A atividade 'Caça às Fake News' propõe aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão na prática de investigação digital, com o objetivo de identificar notícias falsas (fake news) na internet. Com base em uma lista de notícias fornecida pelo professor, os alunos serão desafiados a aplicar técnicas de checagem de fatos, como a busca por fontes confiáveis e o cruzamento de informações, para verificar a veracidade de cada notícia. Divididos em equipes, deverão usar ferramentas digitais, aplicativos e websites específicos para checagem de informações. Ao fim, cada equipe apresentará suas descobertas para a classe, discutindo o processo de investigação e a importância da verificação de informações antes de seu compartilhamento. Esta atividade não apenas desenvolve habilidades de pesquisa e pensamento crítico entre os alunos, mas também promove a consciência sobre o impacto das fake news na sociedade e a importância do uso responsável da internet.
Este plano de aula tem como principal objetivo desenvolver as habilidades de interpretação, análise crítica e responsabilidade digital entre os alunos. Busca-se, com esta atividade, ensinar os estudantes a identificar notícias falsas, entender os métodos e ferramentas disponíveis para checagem de fatos, e promover o uso consciente da internet. O trabalho em equipe, por sua vez, visa incentivar a colaboração e a troca de conhecimentos, habilidades essenciais no mundo digital. Além disso, a prática de expor e argumentar sobre suas descobertas estimula a comunicação eficaz e o desenvolvimento de argumentos bem fundamentados.
A atividade está fundamentada na educação midiática, abordando conceitos como notícias falsas (fake news), checagem de fatos, fontes confiáveis de informação e impacto das mídias na sociedade. O conteúdo programático envolverá técnicas de pesquisa e verificação de informações na internet, uso de ferramentas digitais específicas para checagem de fatos, e desenvolvimento de habilidades de comunicação, argumentação e apresentação.
Esta atividade será desenvolvida sob a metodologia ativa de aprendizagem, estimulando a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. Por meio da investigação, análise e debate, os estudantes serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. A divisão em equipes busca favorecer a interação e o compartilhamento de ideias, enquanto o uso de ferramentas digitais reforça a aplicação prática dos conceitos estudados em um contexto real e atual.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos, totalizando 100 minutos de duração. Na primeira sessão, será realizada a introdução ao tema, formação das equipes e início da investigação. A segunda sessão será dedicada à conclusão das pesquisas, preparação e apresentação das descobertas pelas equipes.
A avaliação será baseada na eficácia do processo de investigação realizado por cada equipe, a qualidade da apresentação de suas descobertas, e a capacidade de argumentação e sustentação de suas conclusões. Será considerada, também, a participação individual dentro do grupo e o esforço coletivo em colaborar e compartilhar conhecimentos. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão a checagem de fontes, a abrangência da pesquisa, a clareza e persuasão da apresentação, e a contribuição para o debate final.
Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis, projetor para as apresentações finais, e acesso a plataformas digitais de checagem de fatos. Será providenciado pelo professor uma lista de notícias para investigação, além de um guia com as principais técnicas de checagem de fatos e a utilização de ferramentas digitais específicas para este fim.
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