Nesta atividade interativa e engajadora, os alunos do 7º ano terão a oportunidade de mergulhar no mundo do jornalismo, transformando-se em jornalistas por um dia. Inicialmente, serão divididos em grupos e orientados a selecionar notícias atuais de diversas fontes, incentivando a variedade de temas e abordagens. O objetivo é analisar criticamente como as informações são apresentadas, discutir a importância da ética na divulgação de notícias e, por fim, criar suas próprias versões dos artigos. A ênfase será colocada em manter uma postura ética, crítica e respeitosa, enquanto exploram diferentes pontos de vista sobre os temas escolhidos. Após a redação dos artigos, os estudantes serão encorajados a projetar o layout utilizando programas de edição gráfica ou manualmente, para aqueles que preferirem o papel, incluindo elementos visuais como fotorreportagens ou charges que enriqueçam a narrativa. Esta etapa visa desenvolver não apenas habilidades jornalísticas, mas também competências digitais e artísticas. A culminância do projeto será a compilação dos trabalhos em um jornal da classe, que poderá ser compartilhado com toda a escola ou publicado em uma plataforma online. Esta publicação final servirá como ponto de partida para debates em sala de aula sobre os temas abordados, a ética jornalística e a importância da informação responsável na sociedade contemporânea.
Através desta atividade prática, os alunos desenvolverão habilidades essenciais não só na área de Língua Portuguesa, mas também no âmbito das competências socioemocionais e digitais. Serão estimulados a entender a importância da ética na comunicação, o respeito por diferentes pontos de vista e a responsabilidade social do jornalista. Além disso, a atividade promove o desenvolvimento da capacidade de análise crítica da mídia, incitando os alunos a questionarem a veracidade, parcialidade e intenção por trás das notícias consumidas diariamente. Ao mesmo tempo, a prática de redação e design gráfico reforça a importância da clareza, coesão e coerência textual, assim como habilidades de edição e layout, preparando os estudantes para uma comunicação eficaz em diversos contextos.
O Conteúdo Programático abarcará desde conceitos básicos de jornalismo, ética jornalística, análise de notícias até práticas de redação e design em jornalismo. Será uma imersão na criação de conteúdo jornalístico responsável, englobando desde a seleção de fontes até a edição final do material. Também será dada ênfase na importância do respeito à diversidade de opiniões e na análise crítica das informações veiculadas pela mídia, preparando os estudantes para serem consumidores conscientes de notícias.
Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivando os alunos a aprenderem pelo fazer. Trabalharemos em grupos para fomentar a colaboração e troca de perspectivas. Cada etapa, desde a pesquisa até a publicação do jornal, será guiada por tarefas práticas e discussões em grupo, visando uma aprendizagem significativa e engajada com o conteúdo. A utilização de tecnologias digitais será integrada ao processo educativo para desenvolver habilidades digitais, enquanto a criatividade será estimulada nas etapas de design e ilustração do jornal.
A atividade será dividida em 6 sessões de 50 minutos cada, perfazendo um total de 5 horas. Na primeira sessão, será feita a introdução ao jornalismo e ética, seguida pela pesquisa e seleção de notícias. A segunda sessão se concentrará na redação, design e compilação do jornal, as demais aulas serão para pesquisa e montagem do trabalho finalizando com a discussão sobre os temas tratados e a importância da ética jornalística.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a publicação do jornal. Será considerada a habilidade de trabalhar em grupo, a qualidade da análise crítica das fontes de notícias, a criatividade e o capricho na elaboração do jornal, bem como a compreensão e aplicação dos conceitos de ética jornalística. A avaliação final será composta por uma autoavaliação dos alunos, avaliação pelos pares e feedback do professor, proporcionando uma visão ampla do desempenho individual e do grupo.
Para a realização da atividade, será necessário acesso à Internet para pesquisa de notícias e referências. Utilizaremos também programas de edição de texto e imagem, que podem ser softwares gratuitos acessíveis a todos os estudantes. Papel, lápis, borracha, marcadores e demais materiais de escritório serão usados para as versões impressas dos jornais. Câmeras fotográficas ou smartphones podem ser utilizados para as fotorreportagens. Por fim, será disponibilizada uma plataforma online para a publicação do jornal da classe.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula