Esta atividade, nomeada 'Tesouros Culturais: Uma viagem literária', propõe uma abordagem inovadora de aprendizado no contexto do 6º ano do Ensino Fundamental, centrando-se na exploração da diversidade cultural e literária através de diferentes etnias. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a realizar pesquisas prévias sobre manifestações culturais e literárias de várias etnias, destacando autores e obras que enfatizam questões raciais. Posteriormente, na sala de aula, ocorrerão apresentações em grupos sobre suas descobertas, seguidas por uma Roda de Debate sobre a relevância da representatividade e diversidade na literatura. Esta atividade é projetada para promover uma compreensão profunda da riqueza de diferentes culturas e como elas são retratadas em obras literárias, incentivando o respeito e o interesse por culturas diversas. Além disso, técnicas de Aprendizagem Baseada em Jogos serão incorporadas para enriquecer o processo educativo, envolvendo os alunos de maneira lúdica e interativa.
O principal objetivo desta atividade é ampliar a percepção dos alunos acerca da diversidade cultural e literária, promovendo um entendimento aprofundado sobre a importância da representatividade nas obras literárias, principalmente nas narrativas. Pretende-se, assim, desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão oral, enquanto se estimula a empatia e o respeito pelas diferentes culturas. Além disso, visa-se fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de argumentação dos estudantes, cruciais para a formação integral do indivíduo.
O conteúdo programático para essa atividade foi estrategicamente elaborado para abordar as manifestações culturais e literárias de diferentes etnias, com foco nas questões raciais. Serão explorados diferentes autores, obras e gêneros literários que destacam a diversidade cultural e etnográfica. Além disso, serão incluídas discussões que visam aprofundar o entendimento dos alunos a respeito da importância da representatividade na literatura.
A metodologia desta atividade será conduzida por meio de uma abordagem de Sala de Aula Invertida, encorajando os alunos a investigarem previamente sobre o tema proposto. As apresentações em grupo e as Rodas de Debate serão utilizadas como mecanismos para fomentar a discussão e a troca de ideias entre os estudantes. Adicionalmente, Aprendizagem Baseada em Jogos será implementada para proporcionar uma experiência educativa mais lúdica e interativa.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, somando um total de 2 horas. A primeira aula será dedicada às apresentações dos grupos sobre suas pesquisas. Já a segunda aula focará na Roda de Debate sobre a importância da representatividade e diversidade na literatura, incluindo atividades lúdicas de Aprendizagem Baseada em Jogos.
A avaliação desta atividade será baseada tanto na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos quanto em sua participação nas apresentações e debates. Serão considerados os aspectos críticos demonstrados nas análises das obras, a habilidade de articulação durante as apresentações, o engajamento nas atividades baseadas em jogos, além da capacidade de argumentação e colaboração observada durante os debates. Será valorizado o respeito mútuo e a capacidade de ouvir outras perspectivas, essencial para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso.
Para efetivar esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa prévia, projetor para apresentações em grupo, espaço adequado para a Roda de Debate e materiais diversos para atividades baseadas em jogos, como cartões, marcadores e tabuleiros. Além disso, uma seleção de textos literários e artigos de apoio sobre diversidade cultural e questões raciais será disponibilizada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula