Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participarão de um jogo de RPG (Role-Playing Game) dinâmico e educativo, onde cada estudante assumirá um papel com objetivos específicos de comunicação, explorando as diferentes funções da linguagem. Serão atribuídos personagens como poetas, jornalistas, políticos em campanha, entre outros, onde cada um terá a missão de usar a função da linguagem vinculada ao seu personagem para superar desafios propostos. Através desta atividade, os alunos deverão empregar habilidades de persuasão, informação e entretenimento, promovendo não apenas a compreensão teórica, mas também a aplicabilidade das funções da linguagem em situações cotidianas. Este RPG didático permitirá aos estudantes articular teoria e prática, desenvolver a expressão oral e escrita, além de fomentar o trabalho em equipe e a criatividade, em uma aprendizagem significativa e engajadora.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre as funções da linguagem e sua aplicabilidade no cotidiano, por meio de uma metodologia ativa e lúdica. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes estejam aptos a identificar, diferenciar e empregar as diversas funções da linguagem, reconhecendo a importância de cada uma nas diferentes formas de comunicação. Além disso, visa-se desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e capacidade de argumentação, estimulando a expressão oral e escrita eficaz.
A atividade abordará aspectos teóricos e práticos das funções da linguagem, incorporando elementos de RPG para promover uma aprendizagem ativa e significativa. Os alunos explorarão conceitos chave como função referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética, aplicando-os em missões e desafios que estimulam o pensamento crítico e a criatividade. Este conteúdo permitirá aos estudantes uma melhor compreensão das diversas maneiras pelas quais comunicamos nossas ideias, sentimentos e informações no dia a dia.
Utilizaremos a metodologia ativa através do RPG, engajando os alunos em um processo de aprendizagem onde são protagonistas. Cada aluno assumirá um personagem com uma função da linguagem especificada, enfrentando desafios que exigem a aplicação prática dessas funções. A atividade será dividida em etapas, incluindo introdução teórica, formação de equipes, desenvolvimento do jogo, e reflexão final, possibilitando a articulação entre teoria e prática de maneira dinâmica e participativa.
A atividade será desenvolvida ao longo de 3 aulas de 50 minutos, totalizando 150 minutos de imersão. A primeira aula será dedicada à introdução teórica e formação das equipes. A segunda e terceira aulas focarão no desenvolvimento do RPG, com aplicação prática das funções da linguagem e, por fim, a quarta aula será reservada para debates e reflexões sobre a atividade.
A avaliação será processual e formativa, considerando a participação individual e em equipe, a criatividade nas soluções dos desafios, a capacidade de argumentação e a aplicação prática das funções da linguagem. Serão avaliados também os momentos de reflexão e debate, onde os alunos compartilharão suas experiências e aprendizados. Este método busca não apenas medir o conhecimento adquirido, mas também estimular a autoavaliação e o pensamento crítico.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos como quadro branco para anotações e esquemas, fichas de personagem para o RPG, textos e exemplos de diferentes funções da linguagem para análise, além de acesso à internet para pesquisa de informações adicionais. Estes materiais apoiarão o desenvolvimento da atividade, proporcionando um ambiente rico em recursos para uma aprendizagem ativa.
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