Caça aos Pares de Meias

Desenvolvida por: Dalva … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Contagem e Comparação

A atividade 'Caça aos Pares de Meias' foi elaborada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desafiar os estudantes a explorar formas lúdicas e interativas de contar e comparar quantidades através do agrupamento de pares. Durante essa prática, serão espalhadas caixas pelo espaço da sala de aula, contendo diversas meias desemparelhadas. A missão dos alunos é encontrar os pares correspondentes para cada meia, agrupá-los por dois e contar quantos pares foram formados ao final da atividade. Esse exercício não só melhora suas habilidades de contagem, mas também introduz conceitos iniciais de agrupamento e comparação de quantidades, de maneira divertida e motivadora. O trabalho em parecerias ou pequenos grupos será incentivado para estimular a colaboração e o pensamento coletivo. Ao término, os alunos terão a oportunidade de comparar os resultados obtidos com os dos colegas, discutindo quem tem mais ou menos pares, promovendo um ambiente de aprendizagem rico em diálogo e reflexão sobre os processos de contagem e comparação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental às noções fundamentais de contagem e comparação, por meio de uma metodologia ativa que facilita a aprendizagem através do envolvimento direto com a tarefa. Os alunos desenvolverão a habilidade de contar de forma exata ou aproximada, aplicando estratégias práticas como o pareamento. Ao mesmo tempo, aprenderão a estimar e comparar a quantidade de objetos em diferentes conjuntos, usando a comparação direta para determinar qual tem mais, menos ou a mesma quantidade. Este exercício reforça o raciocínio lógico-matemático de maneira lúdica, promove a interação social e estimula o pensamento crítico sobre conceitos matemáticos no contexto do dia a dia.

  • Introduzir a contagem exata e aproximada utilizando estratégias de agrupamento
  • Desenvolver habilidades de comparação por estimativa e correspondência (um a um, dois a dois)
  • Estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe
  • Facilitar a compreensão e aplicação de conceitos matemáticos básicos no cotidiano

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar \tem mais\
  • tem menos\" ou \"tem a mesma quantidade\.

Conteúdo Programático

A atividade Caça aos Pares de Meias se alinha com os conteúdos programáticos do 1º ano do Ensino Fundamental, explorando estratégias essenciais da Matemática, como contagem, agrupamento e comparação. Este exercício prático integra a teoria à prática, possibilitando que os alunos apliquem os conceitos matemáticos em situações reais e tangíveis dentro do ambiente escolar.

  • Contagem e agrupamento de pares
  • Comparação de quantidades
  • Estimativa e correspondência
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, Sala de Aula Invertida e Atividade Mão-na-massa, esta atividade incentiva os alunos a serem os protagonistas de seu aprendizado. Eles serão desafiados a explorar o ambiente da sala, aplicando conhecimentos prévios de forma ativa e colaborativa. O aspecto lúdico da caça aos pares serve como catalisador para o engajamento e interesse dos alunos pelos conceitos matemáticos envolvidos no processo.

  • Utilização de estratégias de aprendizagem ativa
  • Promoção de um ambiente de aprendizagem lúdico e colaborativo
  • Estímulo à autonomia dos alunos no processo de aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, compreendendo a introdução do conceito, a distribuição das tarefas, a execução da caça aos pares e a discussão dos resultados obtidos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da busca pelos pares
  • Aula 2: Continuação da atividade e discussão sobre os resultados obtidos

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, sua capacidade de colaborar com os colegas, o número correto de pares formados e a precisão nas comparações feitas entre as quantidades. Além disso, a habilidade de refletir sobre o processo de contagem e a aplicação dos conhecimentos matemáticos será considerada. Serão incentivadas a autoavaliação e a avaliação por pares para promover a reflexão sobre o aprendizado individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça aos Pares de Meias, serão necessários meias de diversas cores e estampas (não pares), caixas ou recipientes para espalhar as meias pela sala, e cartões ou folhas de papel para registro dos pares encontrados e quantidades comparadas.

  • Meias de diversas cores e estampas
  • Caixas ou recipientes para organizar as meias
  • Cartões ou folhas de papel para registros

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo