Esta atividade, denominada 'Aventura de Escritores', tem como objetivo principal o estímulo à criatividade, argumentação e respeito pelas ideias alheias no contexto da escrita. Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, esta atividade permitirá aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolver e reescritar uma história de forma colaborativa e autônoma. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá o início de uma narrativa, sugerindo um desafio de escrita. A tarefa do grupo será trabalhar coletivamente para desenvolver o meio e o final desta história. Seguindo esta fase de criação conjunta, cada aluno será desafiado a reescrever individualmente o conto, adicionando seu próprio final único. Para enriquecer a atividade, conduziremos uma Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas versões coletivas antes dos alunos discutirem suas conclusões individuais. Esta abordagem não só estimula a escrita compartilhada e a autonomia, mas também promove habilidades de argumentação, crítica e respeito às diversidades de interpretação e criatividade.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em expressar suas ideias de forma clara e criativa através da escrita, além de fomentar a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupo. Pretende-se também promover a competência de escuta ativa durante as discussões em grupo, valorizando as diversas perspectivas e contribuindo para um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso. Além disso, a atividade visa aprimorar a capacidade dos estudantes em formular argumentações consistentes e respeitar opiniões divergentes, desenvolvendo assim habilidades fundamentais para o exercício da cidadania e convívio social.
A atividade 'Aventura de Escritores' está alinhada com conteúdos programáticos centrais do 5º ano do Ensino Fundamental. O foco recai sobre a escrita criativa, a argumentação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o respeito pela diversidade de ideias e a colaboração. O conteúdo se estrutura em torno da criação de textos narrativos, desenvolvimento de habilidades de discussão e argumentação, além da reescrita e aprimoramento de textos. Esta seleção de conteúdos busca abranger competências linguísticas e interpessoais fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.
A metodologia proposta para a 'Aventura de Escritores' engaja os estudantes em uma experiência de aprendizado ativo e colaborativo. Inicialmente, o professor irá apresentar o conceito e a estrutura da atividade, estabelecendo um ambiente estimulante para a criatividade. O uso da Roda de Debate como metodologia ativa permite a discussão aberta, respeitosa e construtiva acerca das diversas produções textuais dos alunos. Este formato fomenta a expressão de ideias e argumentos de maneira estruturada, além de promover a escuta ativa. Ao reescreverem individualmente as histórias, os alunos terão o desafio de incorporar sua visão única ao trabalho coletivo inicial, estimulando a autonomia e o pensamento crítico.
A atividade 'Aventura de Escritores' será desenvolvida ao longo de 14 horas, divididas em 16.8 aulas de 50 minutos. O planejamento abrange desde a apresentação da atividade, passando pela fase de criação em grupo, reescrita individual, até as sessões de Roda de Debate para compartilhamento das histórias.
A avaliação da 'Aventura de Escritores' será formativa e contínua, levando em consideração a participação ativa, o comprometimento com as tarefas em grupo, a qualidade da escrita nas histórias reescritas e a habilidade em argumentar e respeitar as opiniões alheias durante a Roda de Debate. Será dada uma atenção especial à capacidade dos alunos de incorporar perspectivas diferentes às suas narrativas e de apresentar suas ideias de maneira clara e respeitosa. Exemplos de critérios de avaliação incluem: coesão e coerência do texto, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, argumentação nas discussões e respeito pelo turno de fala.
Para a execução da atividade 'Aventura de Escritores', serão necessários diversos recursos que facilitem a escrita colaborativa e o debate construtivo. Isso inclui material de papelaria como papel, canetas e marcadores, além de acesso a dispositivos eletrônicos para pesquisa e eventual uso de aplicativos de escrita colaborativa. A sala de aula deve ser organizada de forma a facilitar a interação e o trabalho em grupo, com áreas designadas para as Rodas de Debate. A seleção de recursos visa prover um ambiente rico em oportunidades para expressão criativa e desenvolvimento das habilidades de argumentação e respeito mútuo.
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