Neste plano de aula, propõe-se a realização de uma Roda de Conversa Animada, onde cada aluno do 2º ano do Ensino Fundamental terá a oportunidade de compartilhar experiências, histórias ou hobbies em um círculo de conversação cuidadosamente estruturado. Fomentando a capacidade expressiva e compreensiva discente, essa atividade não só valoriza a expressão individual mas também a prática de habilidades sociais essenciais, tais como escuta ativa, interpretação de aspectos não verbais da comunicação, e respeito por turnos da fala. Os alunos serão encorajados a relatar sobre um passeio, filme favorito ou hobby, enquanto os ouvintes deverão prestar atenção não apenas no conteúdo mas também nos modos de expressão, como gestos, expressões faciais e nuances de voz. Esta atividade permite uma abordagem integrada que abrange a fluência verbal, compreensão interpessoal e respeito mútuo durante a interação.
Este plano de aula tem como principal objetivo desenvolver a competência comunicativa dos alunos por meio da expressão oral e da escuta ativa. Os alunos aprenderão a organizar seus pensamentos para expressar ideias de forma clara, reconhecer a importância dos aspectos não verbais da comunicação, praticar o respeito pelos turnos de fala e apropriar-se de formas de tratamento apropriadas nas interações. Através desta atividade, pretende-se também promover a empatia, o entendimento mútuo e aumentar a coesão do grupo, habilitando os alunos a se expressarem e participarem ativamente em contextos comunicativos diversificados.
A atividade incorpora métodos de aprendizagem que engajam os estudantes no desenvolvimento de competências comunicativas, focalizando na expressão oral, compreensão auditiva e interpretação de elementos não verbais. Esse conteúdo programático é estruturado para promover a capacidade dos alunos de se expressarem com confiança, entender e respeitar as nuances da comunicação humana e participar de diálogos construtivos.
Utilizaremos uma metodologia ativa que incentiva a participação de cada aluno através de relatos orais dentro da roda de conversa. A metodologia está centrada na aprendizagem experiencial e na interação social, permitindo que os estudantes sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. Ao preparar e compartilhar suas histórias, os alunos exercitam a organização do pensamento e a expressão oral clara, enquanto a escuta ativa e a observação dos colegas enriquecem a compreensão e a interpretação comunicativa.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, distribuídas em dois encontros diferentes. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a preparação dos seus relatos. No segundo encontro, será realizada a roda de conversa onde os alunos apresentarão seus relatos e participarão ativamente na escuta e discussão dos temas apresentados.
A avaliação deste plano de aula será formativa e contínua, observando a participação, o esforço e o progresso de cada aluno ao longo das atividades. Será dada especial atenção à habilidade de expressar ideias claramente, à capacidade de escuta e à interação respeitosa com os colegas. Feedbacks construtivos serão oferecidos visando a melhoria continua. Exemplos de desempenho esperado incluem: capacidade de contar uma história de maneira coerente, uso efetivo de linguagem corporal para complementar a fala, e demonstração de escuta ativa perguntando ou comentando sobre o relato de um colega.
Para a realização desta atividade, será necessário um espaço físico adequado para a formação de uma roda de conversa que comporta toda a turma, garantindo que todos possam ver e ouvir uns aos outros claramente. Além disso, materiais de apoio como crachás de identificação para facilitar a memorização dos nomes dos alunos, papel e lápis para anotações prévias e avaliativas dos relatos, e um sino ou outro objeto para sinalizar a passagem de turnos podem ser úteis.
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