A atividade 'Minha Primeira Carta' tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à escrita formal de maneira lúdica e interativa. Iniciamos com uma explicação sobre como as cartas são estruturadas, destacando a importância de escrever as palavras corretamente, da esquerda para a direita. Em seguida, adotamos a metodologia de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos, com o auxílio dos pais, pesquisam em casa sobre diferentes tipos de cartas. No retorno à escola, promovemos uma Roda de Debate para compartilhar as descobertas. Esta dinâmica permite uma rica troca de informações e prepara o terreno para a etapa seguinte, onde cada aluno tentará escrever sua própria carta, empregando palavras simples e observando a ortografia convencional. Este momento promove a escrita espontânea e, com suporte do professor, os alunos podem comparar suas produções escritas às convenções ortográficas, aprendendo ativamente sobre a estrutura e importância da escrita formal.
Com esta atividade, visamos incentivar o desenvolvimento da habilidade de escrita alfabética espontânea ou por ditado, além de fomentar a capacidade dos alunos de reconhecer e observar diferenças e semelhanças entre suas produções e as escritas convencionais. Priorizamos também a interação dessas práticas com com a vida cotidiana dos alunos, através do registro colaborativo de textos com origem no contexto do dia-a-dia. Esperamos, com isso, não só promover a alfabetização formal, mas também criar uma conexão emocional e prática com a escrita, incentivando a expressão pessoal através desse meio.
Neste plano de aula, abordaremos as estruturas básicas da carta formal e informal, explorando como pensamentos e sentimentos podem ser expressos de maneira organizada no papel. Os alunos serão incentivados a observarem a forma como as palavras são estruturadas em uma carta e como isso se difere da fala cotidiana, cultivando assim o apreço pela escrita convencional ao compará-la com a escrita espontânea.
Através da Sala de Aula Invertida, incentivamos a autonomia dos alunos na fase de pesquisa, promovendo um ambiente de colaboração e compartilhamento durante a Roda de Debate. Este processo prepara o terreno para a prática da escrita formal, com orientação e suporte contínuos do professor. A abordagem lúdica será nosso pilar para tornar a aprendizagem significativa e prazerosa.
A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando 4 horas. Inicialmente, dedicaremos uma aula para introdução ao tema e explicação da tarefa de pesquisa. A segunda aula será destinada à Roda de Debate. As duas últimas aulas focarão na escrita das cartas, permitindo tempo adequado para a prática escrita e revisão.
A avaliação será processual e formativa, considerando a participação do aluno durante as atividades propostas, como a pesquisa realizada em casa, a contribuição na Roda de Debate e o esforço na escrita da carta. Serão valorizados o engajamento e a evolução das habilidades de escrita, observando a capacidade de expressar ideias com clareza e correção ortográfica, bem como a habilidade de observar e comentar sobre as semelhanças e diferenças entre escritas convencionais e suas próprias produções.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para a etapa de pesquisa em casa, papel e lápis para a etapa de escrita, além de um espaço apropriado para a realização da Roda de Debate, proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao compartilhamento de ideias.
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