Caça às Palavras Acentuadas

Desenvolvida por: Camill… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Acentuação Gráfica

A atividade 'Caça às Palavras Acentuadas' é uma proposta lúdica e interativa que visa proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade de revisar e consolidar o conhecimento sobre a acentuação gráfica das palavras de forma divertida. Divididos em equipes, os alunos participarão de um 'safari das palavras' dentro da sala de aula, onde deverão encontrar cartões com palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas escondidos em diversos pontos. A missão de cada equipe será encontrar o máximo de palavras, classificá-las corretamente segundo a sua acentuação e, em seguida, criar frases utilizando-as de maneira correta. Esta metodologia ativa, conhecida como Aprendizagem Baseada em Jogos, favorece o engajamento, o trabalho em equipe e o desenvolvimento cognitivo, ao mesmo tempo em que os alunos praticam e internalizam regras de acentuação gráfica. Essa atividade propõe não apenas o aprendizado de conceitos relacionados à língua portuguesa, mas também o desenvolvimento de habilidades como comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aplicada das regras de acentuação gráfica em palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e classificar corretamente as palavras segundo a sua acentuação, bem como empregá-las corretamente em frases. Espera-se também que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento analítico, enquanto se engajam ativamente no processo de aprendizagem através de um método lúdico e interativo.

  • Identificar e classificar palavras quanto à sua acentuação gráfica (oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas).
  • Aplicar corretamente as regras de acentuação gráfica ao escrever frases.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Fomentar o engajamento dos alunos através de uma metodologia ativa de aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF05LP03: Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá as regras de acentuação gráfica para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, incluindo exemplos práticos e a aplicação dessas regras na construção de frases. Através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão encorajados a explorar, praticar e internalizar estes conceitos de forma dinâmica e significativa.

  • Revisão das regras de acentuação gráfica.
  • Classificação de palavras quanto à sua acentuação: oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas.
  • Criação de frases empregando palavras acentuadas corretamente.

Metodologia

Para realizar a 'Caça às Palavras Acentuadas', serão utilizadas estratégias da Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em equipes e, por meio de um ambiente preparado com cartões contendo palavras de distintas acentuações, engajar-se-ão em uma busca ativa. Esta abordagem promove a colaboração, o raciocínio e a aplicação direta dos conhecimentos por parte dos alunos, facilitando a assimilação dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes.

  • Divisão da classe em pequenas equipes.
  • Explicação das regras e objetivos do jogo.
  • Distribuição dos cartões com palavras pela sala.
  • Caça aos cartões e classificação das palavras encontradas.
  • Criação de frases com as palavras selecionadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de seis aulas de 50 minutos, permitindo aos alunos tempo suficiente para a exploração, discussão e consolidação dos conceitos envolvidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação da atividade.
  • Aula 2-3: Realização da 'Caça às Palavras Acentuadas'.
  • Aula 4: Discussão sobre as palavras encontradas e suas classificações.
  • Aula 5: Criação de frases com as palavras selecionadas.
  • Aula 6: Apresentação dos trabalhos e feedback.

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira contínua e formativa, observando-se a participação ativa, a colaboração entre os membros da equipe e a capacidade de aplicar corretamente as regras de acentuação na criação das frases. Será valorizado o processo de aprendizagem tanto quanto o produto final. A criatividade, o uso adequado da língua e a coesão das frases serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários cartões de papel ou cartolina com palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas escritas, envelopes ou potes para esconder ou organizar os cartões pela sala, além de quadro branco e marcadores para anotações e explicações complementares.

  • Cartões com palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Envelopes ou potes para organizar os cartões.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Papel e lápis para os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo