Notícias na Sala de Aula

Desenvolvida por: Frank … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação
Temática: Ética e Cidadania na Mídia

Nesta atividade interativa e engajadora, os alunos do 7º ano terão a oportunidade de mergulhar no mundo do jornalismo, transformando-se em jornalistas por um dia. Inicialmente, serão divididos em grupos e orientados a selecionar notícias atuais de diversas fontes, incentivando a variedade de temas e abordagens. O objetivo é analisar criticamente como as informações são apresentadas, discutir a importância da ética na divulgação de notícias e, por fim, criar suas próprias versões dos artigos. A ênfase será colocada em manter uma postura ética, crítica e respeitosa, enquanto exploram diferentes pontos de vista sobre os temas escolhidos. Após a redação dos artigos, os estudantes serão encorajados a projetar o layout utilizando programas de edição gráfica ou manualmente, para aqueles que preferirem o papel, incluindo elementos visuais como fotorreportagens ou charges que enriqueçam a narrativa. Esta etapa visa desenvolver não apenas habilidades jornalísticas, mas também competências digitais e artísticas. A culminância do projeto será a compilação dos trabalhos em um jornal da classe, que poderá ser compartilhado com toda a escola ou publicado em uma plataforma online. Esta publicação final servirá como ponto de partida para debates em sala de aula sobre os temas abordados, a ética jornalística e a importância da informação responsável na sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade prática, os alunos desenvolverão habilidades essenciais não só na área de Língua Portuguesa, mas também no âmbito das competências socioemocionais e digitais. Serão estimulados a entender a importância da ética na comunicação, o respeito por diferentes pontos de vista e a responsabilidade social do jornalista. Além disso, a atividade promove o desenvolvimento da capacidade de análise crítica da mídia, incitando os alunos a questionarem a veracidade, parcialidade e intenção por trás das notícias consumidas diariamente. Ao mesmo tempo, a prática de redação e design gráfico reforça a importância da clareza, coesão e coerência textual, assim como habilidades de edição e layout, preparando os estudantes para uma comunicação eficaz em diversos contextos.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e analítica em relação a diferentes fontes de notícias.
  • Compreender e aplicar os princípios da ética jornalística na produção de notícias.
  • Praticar a escrita de textos jornalísticos, respeitando as características do gênero.
  • Desenvolver habilidades digitais e artísticas na edição e design de um jornal escolar.
  • Promover a cidadania e a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP45: Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático abarcará desde conceitos básicos de jornalismo, ética jornalística, análise de notícias até práticas de redação e design em jornalismo. Será uma imersão na criação de conteúdo jornalístico responsável, englobando desde a seleção de fontes até a edição final do material. Também será dada ênfase na importância do respeito à diversidade de opiniões e na análise crítica das informações veiculadas pela mídia, preparando os estudantes para serem consumidores conscientes de notícias.

  • Conceitos básicos de jornalismo e ética jornalística
  • Análise crítica de notícias e fontes de informação
  • Técnicas de redação jornalística
  • Uso de softwares e ferramentas de design gráfico
  • Produção de conteúdo visual: fotorreportagens e charges

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivando os alunos a aprenderem pelo fazer. Trabalharemos em grupos para fomentar a colaboração e troca de perspectivas. Cada etapa, desde a pesquisa até a publicação do jornal, será guiada por tarefas práticas e discussões em grupo, visando uma aprendizagem significativa e engajada com o conteúdo. A utilização de tecnologias digitais será integrada ao processo educativo para desenvolver habilidades digitais, enquanto a criatividade será estimulada nas etapas de design e ilustração do jornal.

  • Aprendizagem baseada em projetos (Projeto Jornal Escolar)
  • Trabalho em grupo para estimular a colaboração e troca de ideias
  • Atividades práticas de pesquisa, redação e design
  • Uso de tecnologia para pesquisa, criação e publicação
  • Debates e reflexões em grupo sobre ética e responsabilidade midiática

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 6 sessões de 50 minutos cada, perfazendo um total de 5 horas. Na primeira sessão, será feita a introdução ao jornalismo e ética, seguida pela pesquisa e seleção de notícias. A segunda sessão se concentrará na redação, design e compilação do jornal, as demais aulas serão para pesquisa e montagem do trabalho finalizando com a discussão sobre os temas tratados e a importância da ética jornalística.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo, ética e pesquisa de notícias
  • Aula 2: Redação e design do jornal; Discussão e reflexão sobre o projeto

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a publicação do jornal. Será considerada a habilidade de trabalhar em grupo, a qualidade da análise crítica das fontes de notícias, a criatividade e o capricho na elaboração do jornal, bem como a compreensão e aplicação dos conceitos de ética jornalística. A avaliação final será composta por uma autoavaliação dos alunos, avaliação pelos pares e feedback do professor, proporcionando uma visão ampla do desempenho individual e do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário acesso à Internet para pesquisa de notícias e referências. Utilizaremos também programas de edição de texto e imagem, que podem ser softwares gratuitos acessíveis a todos os estudantes. Papel, lápis, borracha, marcadores e demais materiais de escritório serão usados para as versões impressas dos jornais. Câmeras fotográficas ou smartphones podem ser utilizados para as fotorreportagens. Por fim, será disponibilizada uma plataforma online para a publicação do jornal da classe.

  • Acesso à Internet
  • Programas de edição de texto e imagem
  • Materiais de escritório (papel, lápis, borracha, marcadores)
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Plataforma online para publicação do jornal

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo