Roda de Conversa Animada

Desenvolvida por: Katian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão Oral e Interpretação

Neste plano de aula, propõe-se a realização de uma Roda de Conversa Animada, onde cada aluno do 2º ano do Ensino Fundamental terá a oportunidade de compartilhar experiências, histórias ou hobbies em um círculo de conversação cuidadosamente estruturado. Fomentando a capacidade expressiva e compreensiva discente, essa atividade não só valoriza a expressão individual mas também a prática de habilidades sociais essenciais, tais como escuta ativa, interpretação de aspectos não verbais da comunicação, e respeito por turnos da fala. Os alunos serão encorajados a relatar sobre um passeio, filme favorito ou hobby, enquanto os ouvintes deverão prestar atenção não apenas no conteúdo mas também nos modos de expressão, como gestos, expressões faciais e nuances de voz. Esta atividade permite uma abordagem integrada que abrange a fluência verbal, compreensão interpessoal e respeito mútuo durante a interação.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principal objetivo desenvolver a competência comunicativa dos alunos por meio da expressão oral e da escuta ativa. Os alunos aprenderão a organizar seus pensamentos para expressar ideias de forma clara, reconhecer a importância dos aspectos não verbais da comunicação, praticar o respeito pelos turnos de fala e apropriar-se de formas de tratamento apropriadas nas interações. Através desta atividade, pretende-se também promover a empatia, o entendimento mútuo e aumentar a coesão do grupo, habilitando os alunos a se expressarem e participarem ativamente em contextos comunicativos diversificados.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral entre os estudantes.
  • Praticar a escuta ativa e o respeito pelos turnos de fala.
  • Reconhecer e interpretar aspectos não verbais da comunicação.
  • Fomentar o uso de formas de tratamento apropriadas em diferentes contextos.
  • Promover a expressão pessoal, a empatia e a coesão grupal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
  • EF15LP12: Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Conteúdo Programático

A atividade incorpora métodos de aprendizagem que engajam os estudantes no desenvolvimento de competências comunicativas, focalizando na expressão oral, compreensão auditiva e interpretação de elementos não verbais. Esse conteúdo programático é estruturado para promover a capacidade dos alunos de se expressarem com confiança, entender e respeitar as nuances da comunicação humana e participar de diálogos construtivos.

  • Técnicas de expressão oral e narrativa.
  • Escuta ativa e respeito pelos turnos de conversa.
  • Interpretação de linguagem corporal e outros sinais não verbais.
  • Normas sociais de comunicação e formas de tratamento.
  • Dinâmica de grupo e construção de empatia.

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa que incentiva a participação de cada aluno através de relatos orais dentro da roda de conversa. A metodologia está centrada na aprendizagem experiencial e na interação social, permitindo que os estudantes sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. Ao preparar e compartilhar suas histórias, os alunos exercitam a organização do pensamento e a expressão oral clara, enquanto a escuta ativa e a observação dos colegas enriquecem a compreensão e a interpretação comunicativa.

  • Preparação individual para o relato.
  • Compartilhamento em roda de conversa.
  • Observação e discussão de aspectos não verbais.
  • Interatividade e feedback entre os participantes.
  • Reflexão grupal sobre as experiências compartilhadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, distribuídas em dois encontros diferentes. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a preparação dos seus relatos. No segundo encontro, será realizada a roda de conversa onde os alunos apresentarão seus relatos e participarão ativamente na escuta e discussão dos temas apresentados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e preparação dos relatos.
  • Aula 2: Realização da roda de conversa.

Avaliação

A avaliação deste plano de aula será formativa e contínua, observando a participação, o esforço e o progresso de cada aluno ao longo das atividades. Será dada especial atenção à habilidade de expressar ideias claramente, à capacidade de escuta e à interação respeitosa com os colegas. Feedbacks construtivos serão oferecidos visando a melhoria continua. Exemplos de desempenho esperado incluem: capacidade de contar uma história de maneira coerente, uso efetivo de linguagem corporal para complementar a fala, e demonstração de escuta ativa perguntando ou comentando sobre o relato de um colega.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um espaço físico adequado para a formação de uma roda de conversa que comporta toda a turma, garantindo que todos possam ver e ouvir uns aos outros claramente. Além disso, materiais de apoio como crachás de identificação para facilitar a memorização dos nomes dos alunos, papel e lápis para anotações prévias e avaliativas dos relatos, e um sino ou outro objeto para sinalizar a passagem de turnos podem ser úteis.

  • Espaço adequado para a roda de conversa.
  • Crachás de identificação.
  • Papel e lápis.
  • Sino ou objeto similar para sinalização de turnos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo