Caça-Palavras Sonoros

Desenvolvida por: Renato… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Correspondências Fonema-Grafema

A atividade 'Caça-Palavras Sonoros' é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visando o aprimoramento e a prática das correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas. Os estudantes, organizados em pequenos grupos, serão desafiados a buscar em revistas, jornais e livros infantis, palavras que se enquadrem nas especificações fornecidas pela lista de correspondências fonema-grafema, seguindo as orientações da BNCC. Este exercício não apenas facilita o reconhecimento e aplicação das regras de ortografia de maneira prática, mas também estimula o trabalho em equipe, a pesquisa e a análise linguística. O resultado será a criação coletiva de um painel mural, compilando as descobertas de cada grupo, separadas pelas categorias de grafemas e fonemas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é reforçar o conhecimento dos alunos sobre as correspondências regulares entre grafemas e fonemas de modo prático e colaborativo, além de desenvolver habilidades de leitura e escrita. Espera-se que, através dessa tarefa lúdica e interativa, os estudantes se tornem mais proficientes na identificação e uso correto das regras ortográficas especificadas, ao mesmo tempo em que aprimoram a capacidade de trabalhar em grupo, realizam pesquisa ativa e desenvolvem pensamento crítico sobre a linguagem.

  • Identificar e aplicar as correspondências entre grafemas e fonemas conforme as regras ortográficas definidas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através do reconhecimento de padrões linguísticos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração durante o processo de aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa ativa utilizando diferentes fontes de texto.
  • Aprimorar a capacidade de análise linguística de maneira lúdica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

Esta atividade proporciona aos alunos uma fundamentação em ortografia, focando nas regras de correspondências entre fonemas e grafemas. Por meio de um exercício prático, os estudantes aprofundarão no conhecimento das estruturas básicas da língua Portuguesa, incorporando também a pesquisa e a análise linguística, facilitando assim a compreensão e aplicação de regras ortográficas no dia a dia.

  • Regras de correspondência fonema-grafema.
  • Estrutura silábica das palavras.
  • Pesquisa textual em diferentes mídias.
  • Criação de painel mural colaborativo.
  • Análise e discussão linguística.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade promove um aprendizado participativo, onde os alunos são os principais agentes do seu processo educativo. Através da pesquisa em revistas, jornais e livros infantis, e da subsequente categorização e análise em grupo, os estudantes serão encorajados a explorar e aplicar as regras linguísticas de maneira criativa e colaborativa, reforçando o conhecimento adquirido em um contexto prático.

  • Formação de grupos para fomentar a colaboração.
  • Instruções claras e suporte durante a atividade de pesquisa.
  • Criação do painel de maneira guiada pelo professor.
  • Discussões em grupo sobre as descobertas.
  • Apresentação dos resultados para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 20 horas, distribuídas em 24 aulas de 50 minutos cada. Este cronograma permitirá a exploração aprofundada do tema, garantindo tempo suficiente para pesquisa, discussão, criação do painel e avaliação final dos resultados.

  • Aula 1 a 2: Introdução ao projeto e explicação das regras.
  • Aulas 3 a 10: Pesquisa e seleção de palavras em materiais diversos.
  • Aulas 11 a 16: Organização e colagem das palavras no painel.
  • Aulas 17 a 20: Discussão em grupo sobre as palavras selecionadas.
  • Aulas 21 a 24: Preparação e apresentação do painel para a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final. Será considerada a participação ativa dos alunos durante a pesquisa, a colaboração efetiva dentro do grupo, a diversidade e relevância das palavras encontradas, assim como a correta categorização no painel. Durante as apresentações, a capacidade de explicar as escolhas e a reflexão sobre as regras ortográficas também serão avaliadas, permitindo assim uma avaliação completa que enfoca competências, habilidades e atitudes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem revistas, jornais e livros infantis que serão utilizados para a pesquisa de palavras. Além disso, será necessário material de papelaria, como tesouras, colas e marcadores, para a criação do painel mural. Um espaço adequado para a exposição dos painéis também é essencial, permitindo a apresentação do trabalho final. O professor atuará como um facilitador, fornecendo suporte e direcionamento ao longo da atividade.

  • Revistas, jornais e livros infantis.
  • Tesouras e colas.
  • Papel, cartolina ou painel mural.
  • Canetas, lápis e marcadores.
  • Espaço para exposição dos painéis.

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