Tesouros Culturais: Uma viagem literária

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Diversidade Cultural e Literária

Esta atividade, nomeada 'Tesouros Culturais: Uma viagem literária', propõe uma abordagem inovadora de aprendizado no contexto do 6º ano do Ensino Fundamental, centrando-se na exploração da diversidade cultural e literária através de diferentes etnias. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a realizar pesquisas prévias sobre manifestações culturais e literárias de várias etnias, destacando autores e obras que enfatizam questões raciais. Posteriormente, na sala de aula, ocorrerão apresentações em grupos sobre suas descobertas, seguidas por uma Roda de Debate sobre a relevância da representatividade e diversidade na literatura. Esta atividade é projetada para promover uma compreensão profunda da riqueza de diferentes culturas e como elas são retratadas em obras literárias, incentivando o respeito e o interesse por culturas diversas. Além disso, técnicas de Aprendizagem Baseada em Jogos serão incorporadas para enriquecer o processo educativo, envolvendo os alunos de maneira lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ampliar a percepção dos alunos acerca da diversidade cultural e literária, promovendo um entendimento aprofundado sobre a importância da representatividade nas obras literárias, principalmente nas narrativas. Pretende-se, assim, desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão oral, enquanto se estimula a empatia e o respeito pelas diferentes culturas. Além disso, visa-se fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de argumentação dos estudantes, cruciais para a formação integral do indivíduo.

  • Explorar a diversidade cultural e literária através de diferentes etnias.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão oral.
  • Promover o respeito e o interesse por culturas distintas.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP27: Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para essa atividade foi estrategicamente elaborado para abordar as manifestações culturais e literárias de diferentes etnias, com foco nas questões raciais. Serão explorados diferentes autores, obras e gêneros literários que destacam a diversidade cultural e etnográfica. Além disso, serão incluídas discussões que visam aprofundar o entendimento dos alunos a respeito da importância da representatividade na literatura.

  • Diversidade cultural e literária.
  • Análise crítica de obras literárias com foco em questões raciais.
  • Apresentação e discussão de autores e narrativas de diferentes etnias.
  • Técnicas de contação de história.

Metodologia

A metodologia desta atividade será conduzida por meio de uma abordagem de Sala de Aula Invertida, encorajando os alunos a investigarem previamente sobre o tema proposto. As apresentações em grupo e as Rodas de Debate serão utilizadas como mecanismos para fomentar a discussão e a troca de ideias entre os estudantes. Adicionalmente, Aprendizagem Baseada em Jogos será implementada para proporcionar uma experiência educativa mais lúdica e interativa.

  • Pesquisa prévia pelos alunos como parte da Sala de Aula Invertida.
  • Apresentações em grupo das pesquisas realizadas.
  • Roda de Debate para discutir as apresentações e temas abordados.
  • Utilização de Aprendizagem Baseada em Jogos para reforçar conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, somando um total de 2 horas. A primeira aula será dedicada às apresentações dos grupos sobre suas pesquisas. Já a segunda aula focará na Roda de Debate sobre a importância da representatividade e diversidade na literatura, incluindo atividades lúdicas de Aprendizagem Baseada em Jogos.

  • Aula 1: Apresentação das pesquisas pelos grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate e atividades de Aprendizagem Baseada em Jogos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos quanto em sua participação nas apresentações e debates. Serão considerados os aspectos críticos demonstrados nas análises das obras, a habilidade de articulação durante as apresentações, o engajamento nas atividades baseadas em jogos, além da capacidade de argumentação e colaboração observada durante os debates. Será valorizado o respeito mútuo e a capacidade de ouvir outras perspectivas, essencial para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso.

Materiais e ferramentas:

Para efetivar esta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa prévia, projetor para apresentações em grupo, espaço adequado para a Roda de Debate e materiais diversos para atividades baseadas em jogos, como cartões, marcadores e tabuleiros. Além disso, uma seleção de textos literários e artigos de apoio sobre diversidade cultural e questões raciais será disponibilizada.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Projetor e equipamento de som para apresentações.
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate.
  • Materiais para atividades baseadas em jogos.
  • Textos literários e artigos sobre diversidade cultural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo