Diário de Bem-Estar: Escutando Nosso Corpo

Desenvolvida por: Guilhe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Saúde e Bem-Estar

Ao longo de um mês, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental manterão um 'Diário de Bem-Estar', uma ferramenta introspectiva e reflexiva que visa capturar suas experiências pessoais com diferentes programas de exercícios físicos experimentados durante as aulas de Educação Física. Cada aluno será incentivado a registrar detalhadamente como cada atividade influencia suas emoções, energia e disposição, bem como comparar as demandas corporais de diferentes tipos de exercícios. Esta atividade propõe uma variedade de exercícios, do treino de força à ioga ou pilates, estimulando os alunos a refletir sobre como estas práticas atendem às suas necessidades individuais e como podem contribuir para um estilo de vida mais saudável. A conclusão do projeto será marcada por uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas e inspirações a partir de seus diários, promovendo assim uma aprendizagem coletiva e a valorização de estilos de vida ativos.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são promover entre os alunos a conscientização e a compreensão sobre a importância da atividade física regular para o bem-estar físico e emocional; estimular a análise crítica sobre como diferentes exercícios impactam o corpo e a mente de maneiras distintas; fomentar a autodescoberta na identificação de práticas de exercício físico que melhor se alinham com os interesses, necessidades e objetivos de saúde de cada indivíduo; e desenvolver habilidades de observação, reflexão e comunicação por meio da elaboração de diários e participação em debates.

  • Promover a compreensão dos benefícios da atividade física para o bem-estar geral.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o impacto de diferentes exercícios no corpo e na mente.
  • Encorajar a experimentação de variadas formas de atividade física para atender a necessidades individuais.
  • Desenvolver habilidades de autoanálise, observação e comunicação escrita e oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89EF02: Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
  • EF89EF05: Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
  • EF89EF07: Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

Conteúdo Programático

Este plano de aula articula conceitos fundamentais relacionados à saúde, ao bem-estar e à educação física. Abordará a importância da atividade física regular, apresentando uma diversidade de exercícios físicos, suas características, benefícios e efeitos no corpo e na mente. Os alunos serão levados a refletir sobre a importância de encontrar práticas adequadas às suas necessidades individuais e como isso pode ser determinante para a manutenção de um estilo de vida saudável.

  • Importância da atividade física para o bem-estar
  • Diversidade de práticas de exercícios e suas características
  • Relação entre exercício físico, saúde mental e física
  • Reflexão sobre a prática individualizada de atividade física

Metodologia

A metodologia desta atividade é fundamentada em abordagens ativas de aprendizagem, tais como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Este enfoque permite que os alunos sejam os protagonistas de sua própria aprendizagem, explorando diferentes modalidades de exercício físico, registrando suas experiências e reflexões de forma autônoma no 'Diário de Bem-Estar' e, posteriormente, compartilhando suas descobertas e aprendizados em uma roda de debate, promovendo assim um rico intercâmbio de experiências e perspectivas.

  • Manutenção de um Diário de Bem-Estar
  • Experimentação prática de diferentes exercícios físicos
  • Reflexão individual sobre o impacto dos exercícios
  • Compartilhamento de experiências em uma roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

Ao longo de um mês, será dedicado um período de 90 minutos toda semana para a realização das atividades práticas de exercício físico, reflexão e debate. Este formato permite uma exploração detalhada de diferentes práticas físicas e um tempo adequado para reflexão e compartilhamento em conjunto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e experimentação inicial
  • Aula 2: Continuação da experimentação e início das anotações no diário
  • Aula 3: Reflexões no diário e preparação para o debate
  • Aula 4: Roda de debate e compartilhamento das descobertas

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos nas atividades propostas, na profundidade e reflexão apresentada em seus diários de bem-estar, bem como na contribuição durante a roda de debate. Será avaliado como os alunos conseguem articular suas experiências pessoais com os conceitos discutidos em aula, demonstrando uma compreensão sobre a importância da atividade física para o bem-estar. Exemplos de exercícios realizados, reflexões bem-elaboradas e interações construtivas durante a roda de debate serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escrita para os diários dos alunos, equipamento desportivo adequado para a experimentação de diferentes modalidades de exercícios (como colchonetes para ioga, bolas, cordas para pular, etc.), acesso a um espaço adequado para a prática de atividade física e recursos tecnológicos para a apresentação de instruções ou exemplificações de exercícios.

  • Materiais de escrita (cadernos ou diários e canetas)
  • Equipamento desportivo variado
  • Espaço físico apropriado
  • Recursos visuais e tecnológicos

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