessão, será realizada a introdução ao tema, formação das equipes e início da investigação. A segunda sessão será dedicada à conclusão das pesquisas, preparação e apresentação das descobertas pelas equipes.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da atividade de investigação.
  • Aula 2: Continuação da investigação, preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na eficácia do processo de investigação realizado por cada equipe, a qualidade da apresentação de suas descobertas, e a capacidade de argumentação e sustentação de suas conclusões. Será considerada, também, a participação individual dentro do grupo e o esforço coletivo em colaborar e compartilhar conhecimentos. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão a checagem de fontes, a abrangência da pesquisa, a clareza e persuasão da apresentação, e a contribuição para o debate final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis, projetor para as apresentações finais, e acesso a plataformas digitais de checagem de fatos. Será providenciado pelo professor uma lista de notícias para investigação, além de um guia com as principais técnicas de checagem de fatos e a utilização de ferramentas digitais específicas para este fim.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Lista de notícias para investigação.
  • Guia de técnicas de checagem de fatos.

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